Colocado por: mandume.
Colocado por: jorgealves
essa forma de construção é um sistema patentaedo chamado Feria e somente pode ser usado em extracção de cozinhas, não pode ser aplicado em chaminés de aparelhos\dispositivos de queima, porque não consegue controlar os refluxos e como já dito pelo Luis KW, se o fumo chateia o COMATA
Colocado por: Luis K. W.Esse sistema Feria (de blocos de cimento, que permitia ligar várias lareiras sobrepostas à mesma conduta), foi testado e homologado (NÃO SEI COMO...!) pelo LNEC
Colocado por: Jorge Rochaborboleta na zona imediata à saída de fumo entre a lareira e a chaminé
não pode colocar valvulas anti retorno (borboletas) em chaminés não ventiladas (chaminé de lareira).
Colocado por: Jorge RochaNão ventiladas como?
a chaminé deste caso, e as de quase todas as lareiras.
Colocado por: Jorge RochaAs que eu conheço podem ser quase todas ventiladas
Colocado por: Jorge Rochacom as grelhas que podem abrir e fechar
Colocado por: Jorge Rocharefiro-me a tampas que se podem fechar na entrada de saída de fumo no local imediato da lareira estas chamo-as de borboletas,e quanto ao poderem ventilar refiro-me às grelhas que se podem fechar ou abrir para entrar mais ar para acender ou queimar mais rápido
Colocado por: Jorge RochaE?
grelhas que se podem fechar ou abrir para entrar mais ar para acender ou queimar mais rápido
tampas que se podem fechar na entrada de saída de fumo no local imediato da lareira
Colocado por: Luis K. W.As lareiras antigas (sem extracção mecânica, sem recuperador de calor) TINHAM registo (/borboleta)