Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A teórica está mais ou menos mas na pratica tá mal a colocação da tela para afastar a agua a meu ver não é e nem nunca é bem feita ,pelo menos por aquilo que assisto as vezes .
    A cura do betão é sempre superior a 1 mês por vezes e no caso de ser um piso só entre 3 e 4 meses a moradia tá pronta e o betão lol não tá nem de perto curado , se ao menos fosse de verão ... a conjuntura entre a brita e o betão requer muito mais agua para se fazer uma boa liga e abatimento do próprio ou então se fica com vacos e não se tem uma boa base ... portanto é muita agua junta ... já para não falar que a parte posterior do betão cura mais facilmente e rapidamente dificultando a saída da totalidade da agua , agua esta que passa para a brita e acumula-se entra a tela e a mesma , resultado da analise dentro de um ano chão de tijolo de junta toda lixada esbranquiçada e excesso de agua ....
    pelo que dá para ver na segunda foto a fundação já tem tem tela liquida ou asfaltex ou coisa parecida e ainda tem a tal tela impermeabilizante por lá a vista ... gostaria de saber se aquilo vai ficar por ali ???? depois tem o passeio , outra asneira que vai ser elaborada por ali pois pela tinta asfaltica está-se mesmo a ver que vai encostar e não tem caixa de ar , moral da historia uma simples lavagem do passeio é aguinha fresca pó betão ...mas dizem - mas tem a tela e eu respondo é uma questão de tempo para esta mesma servir de canal de passagem lol
  2.  # 22

    Colocado por: rafaelisidoroA teórica está mais ou menos mas na pratica tá mal a colocação da tela para afastar a agua a meu ver não é e nem nunca é bem feita ,pelo menos por aquilo que assisto as vezes .
    A cura do betão é sempre superior a 1 mês por vezes e no caso de ser um piso só entre 3 e 4 meses a moradia tá pronta e o betão lol não tá nem de perto curado , se ao menos fosse de verão ... a conjuntura entre a brita e o betão requer muito mais agua para se fazer uma boa liga e abatimento do próprio ou então se fica com vacos e não se tem uma boa base ... portanto é muita agua junta ... já para não falar que a parte posterior do betão cura mais facilmente e rapidamente dificultando a saída da totalidade da agua , agua esta que passa para a brita e acumula-se entra a tela e a mesma , resultado da analise dentro de um ano chão de tijolo de junta toda lixada esbranquiçada e excesso de agua ....
    pelo que dá para ver na segunda foto a fundação já tem tem tela liquida ou asfaltex ou coisa parecida e ainda tem a tal tela impermeabilizante por lá a vista ... gostaria de saber se aquilo vai ficar por ali ???? depois tem o passeio , outra asneira que vai ser elaborada por ali pois pela tinta asfaltica está-se mesmo a ver que vai encostar e não tem caixa de ar , moral da historia uma simples lavagem do passeio é aguinha fresca pó betão ...mas dizem - mas tem a tela e eu respondo é uma questão de tempo para esta mesma servir de canal de passagem lol


    e qual a sua solução?
  3.  # 23

    Colocado por: DOGMA
    mas eu numa casa minha não queria!!

    Vá lá , va lá.... Tanto me deram na cabeca pelo facto de tb nao querer , pelo menos levo a satisfacao de ter o nosso Dogma a pensar o mesmo....
  4.  # 24

    Mas só consegue anular essa condensação com uma boa ventilação cruzada. O choque termico nem é muito pois aquilo é uma zona que mantem quase sempre a mesma temperatura quer de inverno quer de verão agora a humidade essa sim é muita.
  5.  # 25

    tambem nunca percebi muito bem a obsessão por lajes elevadas ou a dita caixa sanitária, a não ser em terrenos muito alagadiços, ou melhor falando, com o nivel friatico muito elevado. nada como o terreno natural para um bom isolamento termico, tem é de se impermeabilizar e fazer um bom enrocamento.
  6.  # 26

    Colocado por: DOGMA
    mas eu numa casa minha não queria!!


    Para que não fique duvidas...é uma vantagem no controlo da humidade ascensional...eu também não queria tal coisa...defendo o sistema usado em cima (fotos) e a água da cura do betão tem duas soluções (não pensei em mais)
    1ª - Logo a partida existe uma face da fundação que não leva impermeabilizante, é esta a face inferior que esta em contacto com a brita do "foço" de drenagem. Esta mesma face é aplicada após uma camada de betão de limpeza (betão pobre) cuja porosidade é superior ao betão da fundação. O mesmo betão tem sempre tendência a que os agregados assentem levando a que a base fique mais porosa. Resumindo, existe um gradiente de porosidade em direcção à base, será esta a direcção das águas residuais da cura do betão (se não estou a pensar de forma errada). Assim a água da cura vai parar ao mesmo sitio da água pluvial - problema resolvido
    2ª - Utilizar um plastificante para o betão da fundação, diminuindo substancialmente as doses de água.

    rafaelisidoro,
    não querendo negar o que tem vindo a visualizar, será que o problema não será a má aplicação ou execução deste tipo de drenagem, representado na foto?
  7.  # 27

    A soluçao para mim é ter na ideia que tudo o que entra sai lol eu penso que há muito material que poderia ser adaptado á construção de uma moradia e preferia ver as coisas encaixadas envez de feitas por completo , isso na obra tradicional claro . existe montes de ideias que podem funcionar ...sabe-se que o vidro e o plástico duro duram centenas de anos podem ser enterrados podem ser cobertos com betão e sabe-se que não deixem passar humidade ... é só colocar a cabeça a funcionar ... insistimos tanto tanto em fundações completas tendo estas que exercer muita força quando se fosse repartidas teria muito mais maneabilidade e menos fissurações nas moradias enfim ...
    Eu tenho visto muitas obras em que não conseguimos perceber para que servem muitas coisas e não se vê ninguém responsável nem ninguém a pagar nada quando corre tudo mal , todos os dias passo por uma casa nova tem menos de um ano e para meu regalo mando sempre uma gargalhada imaginem só ... tipo de uma calha enorme tipo 40cm de altura mais uns 35 cumprimento e com a largura da casa deve ser para aproveitamento das águas mesmo em baixo das telhas mas incorporada na própria parede da casa lol moral da historia tem aquela fachada alem de horrível toda despachada a nível de humidade e só penso na fortuna que aquilo custou e no horror que ficou uma casa completamente estragada e ninguém paga por aquilo .
    Por vezes faz-se grandes asneiras em por isso ou aquilo quando com menos dinheiro ou com o mesmo temos soluções melhores
    • Nss
    • 30 novembro 2011

     # 28

    Colocado por: kugu_elu

    Para que não fique duvidas...é uma vantagem no controlo da humidade ascensional...eu também não queria tal coisa...defendo o sistema usado em cima (fotos) e a água da cura do betão tem duas soluções (não pensei em mais)
    1ª - Logo a partida existe uma face da fundação que não leva impermeabilizante, é esta a face inferior que esta em contacto com a brita do "foço" de drenagem. Esta mesma face é aplicada após uma camada de betão de limpeza (betão pobre) cuja porosidade é superior ao betão da fundação. O mesmo betão tem sempre tendência a que os agregados assentem levando a que a base fique mais porosa. Resumindo, existe um gradiente de porosidade em direcção à base, será esta a direcção das águas residuais da cura do betão (se não estou a pensar de forma errada). Assim a água da cura vai parar ao mesmo sitio da água pluvial - problema resolvido
    2ª - Utilizar um plastificante para o betão da fundação, diminuindo substancialmente as doses de água.

    rafaelisidoro,
    não querendo negar o que tem vindo a visualizar, será que o problema não será a má aplicação ou execução deste tipo de drenagem, representado na foto?


    E na sua opinião o que está mal na drenagem representada na foto?
  8.  # 29

    Nss,
    Percebeu mal o meu cometário. O que quis dizer foi que talvez os problemas a que o rafaelisidoro tem vindo a presenciar estejam na má execução da drenagem e não na humidade devido à cura do betão.
    quando disse "representado na foto" estava a referir-me à parte me que digo "...deste tipo de drenagem", usando a sua imagem para exemplificar o tipo de drenagem que referia sem querer inclui-la na má aplicação.

    Não penso sequer que esteja mal, apenas acredito que poderia ter sido feita de outra forma mais eficaz mas tambem mais cara.
    por exemplo:
    Em vez de drenar apenas a zona das fundações seria melhor drenar toda a área revestindo-a de brita (após geotextil) com uma pendente significativa e em todo o perímetro fazer um fosso de recolha destas águas, com uma cota mais enterrada.
    Mas cada situação deve ser feita conforme as caracteristicas do local..e provavelmente para a sua obra a sua solução é a ideal.
  9.  # 30

    Uma ideia. (solução a ser complementada com um poço)
      Isolamento cave.JPG
    • Nss
    • 2 dezembro 2011

     # 31

    Colocado por: kugu_eluNss,
    Percebeu mal o meu cometário. O que quis dizer foi que talvez os problemas a que o rafaelisidoro tem vindo a presenciar estejam na má execução da drenagem e não na humidade devido à cura do betão.
    quando disse "representado na foto" estava a referir-me à parte me que digo "...deste tipo de drenagem", usando a sua imagem para exemplificar o tipo de drenagem que referia sem querer inclui-la na má aplicação.

    Não penso sequer que esteja mal, apenas acredito que poderia ter sido feita de outra forma mais eficaz mas tambem mais cara.
    por exemplo:
    Em vez de drenar apenas a zona das fundações seria melhor drenar toda a área revestindo-a de brita (após geotextil) com uma pendente significativa e em todo o perímetro fazer um fosso de recolha destas águas, com uma cota mais enterrada.
    Mas cada situação deve ser feita conforme as caracteristicas do local..e provavelmente para a sua obra a sua solução é a ideal.


    Estava-se a referir a algo deste género?
      Imagem 088 brita 1.jpg
  10.  # 32

    Sim, supondo que a brita continua para alem da base da fundação. Apenas não existe ai o fosso em todo o perímetro para facilitar a recolha das águas e as levar á rede de águas pluviais. Acrescento ainda que o ideal é dispor na base desta superfície um sistema de drenos em espinha para facilitar a recolha das águas.
    De lembrar que a área impermeável será no final igual á área ode existe esta superfície de agregado, não bastando por tal medir pelo perímetro exterior das paredes exteriores da casa.
    • Nss
    • 2 dezembro 2011

     # 33

    Agora já não dá para alterar mais nada, e mesmo assim fiz muito mais do que vinha no projecto (para melhor).
  11.  # 34

    O único problema é que me parece que não há ligação entre o "poços" do meio e a "vala" que circula por fora.
    mas tendo o nível freático abaixo da cota de assentamento não terá problemas.
    E devo desde logo congrato-á-lo pelo rigor que exigiu na drenagem das fundações.
    Agora é requerer o mesmo rigor na cobertura e nos vãos e elementos de ligação/mudança de direcção e ficará bem protegido contra humidades.
    Se o sistema de drenagem estiver correctamente ligado à drenagem publica de águas pluviais então terá ainda salvaguardado a formação de poças no seu logradouro.

    Para os remates fique atento à figura #32. Deve a coluna drenante vir até à superfície e fincar sempre junto da estrutura de contenção da casa que deve levar a tela impermeabilizante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nss
    • Nss
    • 2 dezembro 2011

     # 35

    A cobertura ficou assim.....
      Imagem 619.jpg
  12.  # 36

    Pois,
    O que interessa principalmente é como as incontinuidades foram resolvidas. Por exemplo, como foram isoladas essas aparafusagens. Tem meia cana a recolher as águas só nos dois lados mais compridos? como fez o remate com os lados mais curtos?
    Como é feito o remate com as caleiras (meia cana) ? Está previsto o desentupimento? ou tem dispositivos para o evitar?
    Ponho-lhe aqui uma imagem com um problema com que me deparei num edifício em que o sistema de drenagem tinha um caudal inferior ao projectado devido ao acumular de sujidade, o que levava ao armazenamento da água conforme está indicado.
    (é um corte num plano vertical ao longo da perpendicular à caleira.
      Esquema.jpg
    • Nss
    • 2 dezembro 2011

     # 37

    Tenho só uma água, o telhado têm 13m de comprimento por 9m de largura, a caleira têm 13m de comprimento, 30cm de largura, 20cm de altura,
    ficou com 3 descargas de água de 10cm de diâmetro.
      Imagem 625 cobertura.jpg
  13.  # 38

    A sua casa parece ficar num alto, e as árvores ao redor parecem de folha persistente, logo não deverá ter problemas de acumulação de folhas nas entradas dos tubos de queda.
    Quanto às dimensões, as mesmas devem de estar correctas para um funcionamento em que não se preveja a obstrução da água.
  14.  # 39

    Colocado por: kugu_eluA sua casa parece ficar num alto, e as árvores ao redor parecem de folha persistente, logo não deverá ter problemas de acumulação de folhas nas entradas dos tubos de queda.
    Quanto às dimensões, as mesmas devem de estar correctas para um funcionamento em que não se preveja a obstrução da água.

    Um tubo ladrão, tambem ajuda a prever qualquer eventualidade...
  15.  # 40

    A prever ou a atrasar?
 
0.0252 seg. NEW