Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite

    Começo por referir que ao contrario do que muitos julgam, o formato DWF É EDITAVEL e por muitos softwares legais, logo coloca-sa a questão dos direitos de autor e a facilidade de cópia de um projectos na integra.

    Não vou especificar a Camara municipal em causa, mas posso dizer que se antes apareciam fotocopias de projectos por todo o lado, agora é só pegar numa pen e lá vai tudo............

    Posso garantir que esta preocupação é justificada, pois ainda à dias o proprietário de um projecto foi contactado por "alguem" funcionário da respectiva camara municipal (off service) a cerca de questões do seu projecto.

    A minha preocupação vêm do facto que muitos dos técnicos municipais possuem gabinetes particulares e uma disponibilidade inesgotável de projectos à mão de semear e com a falta de tempo ou pura má conduta podem usar projectos de outros técnicos com poucas ou nenhumas alterações. Aqui coloca~se a questão dos direitos de autor, pois se um projecto for "ligeiramente" modificado, é dificil fazer valer os nossos direitos.



    Isto não define a postura da maioria dos técnicos, mas existem sempre algumas maçâs podres que se podem aproveitar livremente do trabalho de todos nós.

    Já falei informalmente com a ordem dos arquitectos e embora fossem solidários com o problema não tinham à data uma posição oficial.

    desde já agradeço os vossos comentários
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

    Não vejo qual é o problema. Eu tenho "carradas" de projectos em autocad, que solicito e necessito para orçamentar as obras. Utilizar apenas desenhos em papel é andar para trás, voltar ao século passado.
  3.  # 3

    Existe de tudo, de facto há a exigência de algumas Câmaras pelos dwfs de todas as especialidades...

    O caso mais "avançado tecnologicamente" que conheço é o da Câmara de Oeiras, onde não há entregas em papel, e os dwf(x) têm que ir assinados digitalmente, semelhante ao que se fazia com o Parque Escolar, etc.

    http://www.cm-oeiras.pt/cmunicipio/ServicosOnline/Paginas/DesmaterializacaodeProcessos.aspx

    Não vejo que esta nova era seja mais "copiável" que a anterior.
  4.  # 4

    caro picareta, no seu caso (se para orçamentar) é da vontade do autor fornecer os elementos (e que podem ser apenas os necessários para medições), a questão aqui è a "disponibilidade de um projecto completo (peças gráficas em dwf e escritas em pdf) a um mundo de funcionários de uma Camara Municipal sem o meu consentimento ou conhecimento e com fins que igualmente desconheço.

    Caro rrufino, antes davam nas vistas se iam para uma fotocopiadora à frente dos colegas, agora podem faze-lo no seu terminal e nem tem trabalho em desenhar (antes pelo menos tinham que passar a limpo)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Colocado por: thanatuscaro picareta, no seu caso (se para orçamentar) é da vontade do autor fornecer os elementos (e que podem ser apenas os necessários para medições), a questão aqui è a "disponibilidade de um projecto completo (peças gráficas em dwf e escritas em pdf) a um mundo de funcionários de uma Camara Municipal sem o meu consentimento ou conhecimento e com fins que igualmente desconheço.

    Eu acho que por regra os portugas tem medo que façam cópias dos seus trabalhos, eu não vejo qual poderá ser o seu prejuízo se algum técnico de uma câmara, utilizar um projecto seu, ele pode ganhar ganhar, mas você não perde. Há uns anos decidi fazer um manual de utilização para os apartamentos que construía para vender, fiz pesquisas na net e em portugal não encontrei nada, mas sabia que algumas empresas já os faziam, mas no Brasil a maior parte das empresas tinham-nos disponíveis nos seus sites, não eram obrigadas a fazê-lo, mas disponibilizavam-nos na net. Eu acho que só ganham com isso.

    Editado: Só agora me lembrei que não disponibilizei o manual de utilização que fiz, mas amanhã vou coloca-lo no site da minha empresa.
  6.  # 6

    não perco?

    Acho que perdemos todos (aqueles que são criadores dos seus projectos e elementos) pois se alguem sem trabalhar (criar) usar o projecto de outrem, vai poder fazer um preço com o qual não se pode competir.

    Nem é uma questão de cópia, pois o nosso trabalho está visivel a todos e eu próprio o divulgo na minha página e em revistas da especialidade, mas eu e o cliente é que decidimos o que disponibilizar, outra coisa é o uso de dos elementos sem o consentimento de ninguem.

    Outra questão coloca-se na exclusividade que o meu cliente paga pelo seu projecto, ele tambem não gosta de ver a sua obra usada por outrem sem o seu consentimento e garanto-vos que em alguns projectos que rodam aqui pelo distrito as copias são gritantes (e vindos de "gabinetes" já conhecidos de funcionários municipais, "elaborados" em horário pós laboral).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: thanatusnão perco?

    Não. Cópias sempre se fizeram, só que agora é mais fácil, e não vale a pena lutar contra isso, os que copiam serão sempre os perdedores, inove.
  8.  # 8

    Wiki

    Julgo não ser directa a conversão de dwf em dwg ou outro formato editável.

    Existe muita informação que se perde.
  9.  # 9

    esse é o problema, existem programas legais que o permitem fazer, pois a informação no dwf é vectorial.

    se fosse permitido entregar em formato pdf, jpg ou outro (raster) sempre dificultava o uso pelos mal intencionados e a camara ficava à mesma com o arquivo digital do projecto.

    antes de colocar aqui este topico encontrei no forum alguns que pediam exactamente esta situação
    https://forumdacasa.com/discussion/7139/programa-para-reverter-dwf-para-dwg/
    https://forumdacasa.com/discussion/10239/abrir-ficheiros-dwg-em-pdf/
    https://forumdacasa.com/discussion/9173/cd-com-projecto-de-licenciamento-converter-autocad-dwf-para-dwg/

    e outro em que se colocava em causa a entrega ao proprio cliente (pagador) de uma base digital do seu projecto

    https://forumdacasa.com/discussion/17051/3/projecto-para-analisar/
  10.  # 10

    Para mim, a questão é irrelevante. Qualquer pessoa pode copiar, para ver resmas de projectos hoje em dia basta dar um pontapé numa pedra. Às tantas, não me chateia nada que copiem, pode ser que aprendam alguma coisa.
  11.  # 11

    já sem falar, que, para mim, quanto menos papel melhor: o que acho mesmo parvo é exigirem dwf e papel simultâneamente. O papel é caro, ocupa espaço e provoca alergias. Para mim é útil durante o processo de trabalho, depois...
  12.  # 12

    Colocado por: jraulcairesjá sem falar, que, para mim, quanto menos papel melhor: o que acho mesmo parvo é exigirem dwf e papel simultâneamente. O papel é caro, ocupa espaço e provoca alergias. Para mim é útil durante o processo de trabalho, depois...


    Na camara de setubal exigem isso! exigiram tudo em papel, e o que foi entregue em papel tinah que ser entregue em digital tambem num CD.

    o que acho uma parvoice..... foi entregue uma caixa de papel, e a mesma informação num cd!
  13.  # 13

    Este é sem dúvida um problema não tanto ao nível do projecto de arquitectura mas ao nível do projecto de execução. Não é a 1ª vez que me chega às mãos um projecto de execução em que 80% dos pormenores são cópia integral de outros. Mas este não é um problema novo, na altura em que achava que tb eu tinha queda para os projectos decidi fazer um conjunto de blocos de mobiliário que por obra e graça do espirito santo rapidamente começaram a aparecer em projectos de outros técnicos.

    Picareta
    Qual é mesmo o site da sua empresa? È que tb eu tive em tempos que fazer um manual de utilização e já agora gostaria de ver o seu para ver se posso copiar acrescentar alguma coisa ao meu :)))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    As câmaras precisam dos dwf para poderem medir. O que se pode por em causa é a legitimidade para exigir um formato nativo de uma determinada empresa, o único formato ISO que conheço para partilha de ficheiros é o PDF. Mas penso que teriam de ser os concorrentes da Autodork a pedir explicações junto da AdC.
    O problema das câmaras com os ficheiros digitais também passa por acharem que só existe Autocaca e quem não tem que compre, penso até que a câmara de Oeiras tem andado com problemas com utilizadores de Mac.
    De resto, como mais dia menos dia a única coisa que vai dar entrada nas câmaras são legalizações, alterações, recuperações ou mudanças de utilização, a questão das cópias vai acabar por se esvaziar.
  15.  # 15

    Sim daquilo que me apercebi, no que toca à Câmara de Oeiras é exigido, como noutras câmaras, que os layers venham identificados de forma a poder fazer-se o "freeze" dos mesmos. Ora pareceu-me que existe software de desenho (não autodesk) que não permite a conversão para dwf com os layers como pretendido.
  16.  # 16

    Colocado por: RRufinoSim daquilo que me apercebi, no que toca à Câmara de Oeiras é exigido, como noutras câmaras, que os layers venham identificados de forma a poder fazer-se o "freeze" dos mesmos. Ora pareceu-me que existe software de desenho (não autodesk) que não permite a conversão para dwf com os layers como pretendido.

    Yep, o Allplan não faz isso. Layers, só nos PDF, desde que não sejam do tipo A.
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilvaPicareta
    Qual é mesmo o site da sua empresa? È que tb eu tive em tempos que fazer um manual de utilização e já agora gostaria de ver o seu para ver se possocopiaracrescentar alguma coisa ao meu :)))

    O meu manual de utilização está em 22 ficheiros pdf, que têm cerca de trinta e tal MB. Tenho que falar com a empresa que tratou da parte gráfica do manual , para me disponibilizar o manual apenas num ficheiro pdf, para o poder colocar no site da empresa. Para a semana espero ter o problema resolvido, e coloco o site no meu perfil. Se me esquecer façam o favor de me lembrar.
  18.  # 18

    Colocado por: thanatusse fosse permitido entregar em formato pdf

    Um dos motivos que as câmaras querem o suporte digital é para fazerem as medições da áreas. Isso é possível com pdf?
  19.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Um dos motivos que as câmaras querem o suporte digital é para fazerem as medições da áreas. Isso é possível com pdf?


    entregar a implantação em dwg georeferenciada para atualizar a planta do concelho, tudo bem
    planta "limpas" em dwf para medições OK,

    mas o projecto completo (todas as peças gráficas) em DWF é que me deixa insatisfeito, como disse no tópico inicial, um dos ultimos projectos que entreguei já anda a circular fora da Camara.

    ps: penso que era mais produtivo para o topico se nos mantivermos à volta da questão
  20.  # 20

    How to convert .DWF files back to the DWG format?

    DWF is an "digital plot" file. And like you can digitize/vectorize/scan a paper drawing, you can also convert/recover DWF files back to DWG (using third party utilities) - but in both cases you will loose substantial amount of information, structure and precision of the original drawing.
    Both DWF/DWFx and PDF were meant to be used as reference (read-only, unchangeable) drawings - you can underlay them directly in AutoCAD (like xrefs), switch their layers, etc.

    Conversion to the editable DWG format is not an intended operation with DWF files. DWF is a vector format containing only "low-intelligence" (plotting) entities so it cannot be fully recovered (changed) back to a standard DWG drawing.

    Nevertheless, you can try the ICDWFIN [url verified 2/2005] or the DWF Importer [url verified 2/2005] or the DWF to DWG Converter [url verified 6/2005] to read your DWFs back into AutoCAD.

    DWF files with markups from DWF Composer (Design Review) can be read/displayed (round-trip) in AutoCAD/ADT/Map (2005+) and Revit (8+). Run the Markup manager (Ctrl+7) and switch to the DWF geometry (Alt+4).

    Since AutoCAD 2007 you can directly read in (attach, import) a DWF file into AutoCAD using the DWFATTACH command.

    Since AutoCAD 2009 you can use _DWFATTACH to attach (underlay) also DWFx files. The DWF/DWFX/PDF underlay functionality is now integrated in the AutoCAD XREF manager.
 
0.0217 seg. NEW