Iniciar sessão ou registar-se
    • pbasto
    • 30 novembro 2011 editado

# 1

Boas, vinha pedir a vossa ajuda urgentemente.
    Como podem ver na imagem, tenho uma janela no enfiamento da porta do quarto. Só que como essa janela vai levar caixa de estore, e por sua vez está encostada a um pilar, o empreiteiro diz que por levar caixa de estore tem que afastar a janela 30 cm do pilar para conseguir colocar a caixa de estore, o que me estraga o alinhamento da porta do quarto com a janela. Vinha por isso perguntar se há maneira de colocar uma caixa de estore junto a um pilar, como é que se poderá amarrar a caixa de estore, isso se for possível.
    Ideias sao bem vindas.
    cumprimentos
      vao_estore.jpg
  1.  # 2

È feita uma padieira armada e devidamente amarrada no pilar e a caixa é fixa a esta padieira.
    Existe projecto de execução? Já consultou o autor do projecto ou o fiscal?
  2.  # 3

mas ze da silva, é possivel amarrar essa padieira armada, depois da estrutura ja estar feita? como é que amarra o ferro da padieira ao pilar que já esta feito?
    o problema é que o director de obra nao está a fazer a sua função e deixa andar as soluçoes que o empreiteiro dá.
    abraço
  3.  # 4

significa isto estar a adoptar soluções mais contemporâneas e a execução estar a cargo de alguem que só sabe construir como até aqui sempre fez. é como o zedasilva diz, estas arquitecturas exigem dos projectistas e executantes mais pormenorização, investigação e execuções mais especializadas.
  4.  # 5

Sim é possivel amarrar a padieira ao pilar, faz uns furos e amarra os ferros com bucha quimica.
    Mas como o marco muito bem diz se o seu empreiteiro só está habituado a construir como até aqui sempre fez tenha cuidado porque senão ele acaba de martelo electrico a partir-lhe o pilar.
  5.  # 6

a questão é que foi colocado um director de obra que não faz o trabalho dele marco 1. mas não me sabem dizer como se faz a amarração do ferro da padieira ao pilar que já esta feito?
  6.  # 7

Quem contratou o Director de obra você ou o empreiteiro?
    Não tem tb um Director de fiscalização?
  7.  # 8

acho que 1º tem de "ver" qual o tipo de caixa de estore que vai meter. Penso que a solução arquitectonica que ai tem, não se "compadece" com um sistema tradicional de caixa de estore. Insista com o projectista e ele em conjunto consigo e com o empreiteiro devem arranjar uma solução, coisa que para mim agora não consigo, visto não conhecer todas as peças da questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  8.  # 9

respondendo as perguntas, o autor do projecto sou eu, contudo o cliente so quis o projecto de licenciamento. tendo contratado um director de obra, que nao eu, para a execuçao da obra, que nao o é na pratica... porque quem anda a fazer o trabalho sou eu, visto ter amor a profissao e querer que o projecto chegue a bom porto. e como ainda sou novo nestas andanças há factos em contruçao que ainda nao domino pelo que recorri aqui á vossa ajuda preciosa.
    marco 1 o estore em vista será do tipo estore exterior de enrolar orientavel, tipo visu 61 ou persiana SUpergradhermetic.
    obrigado desde já pela vossa ajuda
  9.  # 10

Bem se é você o autor do projecto saiba que já nos deve uma grade de mines. Nós aqui só ajudamos de borla os DO.
    A padieira armada amarrada no pilar é quanto a mim a forma mais fácil e mais exequível por qualquer empreiteiro. Existem outras soluções mas que requerem um maior cuidado na execução e tb mais dispendiosas.
  10.  # 11

E que tal pendurar à viga?
    Ou uma "gaiola" de fixação em metal assente no pavimento e que se prolongue pelas ombreiras num perfil compatível com o encaixe da alvenaria?

Deve de existir muitas possibilidades, e olhando apenas para a planta penso não ser suficiente.

Na dúvida seria contactar o engenheiro do projecto, nem que tenha de pagar uma hora de trabalho ao rapaz :)
  11.  # 12

Que mania que os engenheiros tem de complicar aquilo que é fácil. Então o empreiteiro disse que a única maneira era desviar o vão e agora você vem com soluções de engenharia : )))
  12.  # 13

ze da silva essa grade de mines ta prometiva, quando vier ao norte apite :) ja agora por curiosidade o que é DO?
    kugu_elu mas essa soluçao parece me bastante dispendiosa nao?
    • adan
    • 30 novembro 2011

# 14

DO = Dono da Obra

No caso das minis é: Deve Obrigatoriamente pagar as minis... :):)
  13.  # 15

Do = dono de obra
  14.  # 16

O seu NORTE é onde?
    Olhe que por aqui nem todos são lísbios
    •  
      alv
    • 30 novembro 2011 editado

# 17

Vivam!
    Parabéns pbasto pela sua modéstia. É bom que assim seja. Faça o que lhe diz o zédasilva. Hoje é ele o ajudador de serviço. o Kugu_elu é o complicador também de serviço e o tesoureiro, pelos vistos o adan. Eu só controlo para ver se todos cumprem a sua função, já que isto dos "Pladures" está fraco.
    "Fassam" parte.
  15.  # 18

alv,
    ainda não me pagou este mês..veja lá que isto de complicar não é fácil. Posso sempre descomplicar, mas ai já são quantias maiores (e nem sei se quero)
  16.  # 19

ha que aceitar que nao nascemos ensinados alv, e eu sou um desses :) e como ainda estou a dar os primeiros passos a nivel de construçao nao tenho problemas em dizer que nao sei tudo (ao contrario de muitos arquitectos que afirmam que sim e depois inventam soluçoes que nao funcionam). como nesta obra está cheia de "precalços" esta a caber me a mim decidir/solucionar tudo....
    ze da silva norte mais concretamente braga :)
  17.  # 20

pbasto

eu no seu caso entrava imediatamente em contacto com a represtor que penso é quem comercializa esse modelo e expunha o seu caso. Penso que o departamento tecnico deles lhe indicará a melhor solução e até porque isso tem de ser conjugado com o sistema de isolamento pelo exterior ( ETICS) que observo no seu desenho.
    isto porque me parece que o problema nem é tanto a fixação mas sim as distancias no topo na ombreira que confina com o pilar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas

0.0171 seg. NEW