Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    Agradeço colaboração para o seguinte: moro num ultimo andar, sendo que por cima é a placa do prédio em cimento não tratado e, tem como cobertura uma estrutura em lusalite.Consequentemente no verão é deveras quente e no inverno frio e humido. Como o prédio tem 16 anos e não há meios no condomínio para alterar esta situação, pretendia a V. preciosa opinião acerca do que fazer para minimizar estas caracteristicas, ou seja o que posso fazer entre a placa e a lusalite, para melhorar as condições de habitabilidade do meu apartamento e se possivel pensando que no caso de infiltração de agua qual o material a aplicar mais aconselhável.
    Entretanto falam-me em aplicar Boltherm ou placas de poliestileno(azul)?
    Grato a todos os que puderem ajudar.
    Fernando Afonso
  2.  # 2

Colocado por: Fernando Afonsoou seja o que posso fazer entre a placa e a lusalite,

Tem acesso a esse espaço, ou tem que desmontar as placas de lusalite para lá chegar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Afonso
  3.  # 3

Tenho de desmontar as placas de lusalite para efectuar qualquer melhoramento.

Obrigado
    Fernando Afonso
  4.  # 4

Tenho de desmontar as placas de lusalite para efectuar qualquer melhoramento.
    uma vez que tem de as tirar aproveita e manda para o contentor, esse material é proibido, aproveita faz uma estrutura nova em painel sandwich
    Concordam com este comentário: Picareta
  5.  # 5

Tal como referi no inicio, "o condomínio não tem meios para proceder a estas alterações".
    Como tal está fora de questão tirar o que existe e fazer nova estrutura.

Assim resta-me tentar melhorar a área que está entre o m/apartamento e a lusalite existente.

Cpts

F. Afonso
  6.  # 6

Colocado por: Fernando AfonsoAssim resta-me tentar melhorar a área que está entre o m/apartamento e a lusalite existente.

Só que necessita de autorização do condomínio para retirar as placas, e a partir daí, passa a ser você o responsável por qualquer infiltração que possa existir na cobertura, visto que mexeu nas placas da cobertura.

Colocado por: pdavidmarquesuma vez que tem de as tirar aproveita e manda para o contentor, esse material é proibido, aproveita faz uma estrutura nova em painel sandwich

É a melhor solução. Ou então colocar lã de rocha sobre as placas e depois tela betuminosa dupla.
  7.  # 7

Atenção que as placas de fibrocimento (lusalite), não são proibidas, o que é proibido é a colocação de materiais que contenham amianto.

Essas mesmas placas se não estiverem em desacoplamento não trazem qualquer mal ao mundo.

Relativamente as questões térmicas o melhor será utilizar manta de lã mineral, porque normalmente as placas de cobertura são muito irregulares o que dificulta a utilização de XPS (vulgo Roofmate (placas azuis)).

Para impermeabilização, se o telhado estiver em condições recomendo uma pintura anti desacoplamento (a Mapei tem) e depois pode utilizar qualquer "tela liquida" (tipo pele elástica da Sika) nas telhas.
  8.  # 8

Colocado por: Fernando AfonsoTal como referi no inicio, "o condomínio não tem meios para proceder a estas alterações".
    Como tal está fora de questão tirar o que existe e fazer nova estrutura.

Assim resta-me tentar melhorar a área que está entre o m/apartamento e a lusalite existente.

Cpts

F. Afonso
    ao tempo que essas chapas ai estão quando as tirar mais de metade delas ficam feitas em 2 ou 3, aqui a malta gosta é do rolo é mais facil deve dar mais guito ou outra, e lusalite só conheço umas caro crj
  9.  # 9

lusalite foi uma empresa de materiais de construção em fibrocimento.

fibrocimento é um material à base de cimento e amianto.

amianto é uma matéria-prima altamente cancerígena muito utilizada em tempos passados para produzir materiais para construção civil e indústria automóvel (em componentes de atrito tais como discos de embraiagem e pastilhas de travões).

hoje, por directiva da união europeia, é proibida a utilização do amianto em materiais de onde possa haver a libertação de fibras dessa matéria-prima por serem cancerígenas quando inaladas.

quanto à lusalite, refira-se que esta empresa foi líder de mercado mas, com a nova legislação, decidiu fechar as portas no ano 2000.
    a cimianto alterou o tipo de matérias-primas e continua a crescer no mercado nacional, espanha e palop's.

fibrocimento nt é um material à base de cimento sem amianto, produzido pela cimianto.
  10.  # 10

fiz um copy do comentario anterior
  11.  # 11

Colocado por: pdavidmarquesaqui a malta gosta é do rolo é mais facil deve dar mais guito ou outra

Não sei se era para mim, mas desconfio que seja.

Se ler o meu histórico vai perceber que eu nem sou muito a favor de dar ao rolo mas existem situações em que é a melhor opção.

Não percebi qual era o seu intuito no post #9 excepto o de mostrar que sabe usar o google.
    A única coisa interessante que o mesmo contem passo a citar:

Colocado por: pdavidmarqueshoje, por directiva da união europeia, é proibida a utilização do amianto em materiais de onde possa haver a libertação de fibras dessa matéria-prima por serem cancerígenas quando inaladas.

o que não contradiz em nada o que já tinha sido dito anteriormente.

O que existe a venda neste momento é o chamado Naturocimento, comercializado pela cimianto e uralita entre outros, em que o amianto não faz parte da sua composição.
    As coberturas que efectuadas em fibrocimento não estão ilegais, desde que não se encontrem degradadas.

Portanto na sequência do meu comentário anterior volto a frisar que o melhor a fazer a essa cobertura era aplicar uma pintura anti desacoplamento enquanto ela se encontra em condições.
  12.  # 12

O que existe a venda neste momento é o chamado Naturocimento,
    pois mas o que estamos a falar não é certamente de naturocimento, e as chapas que o fernando tem certamente são proibidas disso tenho eu a certeza, você a dar-lhe com o rolo eu não tenho nada com isso, o meu conselho foi de mandar para dentro do contentor, uma vez que vai ter de levantar para isolar termicamente, senão o puder fazer (substituir) aguente mais um ou dois anos mas quando o fizer que o faça como deve ser.

esqueceu-se de dizer que além do rolo, tudo o que é parafusos, anilhas e borrachas e po lixo também, porque as que lá estão não as torna a colocar (digo eu)
  13.  # 13

Vamos lá ver se nos percebemos...

O que é proibido é colocar coberturas neste momento, o que é proibido é manter essas mesmas coberturas quando estão em mau estado.

Não é proibido ter uma cobertura de fibrocimento em bom estado

é já que fala em parafusos e anilhas, também lhe digo que se o souber fazer e se o que lá estiver for buchas MTA, só o que tem de substituir é as anilhas de borracha porque de resto aproveita-se tudo.

E para isolar térmicamente com manta de lã mineral é preciso retirar a cobertura toda? você sabe qual é a altura a que se encontram as telhas?

já reparei que você hoje não está muito bem disposto, mas eu não tenho nada a ver com isso
  14.  # 14

Colocado por: C3R3J0já reparei que você hoje não está muito bem disposto

Também já reparei :))

0.0156 seg. NEW