Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Comprei um lote de terreno com 512m2. Nesse lote está inserida uma casa com mais de 35 anos. Chamo lote porque a casa não tem o que aproveitar.

    Visto que ainda tenho o meu apartamento para vender, para já não posso construir, em termos de impostos aconselham demolir a casa ou não?

    É vantajoso, para uma futura construção deixar ficar lá a casa?

    Grato pela atenção dispendida.
  2.  # 2

    taxa de IVA sobre a construção nova: 23%
    taxa de IVA sobre a mão de obra numa obra de reparação, reconstrução, remodelação de habitação: 6%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.taxa de IVA sobre a construção nova: 23%
    taxa de IVA sobre a mão de obra numa obra de reparação, reconstrução, remodelação de habitação: 6%.

    Caso o valor do material não exceda em 20 por cento...o material também será a 6 por cento de iva
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  4.  # 4

    Colocado por: Jorge Rocha
    Caso o valor do material não exceda em 20 por cento...o material também será a 6 por cento de iva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jinxpvz


    A casa em questão é muito antiga. Nem casa de banho tem. No inverno entra chuva por todo lado, etc... tem + de 35 anos.

    Será que dá para "dar a volta" e fazer de conta que se aproveita a casa sem se aproveitar a mesma?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 5

    A casa em questão não deve ter mais de 60/70m2. Eu pretendo construir uma moradia com +-200m2
  6.  # 6

    Sei de uma história de uma «remodelação com ampliação» de uma moradia, em que a «naba» (nota: naba-entre-aspas!!) da Arquitecta fez um risco amarelo em todo o perímetro da casa.

    E os «nabos» (entre aspas!) dos construtores, «por engano» (entre aspas), demoliram a moradia de alto a baixo. Até as fundações tiveram de ser feitas de novo! :-)

    Mas, entretanto, para todos os efeitos (fiscais,...), o projecto tinha entrado na Câmara como «remodelação...».
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  7.  # 7

    As taxas camarárias são mais baratas?

    Pensei demolir a casa...tá visto que é melhor nem pensar nisso.
  8.  # 8

    Colocado por: jinxpvzVisto que ainda tenho o meu apartamento para vender, para já não posso construir, em termos de impostos aconselham demolir a casa ou não?

    depende do imi que está a pagar por ela, tem de fazer as contas, calcular o imi anual e ver quando está a pensar construir.

    Colocado por: jinxpvzÉ vantajoso, para uma futura construção deixar ficar lá a casa?

    por vezes é, isto em termos de existencia
    pode utilizar vãos que existiam antes e que se fizer de novo depois de demolida, não poderia fazer.
    pode utilizar a implantação e que por vezes acontece o mesmo, por vezes ao existir uma casa tem possibilidades de aumentar/utilizar uma implantação que não conseguia se não existisse casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
 
0.0121 seg. NEW