Bom tarde a todos, Antes de mais chamo-me Tiago e sou novo aqui no fórum, inscrevi-me no fórum com a intenção de obter a vossa ajuda. Tenho uma lareira aberta e gostaria de saber qual a melhor lenha para queimar,a que não dei te muito cheiro nem muito fumo,e isto porquê,porque no meu prédio o vizinho de cima acende a dele e a minha sala fica com cheiro a queimado (já estive a ler aqui alguns comentários e vejo que é má construção das chaminés) com isto queria que alguém me desse uma ajudinha se faz favor....
Compre a lenha para usar no ano seguinte, e guarde-a ao abrigo da chuva e humidade.
Compre dois calibres: pequena para arrancar,e normal para prosseguir.
O arranque é mais critico, tem que usar ou lenha muito miuda, pinhas, briquetes etc.
A lenha c\ o maior poder calorifico é o azinho, mas tb aquela q custa mais a arrancar. Depois o sobro.
O pinho seco arranca muito bem, mas muitas pessoas não usam por causa do creosote que cria na chaminé e pode dar insêncio, outras pessoas usam pinho mas limpam a chaminé anualmente.
aproveito este tópico para acrescentar mais uma dúvida ...
Dado que me é impossív€l colocar um recuperador na minha lareira aberta, há alguma forma de melhorar o rendimento da mesma?
Ou seja do que pesquisei o ideal para uma lareira aberta é ter um registo, no entanto no meu caso não tenho nada disso. Dá para montar um resisto posteriormente, alguém tem fotos de como é um registo numa lareira aberta?