Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Tenho procurado sem grande sucesso pormenores de aplicação do ETICS em casos em que se utiliza caixilharia em PVC com uso de estores exteriores.

    Tenho curiosidade em perceber como é feita a curvatura das paredes exteriores e o remate com o aro/perfil de PVC das janelas, assumindo o uso de ETICS de 6mm pelo exterior.

    Gostava também de perceber, dado que o ETICS no remate com a janela cobre parcialmente (ainda em que em 2 ou 3 cms) o perfil de PVC, como são instalados os estores. Terão de ter largura inferior ao habitual dado que o ETICS cobre parcialmente o perfil de PVC, estreitando a área de estore face a uma instalação normal, correcto ?

    Agradecia a vossa ajuda.

    Abraços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  2.  # 2

    Quando lhes perguntar provavelmente até sabem. Alias, convém mesmo que o saibam.
    Eu é que não sei, por isso pergunto para me informar melhor e ter melhor noção das coisas quando chegar a altura de abordar estes temas.
  3.  # 3

    Anonimo16062021,
    Obrigado pela sua ajuda. Fotos Muito Uteis para perceber o sistema.

    Em resposta á sua pergunta, o perfil da caixilharia PVC tem no total cerca de 13 cm até atingir o vidro, repartidos entre o aro exterior que tem 7 cm, onde encosta por dentro o aro da janela com 6cm visiveis quando fechada a janela. Marca Rehau.



    Pelo que vejo das suas fotos, e corrija-me se estiver errado, nos casos das janelas com estore, o ETICS dobra e encosta na guia dos estores assumindo nessa face já uma espessura de 2 a 3 cms. Será um efeito final semelhante a isto :


    ou isto


    A guia de estores pode não ficar totalmente encostada á caixilharia correcto ? Ficaria no intervalo entre a caixilharia e a guia de estores uma intervalo sem ETICS, nesse caso.

    No caso de janelas sem estores, o ETICS dobra e encosta directamente no perfil da caixilharia, assumindo também os cerca de 2 a 3 cms de espessura, criando um efeito final semelhante a isto :



    Em ambos os casos, esta ligação entre o etics e o perfil da caixilharia ou guia de estore, coloca-se apenas nas arestas laterais e superiores certo ?
    Na inferior, o etics 'morre' por baixo da pedra ou sistema de pára-peito, será isso ?

    Cria aquele efeito de tornar o perfil da caixilharia aparentemente mais largo na face inferior, por nesta face não estar parcialmente coberto pelo ETICS.

    Este encosto do ETICS ao perfil da caixilharia não terá implicação nenhuma no escoamento de água da caixilharia em PVC ?
    Julgo que este escoamento é normalmente feito pela aresta inferior, que não ficando parcialmente coberto pelo ETICS como as laterais e superior, não terá qualquer obstrução, correcto ?

    Obrigado pela disponibilidade em ajudar.
    Cumprimentos.
  4.  # 4

    Espero que este sistema não se pretenda cá em Portugal...aliás ainda espero mais que não esteja bastante exposto ao sol em zonas quentes.
  5.  # 5

    Colocado por: Jorge RochaEspero que este sistema não se pretenda cá em Portugal...aliás ainda espero mais que não esteja bastante exposto ao sol em zonas quentes.

    Porquê?!
  6.  # 6

    Porque o remate inferior(peitoril)em PVC é deveras frágil muito pobre e impróprio para quem pretenda um bom isolamento.
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021Qual peitoril em PVC ?

    O que mostra na figura...uma espécie de chapa quinada.
  8.  # 8

    O Jorge houve falar em pvc e fica logo , com calores....
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021e o Jorge Rocha acha que isso é feito em PVC?

    Se fôr alumínio é pior...

    Colocado por: nbastosO Jorge houve falar em pvc e fica logo , com calores....

    Fiquei desapontado com a solução em fotografia.
  10.  # 10

    Não fique desapontado, as fotografias são em papel....
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021Pior em que?

    Não entende a térmica?Sabe o que uma chapa dessas provoca com humidade em contacto com a alvenaria sem respiração?Ou não sabe?
  12.  # 12

    Colocado por: nbastosNão fique desapontado, as fotografias são em papel....

    Claro que não fico desapontado,ficaria se alguém fosse na converça de fazer o mesmo cá em Portugal!
  13.  # 13

    Colocado por: Jorge Rocha
    Claro que não fico desapontado,ficaria se alguém fosse na converça de fazer o mesmo cá em Portugal!

    Pois o problema, é precisamente o contrario, é não fazerem....
  14.  # 14

    Colocado por: nbastosPois o problema, é precisamente o contrario, é não fazerem....

    Acha que uma pedra está pior que uma chapa quinada em alumínio?
  15.  # 15

    Só costumo usar chapa dessa quinada debaixo dos vãos que monto quando tenho sérias dúvidas dos peitoris antigos para onde vão janelas novas...e aí encho de poliuretano só depois é que coloco a chapa colada à pedra.
  16.  # 16

    Colocado por: Jorge Rocha
    Acha que uma pedra está pior que uma chapa quinada em alumínio?

    Nem está pior, nem melhor, é uma questao de gosto ( desde que bem feito ) eu por exemplo tenho as soleiras e os peitoris em granito , mas olhe que gosto mesmo muito de soleiras e peitoris em inox....
  17.  # 17

    Colocado por: nbastos
    Nem está pior, nem melhor, é uma questao de gosto ( desde que bem feito ) eu por exemplo tenho as soleiras e os peitoris em granito , mas olhe que gosto mesmo muito de soleiras e peitoris em inox....

    Em cima de cimento ou blocos como mostar na figura?
  18.  # 18

    Colocado por: Jorge Rocha
    Em cima de cimento ou blocos como mostar na figura?

    Cito: " desde que bem feito"
  19.  # 19

    O problema dessa foto reside em que uma chapa lisa quinada em alumínio está em contacto directo com um bloco poroso e irregular,e haverá sempre humidade entre a chapa e o bloco que ajuda a apodrecer a alvenaria ou os blocos como queira chamar...
    Havendo dias de chuva,ou de humidade,e depois havendo sol,a humidade instalada debaixo da chapa não é nada benéfica aos blocos,e pode infiltra-se pela absorção desse material,não direi hoje mas amahã porque irá saturar ao longo dos tempos a humidade instalada que não desaparece por falta de arejamento entre a chapa e os blocos.
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021Qual figura?
    Qual blocos?
    Qual cimento?

    A última figura do poste 4
 
0.0249 seg. NEW