Iniciar sessão ou registar-se
    • Zegato
    • 4 dezembro 2011 editado

     # 1

    boa tarde

    eu estou a começar a planear a remodelaçao da minha velha casa, eu tenho alguma duvidas, e a que esta mais dar volta aos miolos é em relaçao has paredes que sao de reboco velho e podre, e como vou restaurar um pouco de tudo por ca, gostava de estucar as paredes ou talves um novo reboco hidrofago...

    bem a minha questao, é...

    as paredes interiores tem 15 cm de largura o normal para as portas mas querendo eu modificar as paredes terei que deitar a baixo todo o velho reboco, para aplicar o novo revestimento para ficar com os ditos 15 cm?


    qual a melhor opçao reboco hidrofago, ou estuque?
  1.  # 2

    Colocado por: Zegato
    eu estou a começar a planear a remodelaçao da minha velha casa, eu tenho alguma duvidas, e a que esta mais dar volta aos miolos é em relaçao has paredes que sao de reboco velho e podre, e como vou restaurar um pouco de tudo por ca, gostava de estucar as paredes ou talves um novo reboco hidrofago...

    bem a minha questao, é...

    as paredes interiores tem 15 cm de largura o normal para as portas mas querendo eu modificar as paredes terei que deitar a baixo todo o velho reboco, para aplicar o novo revestimento para ficar com os ditos 15 cm?


    qual a melhor opçao reboco hidrofago, ou estuque?


    Quando refere casa velha; paredes com 15 cm deixa antever que não existe caixa de ar, portanto neste contexto o melhor é remover o reboco antigo e aplicar novo reboco de argamassa com um produto adicional hidrofugado que poderá ser por ex. o SIKAcim, repare que a massa de estuque e em particular o estuque projectado, contem substâncias inertes que fazem puxar todo o tipo de humidades inclusivé por capilagem ou seja funciona como um mata borrão, não aconselhava portanto a colocar estuque, iria absorver as humidades vindas do exterior.
  2.  # 3

    sao as paredes interiores que tem 15 cm, as esteriores tem 40 cm mas sem caixa de ar, e essas serao isoldas com pladur e wallmate por dentro, o que falo sao as restantes paredes

    nao sei se expliquei bem a situaçao, a casa nao tem humidades, nem grandes defeitos, o maior defeito é beleza das paredes com reboco velho e rugoso.

    a questao é mesmo a largura das paredes afim de restaurar as paredes, e como vou portas novas, se tenho que manter os 15 cm, ou se pode apenas raspar toda a tinta velha e progetar o estuque ou o novo reboco, porque a unica coisa que tenho a certeza é que quero um novo visual de paredes, paredes lisas e nao rugosas e velhas.
    •  
      alv
    • 4 dezembro 2011

     # 4

    Vivam!
    Zegato:
    Se as paredes interiores estão saudáveis, isto é, sem impurezas, bolores, humidades a esfarelarem-se junto dos pavimentos e rodapé, então bastará que barre a superfície para que fique lisa. Esse barramento pode ser feito com os mais variados materiais, mas o que eu uso é sempre uma camada de regularização com uma coisa do tipo pasta de agarre e depois uma ou duas demãos de uma pasta de acabamento, lixa e tinta. Isso apenas lhe ocupa uns milímetros pelo que pode manter os aros e guarnições de portas interiores.
    Quanto às paredes exteriores, uma vez mais, o que recomendaria é uma solução de revestimento de paredes interiores com sistemas de gesso laminado e aí pode optar por variadas soluções: Pode usar uma coisa do tipo Pladur term de 40 ou 50+10, que é composto por esses 40 ou 50mm de EPS e 10mm de gesso laminado colados directamente sobre a parede exterior, mas pode optar por outra solução mais elaborada que seria a utilização de uma estrutura auto portante composta por canais e montantes afastados de 40cm ás quais se aparafusam as placas de gesso, aproveitando o espaço entre os perfis para colocar o isolamento térmico em manta de lã de vidro de 60 ou 80mm, portanto mais quantidade (espessura) de isolamento mais barata que o XPS. Se preferir e puder, melhor ainda seria aplicar duas placas em vez de uma, e aí a estrutura passaria a 60cm, mas melhor ainda e se puder, também, pode aplicar entre a estrutura e a parede uma camada continua de XPS de 30 ou 40mm, que somados com os 60 ou 80mm da manta de lã de vidro, daria um óptimo isolamento de entre 90 e 120mm, o que já é uma solução extraordinária.
    Acresce-se a essas soluções o não descoroar a restante envolvente dos compartimentos, seja a exterior seja a interior. Estou a referir-me aos tectos que deve isolar ou por cima se se tratar de um local sem uso ou com um tecto falso por baixo com o respectivo isolamento em MLV de 60 ou 80mm, mas também não esquecendo os pavimentos se estão sobre locais não aquecidos como garagens ou arrumos que também tem (deve) de tratar.
    Boa obra e "fassa" parte.
  3.  # 5

    Colocado por: alvVivam!
    Zegato:
    Se as paredes interiores estão saudáveis, isto é, sem impurezas, bolores, humidades a esfarelarem-se junto dos pavimentos e rodapé, então bastará que barre a superfície para que fique lisa. Esse barramento pode ser feito com os mais variados materiais, mas o que eu uso é sempre uma camada de regularização com uma coisa do tipo pasta de agarre e depois uma ou duas demãos de uma pasta de acabamento, lixa e tinta. Isso apenas lhe ocupa uns milímetros pelo que pode manter os aros e guarnições de portas interiores.
    Quanto às paredes exteriores, uma vez mais, o que recomendaria é uma solução de revestimento de paredes interiores com sistemas de gesso laminado e aí pode optar por variadas soluções: Pode usar uma coisa do tipo Pladur term de 40 ou 50+10, que é composto por esses 40 ou 50mm de EPS e 10mm de gesso laminado colados directamente sobre a parede exterior, mas pode optar por outra solução mais elaborada que seria a utilização de uma estrutura auto portante composta por canais e montantes afastados de 40cm ás quais se aparafusam as placas de gesso, aproveitando o espaço entre os perfis para colocar o isolamento térmico em manta de lã de vidro de 60 ou 80mm, portanto mais quantidade (espessura) de isolamento mais barata que o XPS. Se preferir e puder, melhor ainda seria aplicar duas placas em vez de uma, e aí a estrutura passaria a 60cm, mas melhor ainda e se puder, também, pode aplicar entre a estrutura e a parede uma camada continua de XPS de 30 ou 40mm, que somados com os 60 ou 80mm da manta de lã de vidro, daria um óptimo isolamento de entre 90 e 120mm, o que já é uma solução extraordinária.
    Acresce-se a essas soluções o não descoroar a restante envolvente dos compartimentos, seja a exterior seja a interior. Estou a referir-me aos tectos que deve isolar ou por cima se se tratar de um local sem uso ou com um tecto falso por baixo com o respectivo isolamento em MLV de 60 ou 80mm, mas também não esquecendo os pavimentos se estão sobre locais não aquecidos como garagens ou arrumos que também tem (deve) de tratar.
    Boa obra e "fassa" parte.


    obrigado pelas dicas

    agora vm as duvidas :

    que tipo de barramento que fala?
    pode ser aplicado por mim, ou tem que ser um tecnico?


    desconhecia, esse tipo de placas de pladur já com isolamento...e nesse tipo de laminado deve de ser colado directamente a parede ou convem montar toda a estrutura afim de deixar uma caixa de ar?

    tenho um amigo que isolou pelo interior, nesta forma...pos XPS de 3cm em toda a estençao da parede, e depois por cima montou a estrutura metalica aonde aparafozou as placas de pladur..deixando assim uma cai de ar no meio, tambm este sistema esta bem
    •  
      alv
    • 4 dezembro 2011

     # 6

    Vivam!
    Quanto aos barramentos, se tiver jeito de mãos é coisa que pode ser feito por si.
    Quanto aos revestimentos das paredes exteriores, o sistema que refere que o seu amigo usou, é o sistema que usará alguém que não está dentro do assunto. Repare que 60mm de MLV custam metade dos 30mm de XPS, logo imagine se funciona com os 30, como se comportará com 60mm?
    Boa obra e "fassam" parte.
    •  
      alv
    • 4 dezembro 2011

     # 7

    Vivam!

    Não sei porquê?
    O zé gato quer tratar o interior, aproveitando para isolar. Vê outra solução com a mesma relação custo eficiência?
    Ajude pois estamos todos ávidos por novas soluções.
    Vá lá, estamos no Natal, você está de férias, não vamos voltar ao mesmo!
    "Fassam" parte.
  4.  # 8

    em relaçao ao isolamento do meu amigo foi feito por uma empresa, que alem do pladur pos o estuque progectado na casa toda, mas ele nao ficou la muito contente com a coisa,e ficou a cerca de 9€ o m2, acham caro?

    pelas minhas contas tenho 3 cartos com 15 m2 cada um, 1 sala de 20 m2 e um corredor de 8 m2

    o que pelas minhas contas faz um total de 150 m2 de parede a cobrir.
    podera ficar uma soluçao um pouco cara
    •  
      alv
    • 4 dezembro 2011

     # 9

    Vivam!
    Eu tive o cuidado de escrever que havia outras soluções e a que eu usava era a que descrevi. Quanto a ser mais rápido, ou mais barato ,não sei, sei apenas o que custa o meu, os meios que exige e os meios que o gesso projectado exige. Preços, mais euro, menos euro, venha o diabo e escolha; Mas sim, há outra s hipóteses e o gesso projectado é outra entre muitas.
    Quanto às contas, apareça que haveremos de as fazer mas terá de sair do seu covil, o Norte e terá de baixar mais para o centro.
    "Fassam" parte.
 
0.0149 seg. NEW