Colocado por: danobrega...arrisco-me a perder o terreno se não andar constantemente a monitorizar se alguém se instala no terreno?
Colocado por: danobregaSe eu fizer uma barraca no meio do Gerês e morar lá durante 20 anos, o Gerês passa a ser meu?
Colocado por: danobregaE seu eu cultivar parte do terreno do vizinho "sem querer". Passa a ser meu?
Colocado por: danobregaA que parte do terreno tem direito por usucapião?
Colocado por: danobregaSe eu perdesse propriedade por causa desta lei passava-me dos carretos. :)
Colocado por: PiafinhoA lei impede usucapião de terrenos do estado :D
Colocado por: danobrega
Que dualidade de critérios.
Colocado por: Piafinhoo que está a dizer é que o usucapião não foi aceite porque o caseiro pagava renda?
Colocado por: adiasÉ um elemento essencial para que terrenos abandonados possam ser retomados utilmente.
Talvez, também por isso, mas principalmente pela corrupção generalizada no licenciamento urbanistico, Portugal tem centros de cidade vergonhosos (com todas as letras: vergonhosos) com quantidades criminosas de prédios abandonados. É também por isso que o usucapião é importante.
Colocado por: luisvvo mercado de arrendamento assim o determinou
Colocado por: adiascaro pedro,
O usucapião não é "só neste país". está inscrito em todos os regimes juridicos desde a lei Romana. Desde Portugal à Alemanha (ou mais além).
É um elemento essencial para que terrenos abandonados possam ser retomados utilmente. é também uma excelente fonte de receitas para o estado: ganha por terrenos que estariam abandonados, ganha em impostos bem mais altas que compra ou doação.
Se consultar um jornal local de um qualquer concelho rural deste país verá abundantes publicações de usucapião: terrenos herdados/vendidos que não tem qualquer registo fiável ou actualizado nas finanças que são assim "legalizados" da forma mais simples e directa.
Caro Merlinx,
Por um lado o usucapião não é imediato. Se o "inquilino" o fizer você terá sempre um prazo para o tentar anular.
Para ficar seguro: como lhe indicaram, um contrato de comodato - sem custos para si ou para a outra parte - garante-lhe que anula o usucapião facilmente, por não ser tomada de posse, mas cedência reconhecida.
Por fim, a pobre alma dificilmente terá dinheiro para o processo e os generosos impostos que lhe serão pedidos para o concretizar.
Colocado por: danobregaNão foi bem "o mercado", foram mais as regras imbecis criadas pelos sucessivos governos. ;)Concordam com este comentário:rui1234,Paramonte,Luis K. W.,de jesus mendes
Ena, ena, tantos a dar razão ao luisvv ;)
Colocado por: luisvvé engraçado, não é ?
Colocado por: luisvv
o mercado de arrendamento assim o determinou
Colocado por: Luis K. W.Li há dias que existem, em Portugal, 90 mil milhoes de euros em casas para venda