Iniciar sessão ou registar-se
    • Tome
    • 5 dezembro 2011

     # 1

    Muito boa tarde.

    Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar, relativamente a um problema de humidade que tenho no interior do meu apartamento.

    Sou proprietário de um apartamento que começou a ter problemas de humidade no interior de duas das divisões, nomeadamente o aparecimento de pontos negros e de bolor no tecto e nas paredes. É de salientar que é o ultimo andar e que o prédio não tem telhado mas sim placa.
    ´
    Visto que o apartamento ainda tá na garantia pois só resido no mesmo acerca de 4 anos e foi comprado novo, contactei o construtor a relatar o sucedido, tendo o mesmo dito que ele não tinha nada a ver com isso pois é um problema de condensação e que a casa tinha que ser arejada com bastante frequência. Eu expliquei ao mesmo que a casa era arejada sempre que possível e que só quando começa a época da chuva é que começa a criar bolor e pontos negros.

    A mesma situação já foi relatada na reunião de condomínio, devido ao facto de ser um problema comum a todos, visto que a humidade é proveniente do exterior, tendo a Loja do Condomínio informado que iria falar com o construtor. Já se passaram uns meses e ainda nada.

    Fui informado que poderia efectuar um relatório acerca das anomalias e defeitos do apartamento e envia-lo por carta registada para o construtor, sendo posteriormente ele obrigado a efectuar uma inspecção ao mesmo e às partes comuns.

    Como sou um pouco leigo nesta matéria gostaria de saber se alguém me poderia explicar quais os passos que devo tomar para conseguir resolver o problema antes que a garantia termine e já agora se alguém me poderia mostrar um exemplo de um relatório idêntico para eu poder elaborar o meu.

    Cumprimentos a todos e muito obrigado
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2011

     # 2

    Primeiro é preciso saber se é um problema de arejamento ou se é um problema de pontes térmicas.

    Para tal, terá que efectuar a tal inspecção, com recurso a instrumentos de medição de temperatura das paredes, tectos e demais elementos.
    Se o ponto onde existir a "humidade" coincidir com a medição de uma temperatura mais baixa em comparação com os elementos adjacentes, tem matéria para chatear o construtor.

    Se não, é efectivamente um problema de arejamento e nisso o construtor não terá responsabilidade.

    Pode contratar a inspecção ao ISQ, por exemplo (existem outras empresas): http://www.isq.pt/save/
    Paga o relatório, recebe-o e depois confronta o construtor com o mesmo.

    Se ele não aceder à reparação, só lhe resta recorrer ao tribunal, a um Julgado de Paz ou a um centro de arbitragem.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Linhares
    • Tome
    • 5 dezembro 2011

     # 3

    Muito obrigado FD, vou seguir os seus conselhos para ver se consigo resolver esta situação.
    • Tome
    • 5 dezembro 2011

     # 4

    Já agora será que esse relatório não poderá ser elaborado por mim, ou isso não é legal?
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2011

     # 5

    Colocado por: TomeJá agora será que esse relatório não poderá ser elaborado por mim, ou isso não é legal?

    Pode ser elaborado por si mas, de certeza absoluta que não tem o mesmo peso que um elaborado por alguém imparcial, habilitado e profissional.
    Concordam com este comentário: Linhares
    • Tome
    • 5 dezembro 2011

     # 6

    pois tem lógica o que está a dizer, mas já contactei o ISQ e eles pedem-me perto de 500 euros para fazerem uma vistoria e posteriormente um relatório. Pensei que fosse um pouco mais em conta, mas como já disse anteriormente, sou mesmo leigo nesta matéria. Já ouvi dizer também que é possível mandar fazer uma vistoria por parte da câmara municipal.
    • naar
    • 5 dezembro 2011

     # 7

    Estava a ler este e lembrei-me deste que li há pouco:

    https://forumdacasa.com/discussion/14396/construtores-e-vendedores-acima-da-lei/#Item_25

    Porque não consulta outras empresas para uma possível vistoria?

    Leia o último post do tópico e entre em contacto com o membro por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linhares
    • Tome
    • 5 dezembro 2011

     # 8

    Ok obrigado
    •  
      FD
    • 6 dezembro 2011

     # 9

    Também há por aqui membros que, em princípio, lhe podem fazer esse serviço, tente colocar um anúncio da respectiva categoria.
  1.  # 10

    Colocado por: TomeSou proprietário de um apartamento que começou a ter problemas de humidade no interior de duas das divisões, nomeadamente o aparecimento de pontos negros e de bolor no tecto e nas paredes. É de salientar que é o ultimo andar e que o prédio não tem telhado mas sim placa. (....)
    Visto que o apartamento ainda tá na garantia pois só resido no mesmo acerca de 4 anos e foi comprado novo, contactei o construtor a relatar o sucedido, tendo o mesmo dito que ele não tinha nada a ver com isso pois é um problema de condensação e que a casa tinha que ser arejada com bastante frequência. Eu expliquei ao mesmo que a casa era arejada sempre que possível e que só quando começa a época da chuva é que começa a criar bolor e pontos negros.

    Pontos negros e bolor, podem ser a mesma coisa (pontos negros podem ser do bolor já morto). O bolor anda pelo ar, nomeadamente, no INTERIOR da casa. Quando se cola às paredes é porque há aí excesso de humidade, e outras condições favoráveis (pouca ventilação).

    Dito isto, pode haver acumulação de bolor nas zonas mais frias da casa (onde possa existir maior condensação de humidade proveniente do INTERIOR da casa) e onde o ar estiver mais parado (nas esquinas, atrás de moveis, etc.), SEM QUE isso queira dizer que hajam infiltrações.

    É, por isso, natural que (mesmo que não existam infiltrações) só lhe apareça bolor quando começa a época das chuvas: está mais frio no exterior, e você mantem as janelas fechadas durante mais tempo.

    Aliás, você devia aproveitar o tempo quente e seco (no Verão) para fazer uma experiência: tape todas as saídas de água do terraço e INUNDE-O. Se lhe aparecer «humidade» no seu apartamento então, aí sim!, tem um problema.

    A solução (se , efectivamente, não houver infiltrações) para o seu problema - conforme está aqui no Forum, miles de vezes - é: aquecer, ventilar, desumificar o seu apartamento.

    Portanto, em resumo, o seu construtor PODE ter razão.
    Concordam com este comentário: Linhares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linhares
 
0.0166 seg. NEW