Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Passei a dispor de gás natural na minha rua, e por consequência gostaria de alterar o actual sistema de aquecimento central + águas sanitárias para passar a usar o gás natural. Acontece que uma instalação completamente nova fica demasiado cara, pensei em converter a minha actual caldeira a gasóleo BAXI para gás natural.

Sei que existem queimadores a gás para esta caldeira, contudo não sei se se trata de uma operação simples e se no final o resultado em termos de eficiência é o equivalente a uma caldeira projectada para gás natural.

Agradeço desde já os comentários/experiências sobre este assunto.

Cumprimentos,
  2.  # 2

Qual é o modelo da sua caldeira?
  3.  # 3

Trata-se de uma caldeira BAXI Crysalis Xénium Ce de 27 kW. Penso não ser de condensação, mas de acordo com a especificação da mesma tem um rendimento de 93%.

Cumprimentos,
    • eu
    • 7 dezembro 2011

# 4

Colocado por: jcbarbosae se no final o resultado em termos de eficiência é o equivalente a uma caldeira projectada para gás natural.

De uma forma geral, os sistemas transformados têm uma eficiência mais baixa do que os sistemas nativos.

Aliás, muita gente queixa-se dos consumos do gás natural devido a isso mesmo.
  4.  # 5

Colocado por: eu
    De uma forma geral, os sistemas transformados têm uma eficiência mais baixa do que os sistemas nativos.

Aliás, muita gente queixa-se dos consumos do gás natural devido a isso mesmo.

Sim, faz sentido que não seja exactamente o mesmo. Será contudo possível ter uma noção do valor dessa perda? Deste modo poderei avaliar a relação entre o custo de uma instalação nova que nunca será inferior a 3500 ou 4000€ versus o custo da adaptação + extra de consumo de gás.

Obrigado,
  5.  # 6

Colocado por: DOGMA
    27kw..??..a caldeira foi afinada para a potencia necessária..aí??

verificou se tem na realidade os 93% de rendimento..aí??

no catálogo é uma coisa depois in loco é outra.

Olá,

Sim a potência de catálogo é ~27kW e claro, o rendimento é o retirado do manual que me foi fornecido :)

Encontrei um catálogo semelhante ao que tenho: http://muson-ingineering.ru/products_service/chappee/Catalogues/CRYSALIS%20Xenium%20EN.pdf

Onde diz: HIGH EFFICIENCY
    Flawless symmetry, with large smooth
    surfaces for outstanding exchange,
    optimum efficiency (93%) and very easy
    to maintain: more heat and comfort for less
    energy consumption.

LONG LASTING QUALITY
    Significant cast iron thickness and weight
    to absorb thermal stresses effortlessly, high
    water capacity (43 litres for 27 kW) for total
    hydraulic reliability and service life
    expectancy noticeably above average.
  6.  # 7

Colocado por: DOGMAok...pensei que fosse uma mural.

que tipo de aquecimento tem em casa....radiadores??

Sim, são radiadores que no total devem ter cerca de 130/140 elementos.
  7.  # 8

Colocado por: jcbarbosaPassei a dispor de gás natural na minha rua, e por consequência gostaria de alterar o actual sistema de aquecimento central + águas sanitárias para passar a usar o gás natural. Acontece que uma instalação completamente nova fica demasiado cara, pensei em converter a minha actual caldeira a gasóleo BAXI para gás natural.

Sei que existem queimadores a gás para esta caldeira, contudo não sei se se trata de uma operação simples e se no final o resultado em termos de eficiência é o equivalente a uma caldeira projectada para gás natural.

Agradeço desde já os comentários/experiências sobre este assunto.

Pode também substituir o queimador a gasoleo por pellets e acho que compensaria mais.
  8.  # 9

Colocado por: Costa53

Pode também substituir o queimador a gasoleo por pellets e acho que compensaria mais.

Sim, penso que compensaria. Contudo não é tão pratico e exige mais espaço para o armazenamento das pellets.
  9.  # 10

da roca posso dizer que ja tive uma situação semelhante que no fim o preço para alterar de gasoleo para gas ficava tão caro como comprar uma caldeira nova.
  10.  # 11

É possível? Toda a gente tem dito que não...
  11.  # 12

possivel é se é rentavel fazer essa alteração ja não digo nada, na minha opinião colocava um sistema novo, se quiser aproveitar os radiadores para poupar €€ colovaca uma caldeira de condensação mais os radiadores com mais elementos com temperatura de impulsão mais baixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  12.  # 13

Colocado por: Sergio Rodriguespossivel é se é rentavel fazer essa alteração ja não digo nada, na minha opinião colocava um sistema novo, se quiser aproveitar os radiadores para poupar €€ colovaca uma caldeira de condensação mais os radiadores com mais elementos com temperatura de impulsão mais baixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:becas

Após algumas pesquisas na net, mais os comentários aqui deixados (muito úteis), estou a ponderar optar por uma caldeira nova de condensação. Já agora agradeço marcas/instaladores que eventualmente conheçam, de confiança, na região de Braga.

No entanto como a minha actual caldeira é de excelente qualidade com um corpo em ferro fundido (reconhecido pela concorrência como um dos melhores do mercado) gostaria de a colocar à venda (sei que deve ser difícil :)) mas não tenho ideia sobre que valores. Alguém pode dar umas orientações?

Relativamente à alteração da ROCA, independentemente do preço da alteração, como ficou o consumo após a alteração e qual a reação desse consumo vs uma caldeira original a gás de condensação, é possível ter uma estimativa?

Obrigado.
  13.  # 14

Colocado por: DOGMAo Sergio Rodrigues é de Braga!

Qual é a empresa ou contacto do Sergio Rodrigues?
  14.  # 15

jcbarbosa mp
  15.  # 16

Colocado por: becasÉ possível? Toda a gente tem dito que não...

Claro que é possivel e o investimento não é assim tão dispendioso quantos alguns deixam transparecer!
  16.  # 17

Claro que é possivel e o investimento não é assim tão dispendioso quantos alguns deixam transparecer!

Pode especificar? Há dias falei com o instalador do aquecimento central da minha casa e ele falou-me em valores muito elevados (4, 5 mil euros...).

Tenho uma caldeira a gasóleo com apenas 2 anos e penso que até tem um rendimento bom, mas com a subida do IVA do gasóleo de aquecimento (para além do preço do gasóleo em si) é uma despesa terrível. Com o frio que faz por aqui, o aquecimento não é propriamente um luxo...
  17.  # 18

Das dúvidas por mim colocadas ainda ficou uma por responder :).

Qual a marca/marcas que aconselham para substituição da caldeira a gasóleo. Penso que pela potência necessária para o aquecimento juntamente com o acumulador para AQS o ideal seria uma de chão de condensação. Algum comentário/sugestão relativamente a este ponto?

Obrigado.
  18.  # 19

boa noite. alguém me saber dizer se é possível transformar uma caldeira mural a gás, beretta, 25 Kw, para pellets?
    agradecia a vossa ajuda.
    obrigado
  19.  # 20

Colocado por: joedualmaruma caldeira mural a gás, beretta
    só as de solo\pavimento é que se conseguem alterar.

0.0234 seg. NEW