Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Passo a explicar a situação: a casa dos meus pais é de 1ºandar, sendo que os pisos são fisicamente independentes, ou seja não tem ligação interior e ao lado da vivenda existe um "jardim" com quase 100m2.
    A minha intenção era construir uma casa de raiz num outro terreno, porém dada a conjuntura económica decidi remodelar o 1º andar dos meus pais e fazer uma ampliação no jardim.
    O 1º andar tem: 3 quartos, 1 casa de banho, 1 sala e uma cozinha e aqui poucas alterações queremos fazer, apenas remodelar no geral e fazer da sala uma suite (zona de dormir, vestir e casa de banho privativa). A ampliação consiste em usar o "jardim" onde pretendemos fazer no rés do chão, uma garagem (2carros), 1 casa de banho de serviço, arrecadação, e lavandaria(ainda a decidir se em baixo ou em cima) e no piso de cima então uma sala, uma cozinha e uma casa de banho e ainda um pequeno terraço.
    Para tal, um arquitecto pediu-nos um orçamento de 3500€, pago em 3x, e que inclui pelo que entendi todas as despesas, e responsabilidade de aprovação do projecto, excepto as despesas camarárias.

    Assim sendo as minhas questões são:

    1º Se acham o orçamento adequado.
    2º Se têm ideia em quanto é que ficarão as despesas camarárias.

    Não sei se dei a informação suficiente para me puderem esclarecer, mas ainda estão tudo numa fase inicial, em que estou a ver o que dá para fazer e quanto iremos gastar no geral.

    Desde já agradeço a resposta.

    Com os melhores cumprimentos.

    Margarida
  2.  # 2

    Bom dia Margarida,

    A questão que coloca das taxas Camarárias é muito vaga, não há um valor fixo a nível nacional para este tipo de taxas, cada município utiliza os seus critérios.
    Relativamente à questão que coloca sobre o valor do projecto ainda mais vago se torna, é fundamental haver uma deslocação ao local para tomar contacto com a realidade, ver a situação em que se encontra a moradia dos seus pais na CM, analisar o Plano Director Municipal para saber se pode fazer o que pretende, ..., só assim a proposta que lhe for apresentada pode ter coerência.
    Coloque umas fotografias do local e outra informação adicional que julgue importante, por exemplo a casa dos seus pais está licenciada? Cumpre o Projecto?


    Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  3.  # 3

    3500€ + IVA?
    Inclui todos os estudos e projectos (Levantamento topográfico, levantamento e desenho da casa existente, projectos de especialidades)?
    Qual a area da casa existente, qual a area da ampliação?
    Qual vai ser o valor de obra que tem em mente?
    Presumo que a intervenção que pretendem, é permitida pelos instrumentos de ordenamento do território, certo?

    As taxas camarárias dependem de cada municipio. Para uma mesma condição de obra, tanto podem ser 50€ como 5000€.
  4.  # 4

    Cara Margarida,

    Caso haja viabilidade para a alteração que pretende fazer e se o valor que o arquitecto incluir as várias especialidades que irão ser necessárias o valor para projecto de licenciamento está dentro dos valores normais para o que pretende.
    As taxas camarárias, tal como já lhe disseram variam muito de município para município.
    Onde se situa a moradia ?

    www.gabineteop.com
  5.  # 5

    Rui Rodrigues,

    Neste momento não lhe sei responder a todas essas questões, uma vez que não estou em casa e não sei ao certo, mas sim penso que a casa esteja licenciada, mas penso que foram feitas remodelações interiores que não estão no projecto original da casa, que tem cerca de 30anos, e está em bom estado. O empreiteiro que em principio ficará responsável pela obra é amigo do meu namorado, e o arquitecto seu sogro, sendo que tiveram a acesso à documentação da casa com o objectivo de perceber se o que queríamos fazer seria possível junto da Câmara de Caldas da Rainha (Concelho de residência), pelo que a resposta foi positiva.
  6.  # 6

    Gabinete OP,

    A moradia situa-se em Carvalhal Benfeito, Caldas da Rainha. E as alterações são viáveis.
  7.  # 7

    Pedro Barradas,

    Não sei a área da casa existente, mas sei que a área de ampliação são praticamente 100m2.

    O orçamento inclui:

    Levantamento Topográfico
    Levantamento da Construção Existente
    Projecto de Arquitectura – Existente
    Projecto de Arquitectura – Alteração
    Projecto de Arquitectura – Proposto
    Plantas de Localização necessárias á entrada de projecto
    Ficha de Águas “visada”
    Ficha de Segurança Contra Riscos de Incêndio
    Projecto da Rede de Distribuição de Águas
    Projecto da Rede de Esgotos Domésticos e Pluviais
    Projecto da Rede de Gás “Visado”
    Projecto de Acústica
    Projecto de Telecomunicações e ITED
    Projecto de Condicionamento Térmico “Certificado”
    Ficha Eléctrotécnica “Visada”
    Projecto de Estabilidade
    Termo de Responsabilidade pelos Projectos apresentados
    Plano de Segurança e Higiene
    Termo de Responsabilidade para Execução da Obra
    Acompanhamento do Projecto até á sua aprovação
    Acompanhamento da obra e de processo de pedido de vistoria.
    Organização de processos em número necessários ao licenciamento na Câmara Municipal e entidades que regem este tipo de projecto e uma cópia para o cliente.

    Segue em anexo a foto da terreno, o que está limitado a vermelho todo o terreno dos meus pais, a laranja a zona que tenciono remodelar e pintado a laranja a zona de ampliação.

    Obrigada.
      Vista Terreno.jpg
  8.  # 8

    O preço parece-me adequado. Tendo em conta que o arquitecto é familiar.

    Sabe que pode dispensar do Projecto Térmico se as obras de alteração e ampliação forem inferiores a 25% na envolvente e nos equipamentos de prepraração de aguas quentes sanitárias? (poupando cerca de 400€ em projectos)
  9.  # 9

    Pedro Barradas,

    Como assim é adequado sendo familiar, se não fosse acha que era "barato", é isso? É que nós não pedimos atenção nenhuma, mas supomos que o empreiteiro tenha dito alguma coisa.

    Podia explicar-me melhor isso do projecto térmico? Ou encontro isso aqui no site?

    Obrigada
  10.  # 10

    Colocado por: dias.m1º Se acham o orçamento adequado.
    2º Se têm ideia em quanto é que ficarão as despesas camarárias.


    o orçamento parece bem dado a área ser pequena pela descrição, apenas dúbio sobre as visitas e acompanhamento
    esclareça isso melhor, quantas visitas, uma média, e se é fiscalização.

    as despesas da câmara, depende de cada câmara pergunte lá é melhor.
    diga que é uma recuperação de x m2 e ampliação de y m2, aponte os dados principais e vá à câmara perguntar.
  11.  # 11

    Obrigada.

    Cumprimentos.
  12.  # 12

    Acho barato.. já que escreve, que incluem nesses 3500€ + IVA (certo?!):
    Termo de Responsabilidade para Execução da Obra
    Acompanhamento da obra
  13.  # 13

    Sinceramente se é 3500€+IVA ou não, não sei porque não veio especificado no orçamento, mas já enviei e-mail a perguntar. Mas sim, com IVA ou não, o que coloquei no comentário foram todos os itens descritos como incluídos no orçamento.
  14.  # 14

    Colocado por: dias.mo que coloquei no comentário foram todos os itens descritos como incluídos no orçamento.

    pergunte do acompanhamento/fiscalização isso é que no meu ver pode ditar discrepâncias""/interrogações no orçamento.
  15.  # 15

    Vou perguntar.
    Qual é o acompanhamento/fiscalização desejável?

    Obrigado
  16.  # 16

    essa obra, genericamente, requer um acompanhamento mais regular que uma obra de moradia, dado o menor tempo de construção.
    se o arquitecto fornece fiscalização/assistência juntos (discutida por vezes, mas não vem ao caso) eu diria no mínimo uma vez por semana.
    sem atender a esse numero, geralmente a regularidade de visitas pode ser atenuada se houver comunicação constante entre si e o arquitecto/fiscal.
  17.  # 17

    Desejável é quando for preciso... normalmente deveria ser 1x semana (se se justificar face ao andamento da obra)... mas sai mais caro que a obra ;)
    O habitual e "obrigatório" é 1xmês em média, conforme o andamento da obra.
  18.  # 18

    não concordo com o Pedro,
    estás a falar em fiscalização? ou assistência?
  19.  # 19

    Bom isso vou falar com o arquitecto então, mas como o engenheiro da empresa de construção é genro dele, penso que a comunicação será mais fácil, e a escolha irá recair neles exactamente pelo conhecimento que temos do bom trabalho deles. Mas sim, é bom discutir todas estas coisas, e a vossa ajuda é importante porque são o tipo de coisas que a maioria das pessoas não entende, e por vezes com o pagar menos, pode sair caro.

    Por isso agradeço mais uma vez.

    Mas então é um preço adequado certo? Ou acham que conseguirei um orçamento mais baixo? Ou mais vale ficar por este ja que confio mais?
  20.  # 20

    Colocado por: dias.mMas então é um preço adequado certo? Ou acham que conseguirei um orçamento mais baixo? Ou mais vale ficar por este ja que confio mais?

    mais baixo não me parece, não aconselhava, pelo menos se é para garantir o mínimo de qualidade.
 
0.0221 seg. NEW