Iniciar sessão ou registar-se
    • nboas
    • 7 dezembro 2011 editado

# 1

Olá a todos,

Depois de meses a ler inúmeras discussões neste forum, decidi partilhar com os membros as obras que pretendo efectuar em minha casa, com as seguintes características:

Existente:
    Idade da Moradia: +20anos
    Tipologia: T3
    Área de Implantação: 125m2
    Área de Construção: 245m2
    Cobertura: Em telha Lusa sobre laje de cobertura, incluindo isolamento térmico projectado.
    Paredes Exteriores: Paredes duplas em tijolo cerâmico sem isolamento térmico
    Disposição:
    R/C - Garagem p/ 3 carros, cozinha, Hall, Arrumos
    Piso 1: 3 Quartos, 2 WC, Sala de estar + Sala de jantar, Cozinha (nunca mobilada), dispensa.
    Tem ainda um sótão para arrumos.

Remodelação Pretendida:

R/C - Não discutido ainda neste forum

Piso 1: Pretendo aproveitar parte da arquitectura existente para criar 2 quartos, 1 suite, 1 WC, uma sala de estar/jantar ampla e uma cozinha.

Descrição Genérica dos trabalhos a realizar:

1-Demolição de alvenarias interiores
    2-Remoção de todos os vãos em madeira, pavimento flutuante e cerâmicos existentes.
    3-Levantamento de paredes divisórias para nova compartimentação.
    4 - Adaptação da parte eléctrica existente para a nova disposição
    5 - Colocação de pré-instalação de ar-condicionado e pré-instalação de aquecimento central + colocação de novo recuperador de calor
    6-Substituição de todas as caixilharias interiores (incluindo soleiras), colocação de nova caixilharia c/ corte térmico e vidro duplo normal (porque são vãos pequenos), estou também a ponderar colocar o sistema ETIC´s (vulgar Cappoto) agora, tudo dependerá do valor global dos trabalhos.
    7- Tapamento dos roços com reboco c/sisal e posterior regularização com aguapast
    8-Aplicação de novos cerâmicos + aplicação de tectos falsos
    9- Estanhar todas as paredes interiores
    10 - Colocação de soalho colado
    11-Colocação dos vãos interiores
    12-Colocação de moveis de cozinha
    13-Pintura de todas as paredes e tectos
    14 e mais: É claro que pelo meio estão consideradas a colocação das loiças sanitárias, aparelhagem de manobra eléctrica e armaduras de iluminação, mas não quis ser excessivamente exaustivo no detalhe.

PRETENDO RECEBER DOS MEMBROS CRÍTICAS CONSTRUTIVAS QUANTO À SOLUÇÃO CONSTRUTIVA, DETALHES CONSTRUTIVOS E NA ESCOLHA DE MATERIAIS, QUE ESTOU A PENSAR ADOPTAR.

BASICAMENTE SERÁ CONSTRUIR O INTERIOR DE UM APARTAMENTO TODO NOVO + CAIXILHARIA TOTAL DA MORADIA, EM QUE O ORÇAMENTO QUE ESTIPULEI MAS NÃO CONTO EXCEDER É DE 40.000,00 €.

Em anexo apresento a planta do projecto de à 20anos atrás e a nova planta com a disposição que pretendo!

ANALISEM E OPINEM....

Cumprimentos
    Vilas Boas
      Planta Piso 1 (Projecto Antigo).jpg
  1.  # 2

Aqui está a solução a disposição pretendida.

Ver Anexo: Planta Piso 1

Cumprimentos
    Vilas Boas
  2.  # 3

..... e com uma pequena alteração no WC.
  3.  # 4

Estou disponível para receber orçamentos para execução das carpintarias, serralharias e tectos falsos.

Zona: Distrito de Braga

Estou a elaborar o mapa de quantidades com a descrição dos trabalhos e quantidades pretendidas, facilitando assim a elaboração do orçamento.

Obrigado,
    Vilas Boas
  4.  # 5

Bom dia,

Se me permite uma observação relativamente à WC da Suite, eu talvez no lugar de 2 lavatórios colocava apenas 1 grande (ganhava espaço de balcão e estéticamente menos pesado).
    Não é minha intenção colocar em causa os gostos, mas apenas porque na altura da construção da casa passei por esse dilema e optei por apenas 1 grande e estou satisfeito (tinha-me arrependido se tivesse colocado 2)...mas é apenas 1 opinião.
    Peço desculpa, espero não ter sido intrometido
  5.  # 6

Caro "playmaker6",

Não peça desculpa por nada, o meu post é mesmo para obter opiniões, e algumas delas poderão me ser bem úteis.

A questão dos dois agravatório também está ainda em questão, contudo pelas construções que tenho visto e da opinião de quem tem dois e quem tem apenas um levou-me a optar por ter 2, se o casal tiver horários semelhantes, ter dois lavatórios ajuda, e quanto à questão de ficar "pesado" a escolha do modelo do lavatório também poderá ser preponderante.

Contudo não deixo de considerar a sua opinião, colocando apenas um lavatório mais rectangular, mas colocando duas torneiras :)

Neste momento, ainda tudo pode ser alterado.

Obrigado pela sua participação.
    Cumprimentos
    Vilas Boas
  6.  # 7

Concordo com a alteração que fez ao WC. Ao eliminar a porta interior e deixar apenas a do cassoneto, permite-lhe usufruir de uma área mais "circulável" .

Ainda relativamente ao cassoneto, eu punha a porta a recolher para dentro da parede do Wc, ao invés de recolher para os roupeiros. Acho que tem aí uma viga que não está representada no mesmo desenho e cuja espessura poderá não permitir que a porta recolha na íntegra.

Confesso que não gosto muito da solução de se entrar em casa e ficar logo com os sofás de frente, mas compreendo a opção numa lógica de aproveitamento de espaço.

Pode sempre prolongar ligeiramente a parede da sala junto à porta de entrada com um tijolo de vidro ou um pladur revestido a pedra. Proporciona-lhe alguma privacidade e "ambiance".

Boa empreitada
  7.  # 8

Boa tarde Sr. Quintinhas,

Antes demais obrigado pela sua observação, quanto à porta no WC, também já tive a solução com cassoneto na outra parede, mas pretendo que a porta trabalhe à face com a parede, podendo assim revestir essa mesma parede com a mesma madeira do Hall dos quartos, eu tive em consideração a localização das vigas, mas sendo a porta c/2m de altura não terei problemas nesse aspecto, com esta solução sei que irei ter que "rasgar" uns 8cm da parede para que a porta entre um pouco mais por entre os armários, uma vez que os armários têm 60 cm de profundidade e a porta terá de ter no mínimo 65cm de largura.

Quanto à questão de entrar e dar de caras com os sofás, também já pensei nisso, mas a minha intenção é mesmo ter uma sala mais ampla, se reparar, o projeto antigo era um corredor e tinha a tal "privacidade" para a sala.

Quanto à parede que falou, será executada em gesso cartonado (que fará também um "caixote" para o recuperador de calor) e revestida a Xisto/ardósia para dar mais cor e "vida" à sala, agora quanto é que ela vai avançar...... sim poderá avançar mais uns 50 cm para tapar um pouco a visibilidade das visitas que ficam à porta :)

Obrigado pelo seu comentário

Vilas Boas
  8.  # 9

A linha a verde é onde pretendo revestir a ardósia/xisto...

Avançar mais um pouco não seria má solução pensando na privacidade! ;)

Obrigado
  9.  # 10

Colocado por: nboas..... e com uma pequena alteração no WC.

opte por esta
    Concordam com este comentário: nboas
  10.  # 11

Concordo com essa alteração. Em minha casa tenho uma porta de correr do quarto para vestiário e do vestiário para Wc e ficou mt bem
  11.  # 12

Quanto à escolha dos materiais:

Carpintarias:
    Postas à face na zona do Hall dos quartos, com revestimento em madeira no mesmo tipo de madeira, sucupira.
    Restantes portas, apainelados e rodapés também em sucupira.
    Soalho colado em madeira de carvalho.

Serralharias:
    Caixilharia em alumínio c/ corte térmico e vidro duplo normal, cor cinza forja (as paredes exteriores serão para aplicar sistema Etic´s na cor branco), para já deverá ficar como está, tradicional "carapinha" a branco. A maioria dos vãos será de correr, salvo as porta de entrada e os vãos dos WC´s que serão oscilabatentes.

Estores:
    Estores de correr em alumínio com isolamento no seu interior, cor cinza forja.

Cantarias:
    Soleiras em granito amarelo Vila Real
    Partes das fachada exterior serão para revestir também com granito amarelo Vila Real, peças c/aprox: 0.40m de altura onde se poderá notar um friso horizontal com esse mesma altura. (Modo de aplicação: ou colado sobre o sistema Etic´s ou tipo fachada ventilada com as placas de isolamento nas costas, quanto ao preço de aplicação, o 2º sistema é mais caro, contudo para mim é de graça, tenho um familiar que aplica, assim como todos os cerâmicos ;)

Pinturas:
    Irei optar pela tradicional cor branco ou quase branco, já que em alguns locais irei ter revestimento em madeira e ardósia/xisto.

Se me indicarem na planta um local onde poderá levar um papel de parede (enviem imagem), ou outro tipo de material sem que comece a parecer materiais a mais para locais a menos, agradeço ;)

Tectos Falsos:
    Abertura para colocação de cortinas nos quartos e sala.
    Sanca para colocação de luz indirecta (não sei ainda os locais, indicam algum local que poderá ficar bem ? )

Loiças Sanitárias e torneiras:
    Em princípio vou escolher da Sanitana, na relação preço/design/qualidade acho que é uma boa escolha.

Cerâmicos:
    Ainda está crú esse tema :)

Moveis de cozinha:
    Também ainda crú ....

ALGUMA SUGESTÃO DE ALTERAÇÃO ? SE TIVEREM FOTOS PARA MOSTRAR COM SOLUÇÕES SEMELHANTES OU NOVAS SOLUÇÕES AGRADEÇO ;)
  12.  # 13

Colocado por: nboas..... e com uma pequena alteração no WC.

Atenção à largura da passagem para entrar no WC comum aos quartos. Pelo "boneco", parece que com a porta aberta fica com poucos centímetros entre a porta e o móvel do lavatório.

Poderá dificultar o acesso ao WC.

MC
  13.  # 14

Colocado por: Quintinhas

Atenção à largura da passagem para entrar no WC comum aos quartos. Pelo "boneco", parece que com a porta aberta fica com poucos centímetros entre a porta e o móvel do lavatório.

Poderá dificultar o acesso ao WC.

MC

Muito bem observado ;)

Contudo também já me tinha apercebido disso, actualmente a porta trabalha com dobradiças no vertice interior do aro, a porta abre mais de 90º e funciona perfeitamente.

Sendo a porta à face, a porta irá trabalhar quase no vértice exterior do aro, sendo assim, para a porta abrir mais de 90º por causa do móvel (que quero nesse local), terei que fazer um rasgo na parede conforme a figura ilustra.

Mais uma vez, parabéns pela observação ;)

Cumprimentos
    Vilas Boas
  14.  # 15

Já dei início à remodelação! Junto anexo a Planta Final.

Quem quiser saber alguns valores unitários esteja à vontade.

0.0196 seg. NEW