Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    O meu sogro tem um fogão a lenha na sua cozinha, o qual está apenas a aquecer as AQS.
    Aquilo está tudo ligado em circuito aberto (até porque a casa dele ainda é daquelas que se tem de encher o depósito todos os dias... o homem não confia em "tecnologias")

    O sujeito quer agora colocar radiadores em casa e estava a pensar em comprar um fogão novo, ou adaptar o fogão a lenha dele (tem apenas uma pequenina serpentina no local de queima da lenha)

    Dado que sempre que ele liga o fogão e como aperta bem com ele, a água sai sempre a ferver, será que é possível com este pequeno fogão aquecer a casa, com cerca de 100m2?
    • SACS
    • 8 dezembro 2011

     # 2

    boas.
    quando fala em fogão espero que esteja a falar de recuperador de calor, se assim for não terá qualquer problema!
  2.  # 3

    Não... é mesmo um fogão a lenha!!!
  3.  # 4

    • SACS
    • 12 dezembro 2011

     # 5

    nao me pareçe que seja isso, porque aqui o nosso amigo quer fazer o aqueçimento a casa com uma especie de "serpentina" segundo o que percebi...
    e isso...... nao sei, mas duvido!!! ;)
    e essa foto, é 1 fogao de cozinha dos de antigament, mas que com a crise que se pareçe querer entranhar no nosso pais está a provocar uma grand procura!!!
    • eu
    • 12 dezembro 2011

     # 6

    Pode fazê-lo, colocando uma serpentina grande no tubo de exaustão de gases, se tiver um diâmetro suficiente.

    No entanto, eventualmente isto vai provocar condensação, com líquidos a escorrer pelo tubo abaixo...
    • adias
    • 12 dezembro 2011 editado

     # 7

    jfsmoreira

    O meu irmão usa a solução fogão. Os meus pais apenas para AQS, embora também estejam a considerar instalar aquecedores, para dizer adeus aos electricos.
    Mas em ambos, o fogão não tem serpentina. Tem um recuperador de calor em redor da fornalha. Que é a solução mais comum.

    Quando diz circuito aberto.... as AQS circulam do deposito-fogão-casa de banho? Não tem acumulador com um circuito acumulador-fogão e outro depósito-acumulador-casa de banho?
    Tem ideia de quantos litros de AQS num dia normal consegue o dito aquecer e temperatura média?

    Para ter radiadores, creio que tem de ter acumulador. Portanto deve começar por aí.
    Depois, certamente terá que contratar um técnico para instalar o dito, pelo que provavelmente ele lhe dirá se a solução serpentina é suficiente.
  4.  # 8

    Aquilo está parecido com isto:

    E não tem caldeira! É mesmo só uma pequena serpentina que passa dentro do local de queima da lenha!
    • eu
    • 13 dezembro 2011

     # 9

    Colocado por: jfsmoreiraAquilo está parecido com isto:

    E não tem caldeira! É mesmo só uma pequena serpentina que passa dentro do local de queima da lenha!

    Mas tem uma bomba circuladora ou não? Qual é o papel do acumulador?
    • adias
    • 13 dezembro 2011 editado

     # 10

    tem a certeza do esquema? Que existe aquela ligacao quente entre o fogao e as torneiras?
    Nestas ligacoes, nao se entende que raio de papel tem mesmo o acumulador... porque nao vai aquecer AQS nenhuma assim (pois circula a fria directamente pelo fogao qd este está apagado... a menos que haja uma torneira... e torna-se tudo ainda mais estranho (pelo pouco que sei)

    As instalações que temos a AQS nao sai ali, mas de um segundo circuito no acumulador, em que entra agua da rede e sai AQS.

    Se efectivamente tiver este esquema, não pode adicionar radiadores. Estes precisam de um circuito fechado.

    "eu":
    na instalação dos meus pais, nao havia bomba circuladora no circuito fogão. Resultava em muito desaproveitamento de energia, mas o dito é usado para cozinhar, portanto ainda assim produzia AQS mais que suficiente. Também resultava em a valvula de segurança abrir mais vezes que necessário.
    Quando adicionaram paineis solares, instalaram entao bomba em ambos.
  5.  # 11

    penso que seja mesmo assim... nunca percebi muito aquele funcionamento...
    O acumulador não tem nenhuma serpentina e tem uma entrada de água fria em baixo. Por cima existe uma canalização que vai ao fogão e para as torneiras.
    Não tem nenhuma bomba.

    Aquilo foi montado à 30 anos e o canalizador deixou o "trabalho a meio"... mas para o meu sogro, desde que deite água quente está bom!!

    Entretanto já rebentaram tubos, torneiras, etc... afinal sempre que o fogão está arder, nas torneiras sai vapor!!
  6.  # 12

    cá para mim, que sou um leigo na matéria, o seu sogro acende o rastilho a uma bomba sempre que acende o fogão.
    tenho lá um sistema semelhante, com cerca de 10 anos, em que o acumulador tem a entrada fria da rede, tem uma saída para o fogão e uma entrada do fogão (são estas duas que fazem a ligação á serpentina do fogão - a água circula naturalmente, a quente sobe e automaticamente a fria desce) e tem uma saída para as torneiras.
    No entanto está tudo ligado a um vaso de expansão e não sei que mais que controla a pressão dentro do cilindro.

    cá para mim não é normal sair vapor nas torneiras...
    • eu
    • 14 dezembro 2011

     # 13

    Colocado por: pirikaNo entanto está tudo ligado a um vaso de expansão e não sei que mais que controla a pressão dentro do cilindro.

    No esquema apresentado, também existe um vaso de expansão: é o "depósito".
  7.  # 14

    Colocado por: eu
    No esquema apresentado, também existe um vaso de expansão: é o "depósito".


    sim, não tinha reparado nisso.

    mas continuo a não achar normal as torneiras soltarem vapor quando o sistema está em funcionamento...
  8.  # 15

    Se as torneiras deitam vapor efectivamente, é porque estão ligadas directamente ao fogão.
    O vaso de expansão não dá garantias totais, depende muito do comprimento total da canalização. Se rebentam tubos e torneiras, por causa da pressão, é bom indicio que a expansão não se faz só para o vaso.

    Mas, se é efectivamente o caso, não tem hipotese de instalar aquecimento nesse sistema. Precisa de um acumulador com circuito fechado ao fogão, circuito aberto para AQS e circuito fechado para radiadores.
    Se pensar em colocar os aquecedores no circuito aberto, como parece ter, vai aumentar em muito o total de canalização no vaso de expansão e com isso rebentamentos diários e perigosos.

    Quando o fogão está apagado tem água quente?
  9.  # 16

    Colocado por: adiasQuando o fogão está apagado tem água quente?


    Segundo ele tem água para 2 dias!
 
0.0163 seg. NEW