Iniciar sessão ou registar-se
    • AeD
    • 8 dezembro 2011 editado

# 1

Boa tarde,

Tenho visto algumas discussões acerca deste assunto, e assim aproveito para colocar uma dúvida. Eu estava a pensar instalar aquecimento central num apartamento T3 com 120 m2. já vi que o ar condicionado é dispendioso em termos de manutenção e factura elétrica, tal como os radiadores eléctricos.

Estou indeciso entre aquecimento a caldeira, bomba de calor e Termoestufa (Salamandra hidro) a pallets. no entanto também não sei bem como cada uma destas opções funciona.

Será que alguem me consegue ajudar?

Agradeço

Cumprimentos.
    •  
      FD
    • 9 dezembro 2011

# 2

Quanto é que pode ou quer gastar na compra/instalação?
    Quanto é que pode ou quer gastar nos consumos?
  1.  # 3

Colocado por: AeDEstou indeciso entre aquecimento a caldeira, bomba de calor e Termoestufa (Salamandra hidro) a pallets.

Colocado por: AeDjá vi que o ar condicionado é dispendioso em termos de manutenção e factura elétrica

Se acha os ACs dispendiosos na factura, imagine os outros...
    • mog
    • 9 dezembro 2011

# 4

Não sei se no caso de um apartamento será boa ideia uma bomba de calor. A minha faz um pouco de barulho e imagino que no caso de um apartamento os seus vizinhos não achem piada (a menos que haja modelos silenciosos)...
    Por aquilo que tenho lido no fórum, talvez o ac seja a melhor opção.

Cumps.
  2.  # 5

Na relação investimento/consumos nao me parece que nada bata os AC.
    Concordam com este comentário: noves fora
    • eu
    • 9 dezembro 2011

# 6

Colocado por: AeDjá vi que o ar condicionado é dispendioso em termos de manutenção e factura elétrica

O quê !?
  3.  # 7

se ja tem a instalação para radiadores feita pode colocar radiadores mais caldeira de condensação!
    • AeD
    • 12 dezembro 2011

# 8

FD na compra/instalação penso gastar até 5000 euros, mas isto é apenas uma estimativa pois não conheço os preços e equipamentos. No consumo seria bom ter o menor gasto possível.

Pedro Azevedo78 eu nunca utilizei os AC´s. No entanto vi em discossões anteriores que são muito dispendiosos. Então, no caso de um apartamento, considera que os AC's são uma opção melhor do que a caldeira?

Sergio Rodrigues ainda não tenho instalação para radiadores nem ar condicionado. Terei que fazer. O que é uma caldeira de condensação?

Obrigado a todos!
  4.  # 9

Caro AeD,
    Realmente o A.C. num apartamento acaba por ser a opção menos dispendiosa, também ao nivel dos consumos já tem equipamentos com classe A que não gastam muito, dependendo do Nº de divisões consegue por menos que 5000 euros climatizar a casa toda, o mesmo já não se pode dizer se optar por radiadores + bomba de calor ou mesmo outra fonte de calor.
    • eu
    • 12 dezembro 2011

# 10

Colocado por: AeDEntão, no caso de um apartamento, considera que os AC's são uma opção melhor do que a caldeira?

Obviamente!
  5.  # 11

Colocado por: AeDconsidera que os AC's são uma opção melhor do que a caldeira?

sem duvida e de todas as soluções é a que envolve menos obras na instalação, com resultados satisfatórios ao primeiro toque no botão e sem ficar sem camisa com a conta da energia.
    • AeD
    • 13 dezembro 2011

# 12

Ok, alguem sabe dar um valor em média de gastos de energia para um T3 com Ac? Ou alguma fórmula com a qual se possa calcular?

Obrigado.
  6.  # 13

Tenho um T3, com AC pela casa toda. O meu t# tem mais de 200 m2 de área. A conta certa da EDP é de 150 euros. Tenho tudo eléctrico, incluindo termoacumulador.
    Mais barato que A/C não arranja, ainda com a vantagem que desumidifica e que tem uma instalação bastante simples, sem ter que abrir roços para tubagens de irradiadores pela casa toda, carregar os sacos de pelletes, etc..
    Instale A/C, é o melhor que pode fazer.
    • AeD
    • 13 dezembro 2011

# 14

Sr Noves Fora, 150euros por mês já é um pouco caro. Mas obrigada pela sua intervenção na discussão.
    • AeD
    • 13 dezembro 2011

# 15

Alguém sabe qual o gasto mensal de uma caldeira a gás com radiadores?

Cumprimentos
  7.  # 16

Colocado por: AeDalguem sabe dar um valor em média de gastos de energia para um T3 com Ac?

tenho uma moradia com 200m2 e gasto 120€ mês, com tudo electrico, forno, placa de indução, maquinas e toda a tralha eléctrica\electrónica de uma casa com 4 pessoas e 2 bichinhos grandes de 4 patas,

Colocado por: AeDAlguém sabe qual o gasto mensal de uma caldeira a gás com radiadores?

antes de montar o AC, usei durante 15 dias o aquecimento central com caldeira a gaz e em 15 dias foram ao ar 2 garrafas de 45Kg de gaz, ao preço actual foram 184€ em quinze dias o que perfazia 368€\mês.
    • AeD
    • 13 dezembro 2011

# 17

Bem grande diferença... Talvez seja mesmo melhor optar pelo AC.

Agora resta saber qual as melhores marcas relacionando preço/qualidade/consumo.
  8.  # 18

Colocado por: AeDsaber qual as melhores marcas relacionando preço/qualidade/consumo.

As maquinas melhores consomem pouco e duram muito, sao caras, as maquinas mais baratas, consomem mais e duram menos,
    Como e evidente vai depender da sua disponibilidade financeira.
    • AeD
    • 13 dezembro 2011

# 19

e as melhores estamos a falar de que preços?
    • AeD
    • 13 dezembro 2011

# 20

e que marcas?

0.0255 seg. NEW