Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Gostaria de ajuda dos entendidos do fórum sobre Ar Condicionado.
    Tenho uma moradia que foi remodelada há 5 anos e que precisa de uma solução de isolamento térmico e aquecimento. O arrefecimento também é bem vindo mas pelas poucas vezes que o liguei não será muito importante.
    Tenho 3 unidades exteriores Samsung com 2 interiores cada uma. Acontece que, em 5 anos o gás das unidades perdeu-se e os aparelhos não funcionam. As tubagens foram substituídas na altura por novas portanto, à partida, o problema deve ser nas ligações. Para além disto os aparelhos são bastante antigos e ruidosos e a minha vontade é mudá-los por uns mais eficientes e que possa usar para climatizar em condições a casa.

    1ª Pergunta: Isolar, Ventilar, Aquecer/Arrefecer ? Por esta ordem ou posso, temporariamente, enquanto estudo a melhor solução de isolamento saltar para o Aquecer/Arrefecer?

    2ª Pergunta: Uma vez que os tubos foram usados com gás R22, é possível proceder à sua lavagem para utilizar com novos aparelhos e R410? Foi-me dito que não, pois poderia, a longo prazo, danificar o compressor.

    3ª Pergunta e última, para já: A distância entre os aparelhos interiores e exteriores já não é um grande factor a ter em conta quanto ao eficiência dos mesmos, pois não? Tenho aparelhos exteriores/interiores distanciados cerca de 10 metros.

    Cumprimentos e obrigado desde já,

    Ricardo Gonçalves
  2.  # 2

    Colocado por: ricardo_jgPor esta ordem ou posso, temporariamente, enquanto estudo a melhor solução de isolamento saltar para o Aquecer/Arrefecer?

    como solução rápida e imediata, depois adapta.

    Colocado por: ricardo_jgUma vez que os tubos foram usados com gás R22, é possível proceder à sua lavagem para utilizar com novos aparelhos e R410?

    é obrigatório, senão vão ao ar todos os compressores que lá colocar e sem garantia.

    Colocado por: ricardo_jgA distância entre os aparelhos interiores e exteriores já não é um grande factor a ter em conta quanto ao eficiência dos mesmos, pois não? Tenho aparelhos exteriores/interiores distanciados cerca de 10 metros

    10 metros nunca será problema para qualquer maquina,

    atenção que as unidades de 410 usam diâmetros de tubagem menores e isso pode alterar as distancias\rendimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo_jg
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta!

    Em relação à tal lavagem, é possível executá-la e não deixar vestígios nenhuns que possam danificar os novos compressores?
    Se não for bem executada e as máquinas avariarem a sua reparação é muito cara?

    Em relação às tubagens não será possivel soldar umas pontas novas com o tamanho correcto mantendo o diâmetro do tubo? Isto significa uma grande perda de eficiência?

    A ideia seria pôr as unidades nos sitios existentes com as tubagens que estão já instaladas e assim poupar uma parte significativa dos custos desta operação.

    Cps,
    Ricardo Gonçalves
  4.  # 4

    Colocado por: ricardo_jgé possível executá-la e não deixar vestígios nenhuns que possam danificar os novos compressores?

    è obrigatorio, apesar de ser um processo simples, tem que ser bem executado, e comprovar com precisão que não ficou nenhum dentro das tubagens, basta medir\pesar o que se colocou e pesar\medir o que se retirou,

    Colocado por: ricardo_jgSe não for bem executada e as máquinas avariarem a sua reparação é muito cara

    o compressor vai avariar e dependendo das maquinas o custo de um compressor com mão de obra chega a ser 80% do valor da maquina,

    e não está coberto pela garantia de fabrica,

    mas não tem nada de estarordinario, já fiz em dezenas de instalações e não tem qualquer problema de maior,

    Colocado por: ricardo_jgEm relação às tubagens não será possivel soldar umas pontas novas com o tamanho correcto mantendo o diâmetro do tubo? Isto significa uma grande perda de eficiência?

    o problema é se tiver por exemplo tubagens a 10 metros e de secção muito superior ao necessario, nalguns casos pode nem trabalhar aceitávelmente, mas depende das tubagens existentes e das maquinas a instalar, em ultimo caso adapta as maquinas á tubagem, por exemplo escolhendo o modelo superior que já suporta as tubagens\secções\distancia actual,

    é importante se não mesmo obrigatório uma analise cuidada desta situação e ver no local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo_jg
  5.  # 5

    Obrigado! Totalmente esclarecido. :)
 
0.0105 seg. NEW