Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    tenho pesquisado e não encontro a resposta gostaria que me informassem a seguinte questão.
    A minha mãe herdou metade de uma casa da minha falecida avó juntamente com um outro irmão, o que se passa é que para ela metade da casa é excelente, até pq é grande. Quanto ao seu irmão ele não tem o menor interesse pela casa até porque tem várias e agora quer forçar a minha mãe a comprar ou a vender a parte dela.
    O que se passa é que a minha mãe não tem dinheiro para comprar e não a quer vender pois para ela essa metade chega-lhe e gostaria muito de ficar com ela pela recordação da sua mãe.

    Não sei se ela é obrigada a comprar essa metade, ou mesmo de vender a parte dela! Estamos um pouco preocupados pois isto no meio de 10 irmãos onde cada um ficou com uma coisa por sorteio eles foram os únicos que ficaram com algo para partilhar e não queremos atrapalhar nada mas achamos um pouco injusto termos que vender algo que gostaríamos de ficar, pois achamos que é o direito da minha mãe e comprar não temos essa hipotese.

    Podem me explicar como se procedem nestes caso existe alguma obrigatoriedade em vendermos a parte da minha mãe? Eu sei que se não o fizermos ou não comprarmos a outra parte, possivelmente em termos de obras ou isso teremos consequências mas não queríamos mesmo abdicar do que a minha avó deixou à minha mãe .

    Muito obrigada
    •  
      FD
    • 9 dezembro 2011

     # 2

    Colocado por: VeraBduartePodem me explicar como se procedem nestes caso existe alguma obrigatoriedade em vendermos a parte da minha mãe?

    Sem recorrer a tribunal não existe nenhuma obrigatoriedade.
    Mas, basta que o outro herdeiro recorra a tribunal para que tenham que vender a casa. E depois será pior, porque terão que pagar advogado, custas judiciais, a casa pode vir a ser vendida por um valor menor, etc.
    Ou seja, podem adiar a decisão de vender mas, perderão sempre mais do que se venderem sem recorrer ao tribunal.

    Proponham ao outro irmão a compra da parte dele em prestações.

    Já agora, quando diz, "metade" quer dizer que é metade da propriedade ou metade da casa propriamente dita?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VeraBduarte
  2.  # 3

    Obg.

    Metade é mesmo uma casa a dividir pelos 2, aquilo é uma casa única rés de chao e 1ºandar, apenas com uma entrada principal sem terreno à volta apenas garagens no rés de chão e o que se pensou fazer inicialmente é dividir a casa, onde um ficava com a parte da frente e outro de trás (com res de chao e 1ºandar).
    Nós não queremos vender a nossa parte pois fará falta à minha mãe e tb não queremos comprar a outra parte pois n temos dinheiro para investir nem interesse! Agora será que seremos mais tarde obrigados a vender/comprar sem interesse? Só pq o outro irmão assim o deseja?

    Mt Obg.
  3.  # 4

    Pensem assim...o mercado está mau, a casa provavelmente é antiga...porque é que não propõem ao outro irmão a compra da metade da casa por um valor justo/económico? Encarem isso como um investimento...e ele, como tb quererá evitar chatices (pelos vistos não lhe fará mt falta o dinheiro), é possível que aceite um valor comedido...Podem até dividir a casa na mesma e alugar a outra metade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VeraBduarte
  4.  # 5

    Obg.

    Sim a casa é muito antiga no norte, para terem uma ideia nem wc tem! Precisará de uma obras valentes, por isso é q n queríamos estar a investir na compra da outra metade pois seria suficiente aquela parte e já teriamos mt que gastar em obras!

    Segunda-feira será a escritura e aquela casa ficará então para os 2 neste momento e amanhã já estaremos juntos e veremos quais as intenções dele!

    Muito obg.
 
0.0091 seg. NEW