Iniciar sessão ou registar-se
    • damaso
    • 9 dezembro 2011 editado

     # 1

    Estou a pensar avançar com a construção de uma moradia unifamiliar num terreno com cerca de 900m2.As dúvidas são muitas pois ainda estou numa fase muito inicial. Gostava que a casa tivesse +- 200 m2de área útil, com acabamentos médios para não disparar os custos.Alguem sabe o preço médio de constução nesta zona? Ainda não tenho projecto e estou à procura de um bom gabinete de arquitectura ou engenharia, será que alguém me pode indicar algum? Agradeço comentários.
    • ARIG
    • 9 dezembro 2011

     # 2

    Para uma casa deste género com ária de 200m2, pode gastar a volta de 450euro/m2 chave na mao.
  1.  # 3

    damaso,

    para a construção da sua moradia, irão existir várias questões, tais como saber qual a morfologia do terreno, saber como está classificado o terreno face ao PDM do municipio, etc..
    Normalmente os custos para uma boa relação preço qualidade vão desde os 750 euros/m² até aos valores que pretender (ex. 1000 euros/m²). Tudo depende de quanto pretende gastar e se tiver sorte em selecionar um bom gabinete de projecto para lhe elaborar os projectos, com rigor pode em conjunto com o arquitecto gerir esses custos de modo a que no final da obra tenha investido o que pretendia e não pagar mais do que aquilo que definiu.
    Por isso, o conselho que lhe dou é de numa primeira fase contactar alguns gabinetes de projecto e se possivel apresentar o seu terreno e as suas pretensões face ao que pretende construir.
    Será certamente o ponto número 1, para que o gabinete investigue e tirando partido do que pretende adquira as informações necessárias para iniciar o processo.
    Ponto numero 2, se já tiver um levantamento topográfico, será vantajoso, no sentido de perceber qual a morfologia do terreno.

    No que puder ajudar disponha.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 4

    Arig,

    450 é irreal.
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 5

    Colocado por: ARIGPara uma casa deste género com ária de 200m2, pode gastar a volta de 450euro/m2 chave na mao.

    Explique lá onde é foi buscar este valor, quantas já fez a 450€/m2?
  4.  # 6

    Adarq
    Obrigado pela ajuda.Não me parece que tenha muitos condicionantes para construir pois o terreno é plano.Situa-se num loteamento urbano onde já existem outras moradias construidas.Pelo seu comentário parece-me ter conhecimentos especificos.É profissional ligado a projectos? É da zona de Pombal?
  5.  # 7

    damaso,

    Nesse caso deve existir um alvará de loteamento onde devem constar algumas normas a cumprir, bem como toda a legislação. Sou profissional ligado a projectos, especificamente Arquitectura.
    A adarq é um atelier de arquitectura. Sou do Entroncamento, mas a distância não é um factor castrador para se elaborar um projecto. Senão não teria feito alguns para Angola, Brasil, Lisboa, etc...
    Na zona de Pombal conheço um atelier a partir daqui do forum da casa. Flasharquitectos, Atelier estes que já fez projectos para o Entroncamento, por isso lhe digo que a distância não é um factor castrador.

    Tente preocupar-se com o profissionalismo do atelier que quiser contractar. E recomendo-lhe a contactar mais que um atelier para obter honorários referentes aos projectos.

    Algum esclarecimento disponha.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: PedroResende
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flash_arquitectos, miguelvieira
  6.  # 8

    Boa Noite Damaso,

    É prematuro avançar com valores m2 para a construção da sua moradia sem conhecer minimamente o terreno de intervenção e sem ter uma noção mais realista do programa que pretende para a moradia. No entanto, numa construção de qualidade média e sem grande complexidade estrutural, poderá apontar para valores dentro dos 600 euros/m2.
    Uma vez que ainda se encontra numa fase muito prematura do processo, aconselho-o a definir o conteúdo programático que pretende para a moradia, o valor que pretende gastar na construção, o tipo de arquitectura, ... depois consultar um conjunto de gabinetes/ateliers que lhe saberão dizer se as suas pretenções são realistas.
    Deve ainda saber o enquadramento com o Plano Director Municipal (PDM) do terreno que tem em vista para a construção. Por norma mesmo que o cliente já o tenha feito, e mesmo antes de definir a proposta de honorários, é uma avaliação que temos por hábito fazer para ter a certeza que não há qualquer tipo de condicionalismo que impeça a intervenção.
    Somos um gabinete de Pombal , caso o entenda teremos todo o gosto em poder avaliar a sua situação sem que isso represente qualquer vinculo a nós.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues arq. e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com
  7.  # 9

    Boa noite Arq. Rui Rodrigues.
    Realmente ainda estou numa fase muito inicial, o terreno é na localidade da Pelariga.Pretendia uma casa com pouca complexidade estrutural com um valor de construção final entre 150.000 a 170.000 euros. O tipo de arquitectura desejado seria uma mistura de moderno com tradicional para talvez controlar o preço final.
    Teria todo o gosto de falarmos pessoalmente.

    Cumprimentos,

    Dâmaso
  8.  # 10

    Colocado por: damasoo terreno é na localidade da Pelariga.

    Finalmente alguém da minha freguesia :-))
  9.  # 11

    damaso,

    Caso esteja interessado, terei todo o gosto em ajudá-lo.

    Caso haja interesse de sua parte, comunique.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  10.  # 12

    adarq

    Obrigado pela ajuda. Preciso de amadurecer as ideias.Depois de saber melhor aquilo que quero entrarei em contacto.

    Cumprimento

    dâmaso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adarq
  11.  # 13

    damaso,

    Certifique-se que as suas ideias são decisivas para o que efectivamente pretende. Certamente perceberá em conversa com o arquitecto que as suas ideias são fundamentais para o inicio do projecto. Lembre-se também que a casa é para si e como tal terá de ser feita à sua media.
    Como costumo dizer:
    Cada casa é uma casa!

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 14

    Obrigado Damaso, quando o entender entre em contacto connosco ou deixe-nos o seu contacto no nosso email, [email protected], para podermos agendar um dia para falar-mos pessoalmente.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues
  13.  # 15

    Picareta é do concelho de Pombal?

    Cumprimentos,
    rui rodrigues
  14.  # 16

    Colocado por: flash_arquitectosPicareta é do concelho de Pombal?

    ya...freguesia da Pelariga, um pouco distante de uma terreola chamada Meirinhas :-))
  15.  # 17

    Não vou entrar por ai! :) Também não sou das Meirinhas, o atelier é que é lá, mas é boa terra!
    Bem... Duas pessoas do Fórum do concelho de Pombal... Acho que o próximo almoço de Convivio do Fórum podia ser aqui no concelho... :)
  16.  # 18

    Colocado por: Picaretauma terreola chamada Meirinhas :-))

    Era uma brincadeira, não leve a mal :)

    Colocado por: flash_arquitectosAcho que o próximo almoço de Convivio do Fórum podia ser aqui no concelho... :)

    Apoiado.

    Colocado por: flash_arquitectosDuas pessoas do Fórum do concelho de Pombal...

    Mas moro em Coimbra.
  17.  # 19

    Claro que não levo a mal!

    Cumprimentos
  18.  # 20

    Dâmaso,

    Os outros utilizadores já disseram tudo, só venho reforçar o que também já foi dito.....450€ m2??? não se fie nesses numeros. Estabeleça um tecto orçamental com o seu atelier e trabalhe a partir daí.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
 
0.0246 seg. NEW