Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Hoje tive uma conversa com um construtor, expliquei-lhe mais ou menos as caracteristicas da casa e o nivel de acabamentos pretendido. Para uma área úti de 200 m2 disse-me ser possivel construir por 150.000 €. Voltei a ficar entusiasmado, mas as dúvidas persistem. A próxima fase é falar com um atelier de arquitectura e tomar decisões a partir daí.
    Obrigado Nuno Costa pela opinião.

Cumprimentos
    • jafn
    • 10 dezembro 2011

# 2

Colocado por: damasoHoje tive uma conversa com um construtor, expliquei-lhe mais ou menos as caracteristicas da casa e o nivel de acabamentos pretendido. Para uma área úti de 200 m2 disse-me ser possivel construir por 150.000 €. Voltei a ficar entusiasmado, mas as dúvidas persistem. A próxima fase é falar com um atelier de arquitectura e tomar decisões a partir daí.
    Obrigado Nuno Costa pela opinião.

Cumprimentos

Já com IVA incluído?
  2.  # 3

jafn,
    O preço dado pelo construtor é o preço chave na mão. No entanto foi uma conversa pouco aprofundada e sem compromissos.

Cumprimentos
  3.  # 4

Colocado por: damasoHoje tive uma conversa com um construtor, expliquei-lhe mais ou menos as caracteristicas da casa e o nivel de acabamentos pretendido. Para uma área úti de 200 m2 disse-me ser possivel construir por 150.000 €. Voltei a ficar entusiasmado, mas as dúvidas persistem. A próxima fase é falar com um atelier de arquitectura e tomar decisões a partir daí.

sim é possivel, isto desde que tenha os pés bem assentes no chão
    ter um projecto realista é essencial para essa meta
  4.  # 5

Fernando Gabriel Arq,

Obrigado pelo comentário. Hoje estou a começar a contactar gabinetes de arquitectura de forma a marcar reuniões.Sei que é importante ter opniões profissionais e experientes.
    O meu objectivo é mesmo não ultrapassar a minha capacidade financeira.Não quero correr o risco de não conseguir acabar a obra, ou ficar parada por falta de liquidez.

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: adarq
  5.  # 6

Bom dia,

Reuna alguns orçamentos e compare o que lhe pedem com o que lhe oferecem, e à semelhança dp valor de construção m2, se for um valor demasiado baixo o serviço pode pode reflectir esse valor.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 7

Boa noite,

Damaso,

Gostaria de lhe deixar um conselho e ao mesmo tempo um desafio ao gabinetes de projecto:

Pretendia uma casa com pouca complexidade estrutural com um valor de construção final entre 150.000 a 170.000 euros. O tipo de arquitectura desejado seria uma mistura de moderno com tradicional para talvez controlar o preço final.

Quando solicitar cotação de honorários, exiga o seguinte:

Exiga que a equipa projectista se responsabilize por cumprir o objectivo de preço que fixou(150.000,00€ ou 170.000,00€ - apenas um valor e bem claro). Digo isto porque idealizar um projecto com objectivo de preço a cumprir não é tarefa fácil e geralmente depois da obra pronta pode preparar 25 a 30% para extras(considerando que não foram solicitados pelo dono de obra e apenas seguiram o projecto em termos dimensionais, materiais, técnicas e equipamentos). Exiga uma garantia que caso o valor de execução da obra conforme o projecto aprovado exceda determinada quantia, o restante seja suportado pela equipa projectisita e vai ver que o discurso muda.

Ainda lhe digo mais: Coloque um objectivo de preço que inclua honorários de projecto, taxas e licença de construção, construção da moradia, construção de arranjos exteriores, etc.. veja também quanto vai pagar anualmente de IMI, aquecimento, manutenção do edificado, etc...

Com isto não quero dizer que não encontra estes profissionais, porque eles existem de facto, no entanto a maioria não actua desta forma. Uns porque não sabem e outros porque não querem arriscar tempo e perdas.

Deixo-lhe este conselho porque sei que as coisas acontecem dentro destes moldes e também porque penso que já é tempo de deixar de esbanjar dinheiro e não cumprir objectivos neste país, onde actualmente todos pagamos por erros mais ou menos evitáveis.

Cumprimentos,

Fernando Tavares

[email protected]
    www.casasdemarca.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Toinalmeida
    •  
      mrmac
    • 12 dezembro 2011 editado

# 8

:)

Colocado por: Picareta
    ya...freguesia da Pelariga, um pouco distante de uma terreola chamada Meirinhas :-))
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

# 9

Colocado por: CMarcaexiga

Porque é que me farto de ver este erro?
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 10

FD

Tem razão. Com isto, peço desculpa a todos por este lapso.

Obrigado.
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2011 editado

# 11

Colocado por: CMarcaTem razão. Com isto, peço desculpa a todos por este lapso.

Não tem que pedir desculpa mas, é um facto curioso que já há algum tempo noto nos mais diversos textos...
  8.  # 12

Colocado por: damasoObrigado pelo comentário. Hoje estou a começar a contactar gabinetes de arquitectura de forma a marcar reuniões.Sei que é importante ter opniões profissionais e experientes.
    O meu objectivo é mesmo não ultrapassar a minha capacidade financeira.Não quero correr o risco de não conseguir acabar a obra, ou ficar parada por falta de liquidez.

se está mesmo com receio de ultrapassar um plafond e não quer ter surpresas, um conselho, contrate alguém experiente, que tenha alguns bons anos de experiência em projecto.
    não é regra, mas é um meio valor se não mais que meio.
    além claro de confirmar portfólio dessa própria pessoa/atelier, o que é muito importante.
    só depois colocava a variável preço de projectos.
  9.  # 13

Colocado por: damasoAinda não tenho projecto e estou à procura de um bom gabinete de arquitectura ou engenharia, será que alguém me pode indicar algum? Agradeço comentários.

Porque não fala com o luiskw deste fórum?
  10.  # 14

www.adesenhar.pt
  11.  # 15

Boa tarde a todos,

Estive a ler este post e deixem-me que discorde com o arq. Fernando. Considera que apenas um arquitecto com uns bons anos de experiência tem capacidade para desenvolver um projecto destas caracteristicas, isto significa que as camadas jovens não têm capacidade, e por esta ordem de pensamento, nunca poderão ter capacidade de se assumir como arquitectos... (poderemos sempre emigrar :D) Não me parece... Veja-se o post do GEX, um arquitecto XPTO (certamente com anos de experiência) e pelos visto nem uma escada teve capacidade de desenvolver!
    Prefiro dizer ao Sr. Damaso que se quer desenvolver uma construção dentro dos moldes que definiu deve apostar num bom Projecto de Execução, ai é que está a grande diferença, por melhor que seja o arquitecto, se fizer apenas um projecto de licenciamento ou comunicação prévia, e deixar o resto em aberto é quase certo que o cliente se vai espalhar no que tinha inicialmente definido. É importante partir para a obra com tudo definido e sobretudo colocar os construtores em pé de igualdade nos orçamentos!
    Os tempos são de crise, mas os "novatos" também podem e devem ter oportunidade de se assumir no mercado...

Cumprimentos
  12.  # 16

Colocado por: j.angelo_84Os tempos são de crise, mas os "novatos" também podem e devem ter oportunidade de se assumir no mercado...

...mas há coisas que só andando muito tempo nas obras é que se aprendem, e certos pormenores necessitam de conhecimentos que não se adquirem na universidade.
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel, two-rok, J.C
  13.  # 17

Colocado por: j.angelo_84Estive a ler este post e deixem-me que discorde com o arq. Fernando. Considera que apenas um arquitecto com uns bons anos de experiência tem capacidade para desenvolver um projecto destas caracteristicas, isto significa que as camadas jovens não têm capacidade, e por esta ordem de pensamento, nunca poderão ter capacidade de se assumir como arquitectos... (poderemos sempre emigrar :D) Não me parece... Veja-se o post do GEX, um arquitecto XPTO (certamente com anos de experiência) e pelos visto nem uma escada teve capacidade de desenvolver!

meu amigo eu não disse nada disso, atenção ao colocar palavras e mencionar nomes ao mesmo tempo
    reveja o que eu disse e não se esqueça do contexto de low cost aqui falado

de resto o Picareta já foi ao cerne da questão, respondeu e bem.
  14.  # 18

O Fernando Gabriel diz isto "se está mesmo com receio de ultrapassar um plafond e não quer ter surpresas, um conselho, contrate alguém experiente, que tenha alguns bons anos de experiência em projecto".

Continuo a dizer que o importante é um bom projecto de execução, e não aqueles que tenho vindo a ver muitas das vezes que são os desenhos do lic ou da CP reduzidos a uma escala 1/50 ou menor, isso para mim é lixo! Um bom projecto contempla bons desenhos sobretudo desenhos com conteudo, um bom mapa de acabamentos, um bom mapa de medições, e sobretudo um bom caderno de encargos. Só assim se pode ganhar controlo sobre o custo da obra.
    Todos nós, mesmo os mais velhos vamos ganhando experiência todos os dias, mas para isso é preciso que nos seja dada a oportunidade de a ganhar, e a oportunidade surge sobretudo pelas pessoas que têm capacidade de acreaditar/apostar em "nós".

Cumprimentos
  15.  # 19

Colocado por: Picareta
    ya...freguesia da Pelariga, um pouco distante de uma terreola chamada Meirinhas :-))

se não em erro ai havia um grande carpinteiro o zé que trabalhava com o sr. Junqueira
  16.  # 20

Colocado por: jorgesantosse não em erro ai havia um grande carpinteiro o zé que trabalhava com o sr. Junqueira

Bons carpinteiros havia lá muitos, mas o zé não conheço...ou talvez conheça mas não estou a ver.

0.0240 seg. NEW