Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Para que necessita de 70 graus para AQS?? Mais vale ter um deposito maiorzinho!
    Toma-se banho a no máximo a 40º, vá lá se quiser lavar a louça pode ser mais algum .
    O problema é com os secadores de toalhas , mas isso até pode ser electrico

    Colocado por: electraoUma curiosidade:
    Nos sistemas de baixa temperatura, as bombas de calor atingem aprox. 55ºC.
    Para estes sistemas com acumulação de águas (Rotex Sanicube ou IVT Latento), como são atingidas as temperaturas superiores (ex. 70/80ºC) para as AQS (normalmente, quanto maior for a temperatura, mais tempo/mais litros estão disponíveis para a permuta da água do depósito para a água de serviço)?

    Obrigado,
    Electrão
  2.  # 42

    Colocado por: system32Para que necessita de 70 graus para AQS?? Mais vale ter um deposito maiorzinho!


    Repare: com temperaturas mais altas, consigo manter durante mais tempo o fluxo de água de serviço dentro do permutador a por exemplo 40º. Equivale portanto a uma capacidade acrescida face a um termoacumulador normal.

    Cumps
  3.  # 43

    Colocado por: electraoEquivale portanto a uma capacidade acrescida face a um termoacumulador normal

    mas a um custo energético (em Kwh) muito superior ao obtido por um sistema com uma temperatura mais baixa,
  4.  # 44

    Nada que não consiga com um deposito maior. E já agora com uma boa estratificação!

    A alternativa de ter outro aparelho para AQS parece-me que vai encarecer um bocado a coisa!

    No meu deposito solar (300l) é normal ter 30 graus de diferença entre 1/3 de altura e 2/3 de altura do deposito.
    E como diz o Trolha é material rasca! por isso em material do bom ainda deve conseguir mais estratificação.

    Colocado por: electrao

    Repare: com temperaturas mais altas, consigo manterdurante mais tempoo fluxo de água de serviço dentro do permutador a por exemplo 40º. Equivale portanto a uma capacidade acrescida face a um termoacumulador normal.

    Cumps
  5.  # 45

    Colocado por: jorgealves
    mas a um custo energético (em Kwh) muito superior ao obtido por um sistema com uma temperatura mais baixa,


    Correcto.
    Então diria, de um modo equilibrado (custo-benefício), ficaria bem servido com a bomba de baixa temperatura (Tmax=55ºC) a suportar um tanque de inércia (como os acima mencionados)?

    Outra opção seria, instalar por exemplo uma bomba HT (Tmax=80ºC).

    Obrigado
  6.  # 46

    Colocado por: system32Nada que não consiga com um deposito maior. E já agora com uma boa estratificação!

    A alternativa de ter outro aparelho para AQS parece-me que vai encarecer um bocado a coisa!

    No meu deposito solar (300l) é normal ter 30 graus de diferença entre 1/3 de altura e 2/3 de altura do deposito.
    E como diz o Trolha é material rasca! por isso em material do bom ainda deve conseguir mais estratificação.



    No caso dos tanques em questão, e neste caso em concreto do tópico, os depósitos são de 500L modulares, isto é, poderão ser dispostos em paralelo para aumentar a capacidade. No entanto, a solução tornava-se mais cara que o proveito tido.

    cumps
  7.  # 47

    Colocado por: TROLHA...que grande confusão aqui vai!!!!

    quer ajudar a esclarecer?

    cumps
  8.  # 48

    Colocado por: TROLHA...o principio desses depósito é diferente daqueles que o system32 se baseia,quer no fornecimento de AQS quer no tipo de permutas!!

    já agora....que lhe dizem os homens da Ferroli???


    Desconheço os homens da Ferroli? Deveria conhecer?
  9.  # 49

    Boa noite. espero que este meu contributo possa ajudar o colega a escolher o sistema. A Rotex é sem duvida equipamento muito bom. não sou vendedor nem tenho qualquer comissão. o sistema solar, normalmente de 500 litros de capacidade (também há de 300), tem 70 mm de isolamento térmico em poliuretano, portanto se estiver num local abrigado as perdas térmicas são muito poucas. o sistema funciona em "banho maria", ou seja a água que se consome é a água do permutador, e os 500 litros (+-) é a água do circuito solar (circuito primário nos sistemas tradicionais). isto permite evitar o aparecimento de leggionela, porque nunca temos um grande volume de água acumulada e parada. é um sistema com menos manutenção que os outros sistemas, não leva anticongelante, uma vez que quando o sistema está parado (sem sol), a água recolhe toda automaticamente para o depósito. dá para fazer aquecimento ambiente com piso radiante hidráulico, metendo mais painéis solares na cobertura. O apoio, tanto para AQS (aguas quentes sanitárias) como para aquecimento, pode ser feito a partir de uma bomba de calor aerotermica (com rendimentos na casa dos 360%), ou com queimador a gás que se incorpora no próprio depósito. Normalmente opta-se queimador a gás quando existe no local rede publica de gás natural, sempre fica mais barato que o propano (mas já vi sistemas destes a propano). a bomba de calor para apoio é sem duvida uma boa opção, talvez o investimento inicial seja superior. Faço Certificação Energética e têm aparecido ultimamente muitos equipamentos destes instalados. é tecnologia alemã, e ainda não ouvi ninguém dizer mal. fica aqui a opinião, espero que seja util.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, Antonio_Gois
  10.  # 50

    Colocado por: electraoEntão diria, de um modo equilibrado (custo-benefício), ficaria bem servido com a bomba de baixa temperatura (Tmax=55ºC)


    Colocado por: electraoOutra opção seria, instalar por exemplo uma bomba HT (Tmax=80ºC).

    as HT são quase exclusivamente para substituir CALDEIRAS directamente sem grandes alterações, com um consumo muito elevado para a energia produzida, além do seu muito maior preço de aquisição,

    Colocado por: electraoa suportar um tanque de inércia

    quer dizer um deposito de acumulação (para AQS), certo?
    dos que tenho lido o melhor em termos de rendimento\capacidade é o IVT Latento devido ao material de acumulação que tem maior e melhor capacidade térmica e nem é assim muito caro, gostava que o Trolha desenvolve-se estas ideias sobre o produto (é "ele" que o tem).
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  11.  # 51

    Olá!
    Tenho em minha casa um sistema solaris sanicube, depósito de 500L e 3 paineis.

    Não conheço aprofundadamente outros sistemas de paineis solares, mas este, asseguro que NÃO PRESTA.

    Tem um conceito interessante de funcionamento, mas ao fim de 6 anos digo que foi o dinheiro mais mal gasto em minha casa. Porquê ? Porque em dias ensolarados como o de hoje, as temperaturas no depósito só atingem os 42º/44º. Ou seja, com o tempo os meus paineis têm estado a perder qualidades. No incio não era assim, apesar de nunca me terem deixado satisfeito tendo em conta o dinheiro que gastei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  12.  # 52

    Colocado por: konnexmanOlá!
    Tenho em minha casa um sistema solaris sanicube, depósito de 500L e 3 paineis.

    Não conheço aprofundadamente outros sistemas de paineis solares, mas este, asseguro que NÃO PRESTA.

    Tem um conceito interessante de funcionamento, mas ao fim de 6 anos digo que foi o dinheiro mais mal gasto em minha casa. Porquê ? Porque em dias ensolarados como o de hoje, as temperaturas no depósito só atingem os 42º/44º. Ou seja, com o tempo os meus paineis têm estado a perder qualidades.No incio não era assim, apesar de nunca me terem deixado satisfeito tendo em conta o dinheiro que gastei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao


    pode desenvolver!?

    faz o apoio com o quê!?...

    acha que o problema esta nos painéis!? tem piso radiante!? quando toma banho nao lhe chega os 44º...

    para os membros do forum... qual a temperatura a que a agua deve sair na torneira!?( já sei que é variável em função de cada um)... a ideia que tenho é que 37ºC será uma temperatura confortavél... estou enganado?
  13.  # 53

    Eu estava a ver termostáticas e as da Grohe tem a protecção de segurança nos 38ºC:

    http://www.grohe.pt/m/93_19309/page/modules/pn/article.php?part=view&action=view&product=34276G202&offset=0&amount=15

    No entanto, passando esse mecanismo de segurança, permite ir acima dessa temperatura....

    cumps
  14.  # 54

    Nos acumuladores que trabalham ao contrário dos outros (o efeito banho maria como referido em cima), num depósito de 500L, quantos litros de AQS se consegue gastar??? É que nos sistemas "normais" temos esses 500L à temperatura indicada... Nestes sistemas a água que irá ser gasta, passa pelos permutadores para aquecer, certo? Então quantos litros de água quente consegue-se consumir?
  15.  # 55

    Olá !
    Vou então desenvolver:

    Para mim os paineis foram mal instalados pois têm uma inclinação de +-23º (não foi respeitada a regra de inclinação de 45º para a minha região) e a orientação está uns grausitos antes do sul (desculpem mas está a faltar-me a expressão correcta). Creio, no entanto, que esta falha do instalador implicará somente uns 10% a 15% no aquecimento, ou seja uns 4 a 6º de perda (digo eu, os entendidos que me corrijam )

    Q: faz o apoio com o quê!?...
    R: O apoio é feito com um recuperador a lenha que tenho na sala e para emergências com uma caldeira a gasóleo.

    Q: Acha que o problema esta nos painéis!?
    R: Sim, porque têm vindo a perder capacidade de aquecer;

    Q: Tem piso radiante!?
    R: Não os utilizo para aquecimento, já que nem para as AQS chegam

    Q:quando toma banho nao lhe chega os 44º...
    R: Claro que chega. Mas se à noite alguém gastar água quente, esta imediatamente baixa dos 44º .... Tenho 2 filhas pequenas e o normal é elas tomarem banho à noite, logo de manhã nunca teria água quente para o meu banho e da minha esposa. Quanto a pensar utilizar para as máquinas de lavar, nem pensar. O que me vale é o recuperador.

    Esperava que com este sistema tivesse pelo menos uns 60º tal como ouço alguns conhecidos dizerem que têm com soluções bem mais baratas.

    Q: Para os membros do forum... qual a temperatura a que a agua deve sair na torneira!?( já sei que é variável em função de cada um)... a ideia que tenho é que 37ºC será uma temperatura confortavél... estou enganado?
    R: Para mim 37 a 38º chegam perfeitamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, ddgvcpt
  16.  # 56

    Colocado por: konnexmanQ: faz o apoio com o quê!?...
    R: O apoio é feito com um recuperador a lenha que tenho na sala e para emergências com uma caldeira a gasóleo.


    Se o tanque baixa a temperatura depois dos banhos à noite, mesmo admitindo que não fez lume (o recuperador de calor não entra em funcionamento), a caldeira a gasóleo deveria repôr a temperatura no tanque, de modo a obter as tais temperaturas de conforto para os banhos matinais.... ou não?

    cumps
  17.  # 57

    Colocado por: TROLHA...e nestes quantos litros de água consegue consumir e a que temperatura??

    Exacto exacto, não sei, mas se imaginarmos um acumulador de 500L com e temperatura a 60º, em consumo, deverá ser muito mais que 500L disponíveis que teremos, porque não gastamos a água a 60º. Sei que ao consumirmos, o depósito irá repor com água fria o que consumimos.

    Agora o outro sistema não sei como funciona. Por isso a minha pergunta.
  18.  # 58

    Colocado por: nandogoncamas se imaginarmos um acumulador de 500L com e temperatura a 60º, em consumo, deverá ser muito mais que 500L disponíveis que teremos, porque não gastamos a água a 60º. Sei que ao consumirmos, o depósito irá repor com água fria o que consumimos.

    Agora o outro sistema não sei como funciona. Por isso a minha pergunta.


    num sistema com xxx litros de agua a xxº tem acumulada uma determina energia(para saber exactamente quanto era necessario fazer algumas contas), quando usa essa energia atraves da utilização da agua quente, seja em sistema de acumulação seja em sistema de permuta directa, a energia acumulada vai ser transferida para a utilização na proporção da temperatura de agua de entrada, do caudal da utilização e da mistura com agua fria, porque o normal é usar na utilização agua entre 37º e 45º e na entrada dependendo da região pode ter entre 3º a 15º, de uma maneira simplista vai ter mais agua quente do que a somente acumulada, no deposito IVT Latento como usa um gel que tem uma maior retenção de energia do que somente a agua, vai ter muito mais quantidade de agua quente para o mesmo volume de acumulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, ferfer72
  19.  # 59

    Colocado por: jorgealvesvai ter muito mais quantidade de agua quente para o mesmo volume de acumulação.

    Ok o sistema "normal" já conheço o funcionamento, sei que não consumimos a água a 60º e por isso daria sempre mais que 500L de água à temperatura de 37º.
    A minha dúvida é nesse sistema do tipo do Latento. A água consumida passa pelo permutador que está envolvido nesse gel, há uma troca de energia e a água aquece. Como o gel é sempre o mesmo, não haverá mistura com nova água (como no sistema normal), mas haverá é água sempre a entrar a 3º a 15º (como referido em cima) que terá que ser aquecida. A água quando está a acabar de passar por todo o permutador, deverá andar à temperatura do Gel??? Esses pormenores eu não conheço do sistema...
    E o que acontece à água que se encontra dentro desse permutador no momento que não há consumo de água?
  20.  # 60

    Caro Trolha, quais as consequências disso acontecer?


    Colocado por: TROLHA...o problema nos acumuladores convencionais é o choque térmico provocado pela água fria quando entra para empurrar a quente,mesmo com um difusor isso acontece.
 
0.0283 seg. NEW