Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou aqui a escrever para vos pedir ajuda para a casa dos meus pais.

    É o seguinte, eles moram num apartamento e quando compraram a casa a varanda não era coberta. Entretanto há cerca de uns 15 anos fizeram obras e colocaram as varandas cobertas, contudo a varanda do vizinho de cima não é coberta e após estes anos acabámos por ter uma infiltração no nosso tecto fruto do mau estado do piso da varanda do vizinho de cima.

    Tentamos levar as coisas a bem e solicitámos que arranjasse a varanda dele a fim de parar as infiltrações e inclusivamente lhe mostramos o estado e recusou-se a efectuar qualquer melhoramento nas varandas, inclusivamente disse que a haver algum custo teria de ser o condomínio a efectuar o pagamento.

    Entretanto tínhamos alguns móveis que acabaram por se estragar com as infiltrações e já só nos resta um móvel que assim que sair da varanda é para o lixo também..

    Ora, como não percebo até que ponto é um dever do condomínio ou do vizinho de cima, solicito a vossa ajuda sobre que medidas a tomar a fim de solucionar o problema e se ajudar digam que anexo aqui o estado da varanda e como é a varanda dos meus pais e a varanda do vizinho de cima.

    Um abraço
    economista
  2.  # 2

    Olá,
    Acho que umas fotos davam jeito neste caso, mas à partida penso que de facto as obras nas varandas são da responsabilidade do condomínio, a menos que o proprietário tenha sido causador do problema. Estarei enganada? Já falou com a administração do seu condomínio?
  3.  # 3

    Aqui seguem uma foto.

    A vista de fora é da autoria do Google Maps.

    O vizinho é o ultimo andar.

    Irei também fazer o upload das fotografias por dentro, mas primeiro tenho de diminuir o tamanho delas.
      varanda.jpg
  4.  # 4

    Essa marquise é ilegal, certo?
  5.  # 5

    Picareta, penso que sim, mas só confirmando. É importante o factor de ser ilegal ou não?

    Aqui vai a fotografia interior do tecto.
      DSC_0025 (Medium).jpg
  6.  # 6

    Colocado por: PicaretaEssa marquise é ilegal, certo?


    Por acaso ia perguntar o mesmo... Não sei se será importante para o caso ou não, mas pode trazer problemas, principalmente se a relação com os vizinhos/condomínio não for boa.
  7.  # 7

    Imagem da chuva de hoje no interior..

    As pessoas que habitam no prédio, algumas já têm cerca de 35 anos de casa e conhecem-se praticamente todas muito bem, isso já gerou alguns conflitos nas reuniões de condomínio e alguns projectos ficaram pelo caminho por a proposta vir por parte de um vizinho e não de outro. (infelizmente é um condomínio que tem dias bons e maus...)
      DSC_0033 (Medium).jpg
  8.  # 8

    Colocado por: economistaÉ importante o factor de ser ilegal ou não?

    Não sei, mas se levantar o problema das infiltrações, podem levantar o problema da ilegalidade da marquise. Quanto à responsabilidade pela infiltração não lhe sei responder, porque as fachadas são comuns a todos os condóminos, as guardas das varandas também, o pavimento da varanda é área privativa da fracção, talvez seja como disse a SofiaPaula, será da responsabilidade do condómino se for ele o causador do problema, mas isso era assumir que o pavimento da varanda também é um espaço comum, com uso exclusivo dessa fracção.
  9.  # 9

    Eu duvido que ele crie esse problema das ilegalidades, porque do outro lado do prédio esse vizinho construiu uma varanda e a levantar esse problema estaria a levantar problemas a ele próprio.

    Agradeço a vossa ajuda, mas se mais alguém me puder ajudar, agradeço.
  10.  # 10

    Se todos entraram na ilegalidade,ninguém se vai mexer...o primeiro a mexer-se leva com o carmo e a Trindade em cima!
  11.  # 11

    E o que é que o Sr. Jorge Rocha sugere então que se faça?
  12.  # 12

    Boas a todos
    Eu encontro-me com o mesmo problema devido a uma herança ..no imovel o meu falecido pai cobriu algumas varandas fiacaram so duas fraçoes sem cobeetura da varanda ..pela simples razao que a renda que pagam nao da para essas despesas(92euros mensais) por pouca sorte uma dessas fraçoes veio-me para mim (herança) um proptietario da façao de baixo queixasse que tem infiltraçoes na parte da varanda que foi ilegalmente coberta.visto qua de çima ou seja o meu nao esta coberta..posso-lhe ja dizer que nunca farei obras para cobrir essa varanda
    1- porque hé preciso um licenciamento por parte da Camara...2-essas varandas fazem parte comum do edifiçio e se as cobre tem de fazer uma modificaçao de area Nas finanças para IMI(espaço comum que obviamente é transformado em espaço de habitabilidade)portanto ele quando diz que nao faz obras tem perfeitamente razao.
    Cumprimentos
  13.  # 13

    Colocado por: economistaE o que é que o Sr. Jorge Rocha sugere então que se faça?

    Sugiro que peçam licença à câmara para fazer marquises entre todos no edifício...caso não o consigam,é retirar as marquises,só depois se deve apurar problemas desse tipo de infiltrações que duvido e muito que com a marquise original esse problema se coloque!
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  14.  # 14

    Pelo que se ve na fotografia ha modificaçao da fachada...Suponho que isso foi feito sem licenciamento por parta da Camara..ha uma multidao de casos semelhante.evidentemente quando os proprietarios ou arrendatarios nao encontram problemas tudo corre bem..mas basta haver um problema de infiltraçao para que se complique ..e de ai porsse o facto de as coberturas nao serem conformes!
    •  
      FD
    • 12 dezembro 2011

     # 15

 
0.0181 seg. NEW