Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola',

    comprei uma casa a' uns quantos anos, que hoje nao vale practicamente nada no mercado.
    De acordo com agencias imobiliarias na zona do imovel, a casa vale cerca de 50mil euros, no entanto ainda tenho uma hipoteca sobre a casa onde devo 69mil.
    se conseguisse encontrar vendedor teria sempre uma perda de 20mil euros, para alugar o imovel (devido a' condicao da casa) teria de gastar algums 10mil euros para a remodelar (provavelmente mais).
    Perco cerca de 3400 euros ano por nao vender ou alugar, visto que nao a uso.

    Agora e' a parte interessante:
    eu nao vivo no pai's, eu vivo no estrangeiro ja' a' uns quantos anos. E nao tenho quaisquer rendimentos neste pais desde que emigrei.
    Tenho andado a equacionar varias possibilidades:

    a) encontrar uma agencia que trate da gestao total do aluguer (se o inquilino tivesse problemas ou questoes, falava com a agencia e nao comigo, da mesma forma a agencia tratava das pequenas reparacoes e cobrava-me directamente. Este modelo existe no estrangeiro mas ainda nao o encontrei em portugal.
    De acordo com as minhas contas de valores de aluguer na zona, demoraria cerca de 17 anos a pagar a divida.

    b) entregar a casa ao banco, de acordo com o li neste site e em outros blogs, o banco parece ter a faca e o quejo na mao, e nao me parece ser uma saida fiavel.

    c) deixar simplemeste de pagar, o banco teria de ir a tribunal e executar a hipoteca, tenho duvidas sobre o que poderia acontecer aqui:
    1) o banco tem conhecimento da minha morada e local de trabalho no estrangeiro, sabe que nao tenho problemas em pagar a mensalidade.
    2) se nao tenho bens para penhorar (excepto o imovel) que implicacoes poderia ter ao entrar no pais (nas ferias ou natal)
    3) poderao tentar recolher este dinheiro do estrageiro ?

    d) abrir falencia em portugal ? quais seriam as implicacoes, visto que trabalho e resido num pais da uniao europeia ?
    E' possivel ?

    e) vender e perder todas as minhas poupancas.

    Precisava de que me ajudassem a tenter perceber qual a melhor opcao, ou que problemas poderei ter em cada uma destas saidas.
    Ou outra possibilade que me tenha escapado

    Obrigado!
  2.  # 2

    esqueci-me de mencionar, nao tenho fiadores, a casa esta' simplesmente no meu nome.
  3.  # 3

    Ha agências que podem fazer o que falou na alínea a) normalmente são agências mais "familiares" mas existem. Tratam de tudo por si e você é apenas informado. Claro que esse serviço tem algum custo. Eu até acho que seria a melhor opção pois o investimento acaba por se pagar a si próprio e ao fim de se 17 ainda lá tem o apartamento com valor de mercado da altura que até pode ser melhor que agora. Teria uma opinião diferente se você dissesse que não poderia pagar o empréstimo, mas tendo alugar será o melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcosta1976
  4.  # 4

    Obrigado jorge,

    Se alguem souber de uma destas agencias' familiares' na zona de almada/feijo' agradecia que me mandassem uma mensagem.
    eu fiz uma busca por agencias com este tipo de servico mas parecem-me que sao quase todas da area do porto.
  5.  # 5

    Colocado por: jcosta1976
    a) encontrar uma agencia que trate da gestao total do aluguer (se o inquilino tivesse problemas ou questoes, falava com a agencia e nao comigo, da mesma forma a agencia tratava das pequenas reparacoes e cobrava-me directamente. Este modelo existe no estrangeiro mas ainda nao o encontrei em portugal.

    Se encontrar quem lhe faça este serviço vai ter alguém em Portugal que o represente perante a Administração Fiscal e, com isso, o seu domicilio fiscal é a morada dessa empresa/pessoa. Não se esqueça que tendo rendimentos prediais em Portugal tem obrigatoriamente que entregar todos os anos a dec. de IRS. Mas, na minha opinião, isto é para ser desempenhado por alguém de nossa inteira confiança. Um familiar por ex....
 
0.0091 seg. NEW