Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde ao fórum,

    acabo de "comprar" um furo para captação de água, para substituir o anterior furo tinha pouco caudal. A bomba que tinha no furo era de 5 cv e está em optimas condições, daí pretender utiliza-la no novo furo. Porém, a empresa que fez o novo furo disse-me que a bomba é excessivamente potente o que poderá levar à degradação prematura do furo novo, uma vez que o excesso de potência provocará deslocamento de terras dentro do furo, as quais começarão a tapá-lo, secando-o rápidamente.

    A minha questão é: isso faz sentido, admitindo que o furo foi realizado de forma adequada ? Se sim, como escolher a potência adequada da bomba. Agradeço comentários.

    Obrigado ao fórum.
    • MDA
    • 12 dezembro 2011

     # 2

    Sim o excesso de extracção pode colmatar o furo. Essa colmatação pode ser reversível ou não. Isso pode acontecer mais lentamente ou mais rápido dependendo do meio onde esta implantado o furo. Para escolher o caudal de extracção adequado pode sempre fazer um ensaio de caudal.
    Como tudo isto exige, que exista alguém que saiba o que faz, e dispêndio de dinheiro já sei que vai acabar por por a bomba e esperar que o furo não seque.
    Já agora esse tipo de empresas deveria, por lei, ter alguém RESPONSAVEL que soubesse responder a todas essas perguntas e executar esses trabalhos, mas o que mais se vê é gente a assinar de cruz.
 
0.0073 seg. NEW