Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, não sei se é o sitio mais indicado para fazer estas duas questões mas cá vai....
    é o seguinte estou a fazer um trabalho académico para o curso de arquitectura, e tenho uma dúvida tendo em conta as paredes exteriores da minha habitação bem como das lajes de piso.

    As minhas duas questões são:
    1ª A minha ideia é que toda a capa exterior do edifício sejam placas de betão aparente(pré-fabricado). Estava a pensar em placas de betão de mais ou menos 20cm. A minha duvida prende-se com a possibilidade de ter um revestimento interior em gesso cartonado ( tipo pladur) e se teria de ter caixa de ar entre o gesso cartonado apoiado nos perfis e a placa de betão, ou só o isolamento entre os dois( por exemplo lã de rocha)?

    2ª Em termos de Laje de piso, e tendo eu vãos na ordem dos 6m seria possivel conciliar uma laje maciça em betão com as paredes pré fabricadas?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Como é de Arquitectura, tem desculpa.
    Se fosse de Engenharia dava-lhe um tiro !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendes7
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.Como é de Arquitectura, tem desculpa.
    Se fosse de Engenharia dava-lhe um tiro !

    Luis K.W o que é que tem desculpa? por o post aqui nesta categoria ou as perguntas que fiz? fico assustado... lol
    Se me pudesse dizer, acha que o que eu tou a pensar fazer funciona ou é completamente imposivel de ser feito?

    Obrigado pela resposta.
  4.  # 4

    Estava a brincar consigo!! LOL!
    (imagine quando o estivermos a praxar!!)

    O betão é normalmente utilizado como material resistente. Se as suas placas em betão aparente(pré-fabricado) tiverem uma função resistente NÃO PODE definir a sua espessura (20cm) SEM o respectivo cálculo de estabilidade. Seria o mesmo que um «desenhador» definir a dimensão dos pilares e vigas no projecto de Arquitectura...

    Se as está a utilizar como mero revestimento, serão um bocado caras para esse efeito, mas o.k...

    De qualquer maneira, parece-me ÓBVIO que se não quiser uma casa que fique conhecida por ser uma «ponte térmica integral» terá de envolver todas essas placas da «capa exterior do edífício» em isolamento térmico pelo interior. Nem sei se um revestimento interior em gesso cartonado com uma caixa de ar preenchida com lã de rocha será suficiente... Só fazendo o CÁLCULO térmico!

    Colocado por: Mendes7 2ª Em termos de Laje de piso, e tendo eu vãos na ordem dos 6m seria possivel conciliar uma laje maciça em betão com as paredes pré fabricadas?.
    As lages são SUPERFÍCIES. Quando refere "vãos de 6m" quer dizer 6mx6m? É que isto é muito diferente de, por exemplo, 6x3...

    De qualquer maneira, depende do que você tem como ESTRUTURA. Como escrevi antes: se as paredes exteriores forem a estrutura, cabe ao Engenheiro determinar que espessuras, armaduras, tipo de ligações, etc., serão necessárias para que isso não se desfaça como um castelo de cartas ao primeiro abanãozinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendes7
  5.  # 5

    Obrigado Luis, Pois eu não queo que a minha casa pareça uma" ponte témica integral", mas queria sim ter betão aparente por fora, mas por dentro outro tipo de revestimento. O meu trabalho nesta fase é só para distinguir estrutura de revestimento. Só que eu não sei se as tais placas podem ser consideradas como estrutura ou se são só consideradas como revestimento......

    Como é que eu poderia fazer com que essas placas fossem estruturais? é sendo elas a capa final, já nao daria para por isolamento no interior como se fosse uma parede dupla...

    Qual é que acha que seria a melhor opção para evitar essas questões da ponte térmica, que podessem ser utilizadas em vez do gesso cartonado? E para as lajes tava a pensar ser igual em que o tecto seria aparente mas o revestimento do piso seria outro. O que aconselha ? Eu tenho vãos 5x6....

    Vou lhe mostar uma imagem ( o desenho ainda é muito básico), E neste tipo de casos em que existe betão aparente ela representa se como estrutura ou revestimento?
  6.  # 6

    … teria de ter caixa de ar entre o gesso cartonado apoiado nos perfis e a placa de betão, ou só o isolamento entre os dois (por exemplo lã de rocha)?

    Qualquer das situações pode ser, a meu ver, aceitável. Provavelmente será útil conhecer a espessura de isolamento a aplicar para tomar essa decisão.

    Em relação às seguintes questões temo não estar a compreender exactamente o seu problema; no seu lugar começava por aí, conhecer as opções existentes e saber da sua compatibilidade com o uso de lajes maciças (acima de tudo saber da adequação a essa tarefa). Ou seja, tem de saber isto:

    o que eu não sei se as tais placas podem ser consideradas como estrutura ou se são só consideradas como revestimento......

    PS: não me parece que a questão das pontes térmicas de coloque.
  7.  # 7

    Colocado por: Mendes71ª A minha ideia é que toda a capa exterior do edifício sejam placas de betão aparente(pré-fabricado). Estava a pensar em placas de betão de mais ou menos 20cm. A minha duvida prende-se com a possibilidade de ter um revestimento interior em gesso cartonado ( tipo pladur) e se teria de ter caixa de ar entre o gesso cartonado apoiado nos perfis e a placa de betão, ou só o isolamento entre os dois( por exemplo lã de rocha)?


    essa moda de betão aparente...
    terá de ter isolamento, logo ou faz uma parede falsa"" pelo interior, como diz em pladur por exemplo
    ou então faz isolamento entre paredes de betão optando por duas paredes de betão, isto se quer manter o aspecto de betão pelo interior.

    na minha opinião tanto dá ter caixa de ar ou não, a questão passaria mais pelo acabamento interior.

    Colocado por: Mendes72ª Em termos de Laje de piso, e tendo eu vãos na ordem dos 6m seria possivel conciliar uma laje maciça em betão com as paredes pré fabricadas?

    não vejo problema, agora na altura de calculos ou conta essa paredes como portantes ou então não, e faz uma estrutura fora essas paredes.
 
0.0121 seg. NEW