Iniciar sessão ou registar-se
    • Hnogas
    • 11 dezembro 2011 editado

# 1

Boa tarde a todos...

Apesar de "visitar" com bastante frequência o forúm, não consegui ter resposta para as minhas dúvidas e gostaria imenso que me elucidassem sobre as seguintes questões:

Moro numa moradia que tem aproximadamente uns 40 anos.
    A fachada ainda está revestida de azulejos e como nada é eterno, alguns já estão partidos e outros até já cairam, o telhado necessita de ser substituído pois a telha já "esfarela", bem como toda a caixilharia (portas e janelas), que ainda são de madeira.

Posto isto, a minha dívida é a seguinte:

- Por aplicar ETICS (Capoto) na fachada, substituir o telhado e trocar igualmente toda a caixilharia por uma nova em alumínio, acham que a casa vai ser re-avaliada e consequentemente, ver aumentar o seu IMI?

E no caso de licenças, acham que é obrigatório pedi-las? Mesmo sendo obras de remodelação?

Obrigado.
    Fico à espera da vossa ajuda.
  1.  # 2

- Por aplicar ETICS (Capoto) na fachada, substituir o telhado e trocar igualmente toda a caixilharia por uma nova em alumínio, acham que a casa vai ser re-avaliada e consequentemente, ver aumentar o seu IMI?
    claro que não, o que vai aumentar é o valor se um dia a quiser vender
    E no caso de licenças, acham que é obrigatório pedi-las? Mesmo sendo obras de remodelação?
    também não
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  2.  # 3

Colocado por: Hnogas- Por aplicar ETICS (Capoto) na fachada, substituir o telhado e trocar igualmente toda a caixilharia por uma nova em alumínio, acham que a casa vai ser re-avaliada e consequentemente, ver aumentar o seu IMI?

não
    Colocado por: HnogasE no caso de licenças, acham que é obrigatório pedi-las? Mesmo sendo obras de remodelação?

isenção de licenças é em obras de conservação
    se vai retirar azulejos ou cobri-los com etics, na minha opinião teria de o comunicar à câmara, eu aconselhava, isto para depois não ter surpresas.

tem de se ver se é numa zona salvaguardada, zona historica, plano de pormenor, edificio classificado ou em imediações
    •  
      FD
    • 12 dezembro 2011

# 4

Colocado por: Hnogasacham que a casa vai ser re-avaliada e consequentemente, ver aumentar o seu IMI?

Eu não me preocupava muito com isso.
    Não sei se sabe mas, as Finanças estão a actualizar o valor patrimonial de todos os imóveis.
    Isto é, se até agora pagava trocos, vai deixar de pagar, o valor vai subir independentemente de fazer ou não obras.

Não é esse factor que deve pesar na sua decisão.
    • P+V
    • 12 dezembro 2011

# 5

Colocado por: Hnogastrocar igualmente toda a caixilharia por uma nova em alumínio

Isto é entendido como alteração de fachada, não como obra de conservação, logo carece de licença. Conservação seria trocar as madeiras podres, lixar, pintar....
    • Hnogas
    • 14 dezembro 2011 editado

# 6

Podem-me explicar se fizerem o favor, como é que se põe fotografias no forúm?
    Agradeço.
  3.  # 7

Colocado por: HnogasPodem-me explicar se fizerem o favor, como é que se põe fotografias no forúm?
    Agradeço.

Copie a foto que pretende para o amiente de trabalho por exemplo,e carregue onde diz arquivo no fórum,e procure no ambiente de trabalho e é só colar
  4.  # 8

boas tardes
    é por baixo de onde escrevemos os comentários:
    onde diz anexar ficheiros (imagens, etc) PROCURAR
  5.  # 9

Colocado por: jose silva pauloboas tardes
    é por baixo de onde escrevemos os comentários:
    onde diz anexar ficheiros (imagens, etc) PROCURAR
    exactamente (escolher ficheiro) se por acaso não entrar, é porque a foto tem mais de 512kb
  6.  # 10

Existe uma licença de conservação de fachadas, que basta comunicar à camara. No minimo dá para reparos no reboco e pinturas (com a mesma cor).

Na pratica foi o que pedi quando coloquei ETICS, mas como mudei a cor tive que pedir autorização à câmara com fotos das moradias vizinhas por causa dos casos em que o bairro é todo da mesma cor.

Convém pedir sempre qualquer licençazinha para não chamar à atenção aos fiscais, que no meu caso é PM que não percebe nada da poda mas como vê que um gajo tem licença passa à frente!!!

Colocado por: HnogasBoa tarde a todos...

Apesar de "visitar" com bastante frequência o forúm, não consegui ter resposta para as minhas dúvidas e gostaria imenso que me elucidassem sobre as seguintes questões:

Moro numa moradia que tem aproximadamente uns 40 anos.
    A fachada ainda está revestida de azulejos e como nada é eterno, alguns já estão partidos e outros até já cairam, o telhado necessita de ser substituído pois a telha já "esfarela", bem como toda a caixilharia (portas e janelas), que ainda são de madeira.

Posto isto, a minha dívida é a seguinte:

Obrigado.
    Fico à espera da vossa ajuda.
  7.  # 11

Boa noite
    não, o que vai aumentar é o valor se um dia a quiser vender

sim é obrigatório mesmo que seja obras de remodelação

atenciosamente,
    Construções José Silva Paulo
    [email protected]
  8.  # 12

Ou então dê uma vista de olhos no que está no DL 26/2010.

0.0161 seg. NEW