Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Aproveito para partilhar algo que aprendi ontem: a afiar brocas !

Já tinha ouvido dizer que era possivel, e já vi a fazerem-no com uma rebarbadora.
    Também sei que há uma maquina qualquer que é um afia brocas.

Em todo o caso com um simples esmeril é algo que faz-se muito bem, e o resultado final é fantástico , pelo que entretanto experimentei de algumas das brocas afiadas.

O mais importante é nunca deixar aquecer a ponta da broca no esmeril, por isso a cada 5 ou 10 segundos de esmeril, deve-se mergulhar a ponta da broca em agua , ara arrefecer.

Partilho algumas das fotos .

Foram cerca de 30 minutos para afiar todas as brocas da minha caixinha de brocas de madeira e metal.
    Note-se que até brocas que estavam partidas deram para aproveitar !

Tenho umas quantas da macfer cobalto, e ficaram fantásticas, parecem novas

As de betão não dão para afiar por causa do diamante, ao que parece.
      DSCF5254.JPG
      DSCF5255.JPG
      DSCF5259.JPG
      DSCF5264.JPG
      DSCF5265.JPG
      DSCF5266.JPG
      DSCF5267.JPG
  2.  # 2

Pelas foto parece-me que está a
    afiar demais..
    coloque a broca quase de frente para a pedra e depois baixe ligeiramente..
  3.  # 3

Comecei a aprender a afiar brocas na escola industrial e comercial de Sintra no Caçém em 1975 em esmeriladores com professores em oficina...belas aulas de oficinas que tínhamos,quase todos nós nos deslocávamos em fato de macaco,a escola tinha vários tornos mecânicos,limadores industriais,engenhos hidrálicos,etc...aprendi a fazer parafusos e respectivas roscas e cálculos para as fazer com 12 anos!
  4.  # 4

Colocado por: Rui A. B.Pelas foto parece-me que está a
    afiar demais..
    coloque a broca quase de frente para a pedra e depois baixe ligeiramente..

Foram as primeiras ... as proximas hão-de sair melhores !
    Seja como for, estão de certeza 1000x melhores do que estavam antes de serem afiadas !
  5.  # 5

Colocado por: Jorge RochaComecei a aprender a afiar brocas na escola industrial e comercial de Sintra no Caçém em 1975 em esmeriladores com professores em oficina...belas aulas de oficinas que tínhamos,quase todos nós nos deslocávamos em fato de macaco,a escola tinha vários tornos mecânicos,limadores industriais,engenhos hidrálicos,etc...aprendi a fazer parafusos e respectivas roscas e cálculos para as fazer com 12 anos!

Hoje as brocas que se aprendem na escola são bem diferentes ... a unica coisa que têm em comum com estas é que as vezes também mandam fumo ...
      1198212[1].jpg
  6.  # 6

Colocado por: civismo

Foram as primeiras ... as proximas hão-de sair melhores !
    Seja como for, estão de certeza 1000x melhores do que estavam antes de serem afiadas !

Claro que sim! E assim se aprende..
  7.  # 7

Colocado por: civismoHoje as brocas que se aprendem na escola são bem diferentes ... a unica coisa que têm em comum com estas é que as vezes também mandam fumo ...

Pensa o sr.que antigamente não havia dessas,após a vinda dos retornados,na escola não faltava disso,e eu era um grande careta...só os mais espertos prá frentex iam na converça dos retornados...uma vez coloquei **** de galinha seca dentro de uma cigarrilha mata ratos,e disse ao outro que era uma boa dose de ganza,o gajo ficou todo contente e não é que fumou tudo e disse que ficou com uma grande pedra?heheheh
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 8

Não esquecer que não é tão facil como está a querer fazer parecer, pois a boca ao ser afiada desgasta, dessa maneira, pode ficar muito desgastada... uma broca para furar de 8mm rapidamente deixa de fazer um furo de 8mm
    •  
      alv
    • 12 dezembro 2011

# 9

Vivam!
    Confissão: De todas as actividades da oficina, confesso que é das coisas que menos atino: Afiar brocas.
    Embora as afie, porte as afio, reconheço a minha falta de jeito, ou melhor de eficiência, embora fiquem a funcionar.
    Como truque, só compro brocas de Co e tenho sempre uma nova para as coisas delicadas e uso as afiadas para o dia a dia.
    "Fassam" parte.
  9.  # 10

As de cobalto também têm que se afiar ao fim de algum tempo...principalmente quando estas têm que ser usadas em obra e quando se acaba de furar em perfis e que toquem em cimento.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 11

Eu tenho para venda uma pedra de afiar martelos, se alguém estiver interessado só tem que a vir buscar a Coimbra.
  11.  # 12

Tá fixe essa de ter posto o colega a fumar caca de galinha !

Adiante, na realidade e a abono da verdade, nem fui eu que amolei a maioria delas , mas sim o meu trolha, ele é que o man afia brocas, e estou confiante !

Ja alguem experimentou uma maquina que existe de afiar brocas , que parece um afia lapis gigante ?

Se eu apanhar o jeito para afiar brocas, ainda me lanço nesse ramo ... e até o posso fazer de uma forma itenerante, tipo estes colegas:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas, Casas_do_Rio
      5[1].jpg
      AmolaTesouras[1].jpg
      amola_tesouras_marco_07pp[1].jpg
      4[1].jpg
      2009 aQUARIO v gAMA.JPG
      4252793_v4fTK[1].jpeg
  12.  # 13

Olhei há bocado para os meus formões ... e apenas um da stanley corta bem, o resto é tudo lixo !!

Será que também dão para afiar no esmeril ?
      DSCF5766.JPG
      DSCF5772.JPG
  13.  # 14

Claro que da, mas atenção que o formão apenas se afia de um lado, no lado facetado, depois de o passar no esmeril pode passar uma lixa mais fina para deixar isso suave e dar um toquezinho nos cantos, para o que eu uso, pelo menos dou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  14.  # 15

Pano ?

Isso é muito suave ... normalmente contempo os meus formões mas é com cimento, pregos :P
  15.  # 16

Colocado por: TROLHA...
    pano sim...o entalhadores,carpinteiros e marceneiros daqui depois de afiar no esmeril passam as peças (goivas/formões) no disco de pano.

aqueles que querem um afiamento mais preciso,utilizam pedras...xisto/ardósia e água

Ah, faz sentido!

Eu não preciso de tanto, só preciso que cortem alguma coisa, o que agora não acontece .... parecem as costas de uma faca :)

Todos exceptuando um da stanley, da familia desses da foto, e que corta mesmo bem
      ImageHandler.imgx.jpg
    •  
      alv
    • 28 fevereiro 2012 editado

# 17

Vivam!

Peruano. Não é muito diferente.
    Apenas mais seguro: Reparem que já usa máscara mas só enquanto afia para evitar respirar as rebarbas!
    Esta nem o zé se lembraria, obrigar os amoladores a usar EPI:)
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  16.  # 18

Mais um tópico do civismo :)

Afiar brocas não é muito difícil desde que sejam brocas pequenas, mas quanto maiores são, mais difícil é a tarefa, uma vez para afiar uma de 16mm, tive de ir ao esmeril, sem exagero, umas 6 vezes... Mas eu não sou exemplo, pois sempre tive alguém por perto mais experiente nesse campo que quando necessário faz o afiamento das brocas, as poucas vezes que o fiz não chegaram para ganhar a prática necessária.
  17.  # 19

E o que acham das maquinas de afiar brocas tipo a que se vende no lidl por uns 20 e tal euros ?

Entretanto encontrei um link fixe: http://heartjoia.com/2253-afiar-brocas-procedimentos
  18.  # 20

Não conheço essa máquina do lidl.

0.0228 seg. NEW