Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia,
    Surgiu-me um trabalho de remodelaçao de interior de um café, no sentido de alterar o balcao (tamanho, cor), pavimento, revestimento de paredes, novas mesas e cadeiras e a decoraçao em geral, a minha dúvida passa por saber se é ou não necessario uma alteraçao na camara?

    O cliente pretende modernizar o espaço atraves de novo mobiliário e cores.

    Pois disseram-me que basta mudar as cores que temos que fazer alteraçao na camara municipal. Obrigada
  2.  # 2

    Não é necessário, visto ser apenas de mobiliário e revestimentos interiores.
    No entanto certifique-se que cumpre os requisitos funcionais e tecnicos nessa remodelação.
    Por curiosidade, qual é a sua formação?
  3.  # 3

    Obrigado Pedro pela infomação. Alguem sabe qual a melhor entidade para ver esta situaçao? Ou empresas que vendam os "frios" pois estas ja estão habituadas.
  4.  # 4

    entidade?!. Se quer parecer (s), serão a várias entidades... ;)
    Mas é Arquitecta? Se é pesquise e estude a legislação aplicável.
    As empresas de venda e instalção de equipamentos hoteleiros e de restauração... sabem algumas coisas.. mas manipulam normalmente as coisa para vender coisas ( não essênciais e obrigatorias aos clientes)
  5.  # 5

    Sou designer industrial e trabalho na área de interiores, mas uma vez que o cliente não vai alterar a estrutura do espaço penso que não ha problema, até porque sao feitos imensos trabalhos neste sentido, mas em conversa com uma colega da área disse-me que bastava alterar cores que se tinha de fazer um aditamento ao projecto por ser comercio e ter condonimos(edificio). Assim sendo vou procurar entidades e empresas que vendem artigos de refrigeraçao e que elaboram projectos de restauraçao.
  6.  # 6

    Mas... e não vai estudar e ler a legislação aplicável.. mesmo assim?!? vai contar apenas com o que alguem lhe diz...
    Não tem curiosidade em saber o que diz e/ou exige/ não exige para bem aconselhar o SEU CLIENTE:
    O Regime Juridico da Urbanização e Edificação;
    O Regulamento de Segurança contra Incêndios em edificios;
    O Regulamento geral do ruido e os requisitos acústicos;
    A legislação em matéria de segurança e higiene no trabalho;
    A legislação em matéria de requisitos e classificação dos estabelecimentos de restauração e bebidas;
    ...

    É por estas (...mudar as cores e haver condomínio...?!?) e por outras que se complica o que não é complicado.
    ...Valha-me nossa senhora... :(



    PS: Não sabia que os designers industriais tinham competência para elaborar projectos de espaços. eu gostava de ajudar mas assim... não dá.
    Concordam com este comentário: ritasa
  7.  # 7

    Boas,

    A questão é que o cliente poderia aproveitar para executar qualquer alteração necessária para melhoria da estrutura ou actualização de licenciamento. O estabelecimento estando "aberto" apresenta certamente alguém responsável no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar, o mais correcto é contactar esta pessoa/empresa para avaliar as necessidades. Os projectos de obras num estabelecimento onde se manipulam alimentos devem sempre ter o parecer de um tecnico de hig e seg alimentar para reduzir a possibilidade de não conformidades.
    Tem alguma informação sobre licenciamento aqui: http://www.portaldolicenciamento.com/licenciamento/perguntas-e-respostas/
    Cpms
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Faltava mais esse tema. ;)
  9.  # 9

    Que como quem não quer a coisa...

    Caso o estabelecimeto esteja "novo", mas não cumpra os requisitos necessários para o cumprimento dos normativos é fechado na hora em acção inpectiva! E Eles "andem" por aí...

    ;))
  10.  # 10

    Pedro é obvio que sim. Para isso é que ca estamos e tambem as parcerias.

    Mas como o cliente a nivel de mobiliário de frio quer manter ou fazer um pequeno aumento e dar um novo look ao espaço em geral, a questao aqui tem a ver realmente até que ponto fazendo apenas alteracao de cores é necessario actualizaçao.

    O proximo passo é entrar em contacto com essas entidades, apenas questionei aqui pois poderia saber mais algo em concreto.

    Agradeço a informaçao da Ema22.
  11.  # 11

    O café em questao foi comprado à 5 anos e é um establecimento legal e tb segundo as normas de higiene e segurança alimentar, ate porque quando o adquiriram tiveram que por todas as bancadas e outros equipamentos em inox.
  12.  # 12

    Existe muito mais Segurança Alimentar para além de equipamentos e bancadas em inox...

    ;))
  13.  # 13

    Mas como é evidente entramos sempre em contacto para saber a regulamentaçao e legislaçao em vigor. Até porque poderá o projecto passar apenas pela decoraçao em geral sem alterar a parte de mobiliario existentes, por exemplo, por uma questao mais economica, ha a possibilidade de apenas mudar cadeiras, mesas, forrar balcao e pintar e/ou revestir paredes com papel.
  14.  # 14

    ... Mas não há entidades a contactar. Se quiser... terá de mandar elaborar projectos.
    Já lhe disse que só havendo alterações interiores que não alterem a estrutura, não é necessário qualquer procedimento urbanistico.
    Convém é assegurar, o estabelecimento não violar qq norma, ou pelo menos salvaguardar que não fique "pior" do que as condições em que se encontra actualmente.

    Ou está a falar das cores e publicidade na fachada do estabelecimento? nesse caso terá de pedir autorização à Câmara Municipal.. mas nada de mais ( normalemtne um pequeno esquema da fachada, com a indicação das cores e materiais, algumas exigem fotomontagem com a solução final.
    Concordam com este comentário: Ema22
  15.  # 15

    E como nao é um edificio independente depende do que o cliente quer fazer, porque ha alterações que implicam autorizaçao por parte dos condominos.

    Ou seja, aqui há 2 opções distintas, a parte exterior ele nao pretende alterar, a nivel interior:
    OPÇAO A:
    * mudar cadeiras e mesas
    * forrar o balcao existente
    * mudar candeeiros
    * Pintar e / ou revestir paredes com papel ou paineis com imagens
    * Colocar móveis wc (existe apenas lavatorio).

    OPÇAO B:
    * reorganização espacial do espaço
    * criar um espaço "cozinha" maior
    * Colocar um novo balcao



    e depois tambem pretende um novo pavimento e tirar o azulejo das paredes (que neste momento tornam o espaço mais frio, pouco acolhedor e a sua cor(bordeaux) limita a nivel de decoraçao). O cliente tambem pretende dar um refresh ao logotipo, criando um novo usando as novas cores da decoraçao.
  16.  # 16

    Pois Pedro daí a minha questao inicial, uma vez que a intervençao será a nivel interior que não alteram a estrutura, achei estranho quando me dizem:" basta mudares de cor para ter que actualizar na camara e pedir ao condominos" ...
  17.  # 17

    não implica qq autorização por parte do condominio.. no entanto antes de começarem os trabalhos de construção civil, deverá ser comunicado aos condóminos que irão decorrer esses trabalhos (ruidodoso) em determinadas horas durante o periodo que entenderem.

    Na opção B, já e preciso haver mais cuidados, pois vai alterar a compartimentação da cozinha e a area de publico.

    Qual a area do estabelecimento? da zona de publico?
  18.  # 18

    Boas,

    A alteração da decoração interior não carece de comunicação, contudo deve ter sempre um certo cuidado e contactar o tecnico de segurança alimetar. Por exemplo o normativo obriga a superfície das paredes lavável - veja bem onde vai colocar o papel de parede.

    Já conversou com o seu cliente relativamente à mudança de mobiliário "gratuita" que alguns fornecedores fazem (por exemplo de café) em troca de compras minimas?
  19.  # 19

    Sim já falei, mas isso implica contratos e esta limitado ao tipo de mobiliário que a marca ofereca, penso que ele deve estar a ver qual sera a melhor opçao e qual lhe fica mais em conta.

    Obrigado pelas vossas opiniões.
  20.  # 20

    Neste momento estamos numa fase inicial, estamos a espera que o cliente nos forneca a planta do espaço e outros documentos .
 
0.0213 seg. NEW