Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Fiz recentemente umas obras de reconstrução de uma moradia antiga, situada perto de Corroios / margem sul do Tejo e estou actualmente com alguns problemas dificeis de resolver.
    A moradia tinha aproximadamente 30 anos de idade antes de ter realizado as obras. É uma moradia isolada de R/C e sotão com paredes simples e sem caixa de ar.
    As obras que realizei consistiram numa remodulação geral de interior, tendo partido paredes para fundir divisões e correspondente aumento das áreas.
    Visto que o sotão tinha dimensões e um pé direito bastante reduzido subi nas traseiras da casa aproximadamente 1,5m de parede, ficando agora praticamente com 1º andar completo em termos de área útil.

    A obra terminou em inícios de Setembro e nessa altura a casa começou a ser pintada por dentro.
    Foi aplicado em todas as divisões, excepto cozinha e W.C.s, um soalho flutuante AC5, comprado no Leroy Merlin (carvalho rustico). Custava aproximadamente 16€/m2 mas estava em promoção por volta de 12/13€.
    A estrutura do telhado (de 2 águas) foi toda refeita (com vigotas de cimento) e com telhas novas, tendo sido colocado a nivel de isolamento lã de rocha com aluminio.
    As pinturas demoraram imenso tempo e apenas em meados de Outubro se iria iniciar a pintura no exterior, altura em que começou a chover torrencialmente. Nesta altura as paredes novas, nomeadamente a parede do 1º andar das traseiras e os corta-fogos do telhado encontravam-se ainda em cimento, sem qualquer pintura ou isolamento.

    Problemas detectados:
    - Ao fim de 1, 2 semanas de chuva, comecei a detectar que a tal parede nova do 1º andar estava completamente fria e humida e no vértice estava-se a começar a alastrar uma humidade visivel, chegando a borrar um pouco a própria tinta;
    - Nas semanas seguintes o rodapé escostado à mesma parede, começou a criar mofo, existindo mesmo camadas visiveis de bolor no rodapé. Isto apenas aconteceu junto a esta parede;
    - Durante a mesma altura e progressivamente o soalho flutuante tem começado a levantar, estando a situação a piorar progressivamente. O cenário pior é claramente no 1º piso, especialmente na divisão em que pertence a tal parede nova. No R/C o soalho também já levantou um pouco mas muito menos do que no 1º piso;
    - As portas (de carvalho) têm começado a inchar e a dilatar devido a toda a humidade que se tem formado dentro de casa. Quando a obra terminou todas as portas abriam e fechavam perfeitamente, embora a da divisão problemática do 1º piso já fazia bastante barulho. Neste momento não consigo fechar totalmente nenhuma das portas do 1º piso, por baterem na moldura da porta ao fechar;
    - No exterior e antes de se começar a pintar, começou a aparecer marcas de ferrugem, como se a parede estivesse a cuspir devido às infiltrações.

    Neste momento a casa encontra-se praticamente toda pintada por fora, tendo sido aplicada membrana armadura da Robbialac em praticamente todas as paredes. Esta tinta foi recomendada ao pintor pela Robbialac, quando se referiu a questão das ferrugens na parede.
    Após a aplicação da membrana, as infiltrações e humidades visiveis dentro de casa desapareceram. No entanto a parede continua extremamente fria ao toque e o rodapé continua a criar mofo. O soalho flutuante e as portas continuam a dilatar.

    A nível de aquecimento tenho 2 aparelhos de A.C. da DAIKIN, estando um deles situado na divisão mais problemática. Estes aparelhos têm a função de desumidificar, mas tenho grandes dúvidas que isso possa solucionar, embora ajude certamente. Para além disso tenho igualmente um desumidificador antigo, que não sei se fará ou não um trabalho melhor que o A.C.

    O que consegui para já foi contactar a pessoa que esteve a colocar o soalho flutuante para me ir tentar resolver o problema do chão.
    Não sei o que deva fazer em relação às portas e à constante humidade dentro de casa, especialmente na tal parede nova.
    Devo deixar o A.C. ligado a desumidificar durante bastante tempo?
    Acredito que, visto que a parede ficou em cimento durante um periodo grande de chuvas, possa ter ensopado muito e agora após a pintura, só muito progressivamente possa recuperar.
    Será que com o tempo e se conseguir retirar a humidade de dentro das divisões as portas poderão voltar ao sitio?

    Agradeço toda e qualquer ajuda / conselhos que me possam dar.

    P.S. Posso colocar fotos para exemplificar estas situações.

    Cumprimentos,
    Bruno Simões
  2.  # 2

    P.S. Posso colocar fotos para exemplificar estas situações.


    Pode e deve.....
  3.  # 3

    Aqui seguem então algumas fotos a exemplificar o que referi anteriormente.


    Soalho flutuante levantado


    Soalho flutuante levantado


    Porta dilatada


    Porta dilatada


    Soalho levantado


    Manchas da infiltração na parede (vértice)


    Mofo / bolor no rodapé


    Porta dilatada


    Ferrugem no exterior após pintura


    Ferrugem no exterior após pintura

    As fotos da parede e rodapé (6ª e 7ª foto) correspondem à tal parede nova que referi no 1º post.

    Fico a aguardar comentários / sugestões.

    Obrigado.
    •  
      alv
    • 12 dezembro 2011

     # 4

    Vivam!
    A mim, parece-me mais do mesmo de sempre.
    Infelizmente, nesta altura do ano, nos primeiros frios, passo parte do meu tempo nestas coisas e é sempre o mesmo.
    O problema é que apesar das casas serem construídas com muitas melhorias, é certo, há uma coisa que tem mudado radicalmente que é o comportamento das pessoas face ao frio, melhorando o ar ambiente, aquecendo-o, coisa que há uma dúzia de anos não fazíamos de forma sistemática. Outra coisa é que, também há uma dúzia de anos essas patologias de humidade eram "normais" ou melhor até se toleravam e hoje as pessoas estão irrisciveis e com razão uma vez que as casas são o investimento da vida e será expectável que não dê problemas, mas dá-os.
    Inverno, aquecimento das casas, isolamentos fracos ou inexistentes ou com patologias, condensados, escorrências e violá. Algumas humidades ascensionais ajudam à festa e que festa!.
    Soluções: As de sempre, isolar isolar, ventilar, ventilar e tentar não aquecer tanto ou desumidificar antes de grandes obras.
    "Fassam" parte.
  4.  # 5

    Muito obrigado pelo comentário.

    Relativamente ao soalho flutuante, a pessoa que o colocou já se comprometeu a ir verificar a situação e, se tudo correr bem, deverá conseguir corrigir o problema.
    Tenho receio é em relação ao resto, nomeadamente que as portas não voltem ao normal e fiquem com problemas permanentes, que as infiltrações nas paredes se mantenham e me venha a provocar danos a médio / longo prazo, tanto a nivel da pintura exterior como dos interiores, etc...

    Cumprimentos,
    Bruno.
  5.  # 6

    boas ...
    (A obra terminou em inícios de Setembro e nessa altura a casa começou a ser pintada por dentro)
    respeitou o tempo de cura e tempo de secagem nas paredes novas ????

    (As pinturas demoraram imenso tempo e apenas em meados de Outubro se iria iniciar a pintura no exterior)
    bem quer dizer que apanhou 1 mes e pouco para fazer uma cura , e secagem do betão ?????


    -( Ao fim de 1, 2 semanas de chuva, comecei a detectar que a tal parede nova do 1º andar estava completamente fria e humida e no vértice estava-se a começar a alastrar uma humidade visivel, chegando a borrar um pouco a própria tinta;
    - Nas semanas seguintes o rodapé escostado à mesma parede, começou a criar mofo, existindo mesmo camadas visiveis de bolor no rodapé. Isto apenas aconteceu junto a esta parede;)

    Você acha isso um problema ????

    (Neste momento a casa encontra-se praticamente toda pintada por fora, tendo sido aplicada membrana armadura da Robbialac em praticamente todas as paredes. Esta tinta foi recomendada ao pintor pela Robbialac, quando se referiu a questão das ferrugens na parede.
    Após a aplicação da membrana, as infiltrações e humidades visíveis dentro de casa desapareceram. No entanto a parede continua extremamente fria ao toque e o rodapé continua a criar mofo. O soalho flutuante e as portas continuam a dilatar. )
    Você estava a espera de quê , ainda falta criar as bolsas pelo lado de fora , não se preocupe a partir de Março elas aparecem , membrana em cima de agua estava á espera de quê ??????????????

    (A nível de aquecimento tenho 2 aparelhos de A.C. da DAIKIN, estando um deles situado na divisão mais problemática.)
    Aqueça bem o ar que só fará bem aos fungos que não tardarão em aparecer por estas bandas .

    (Acredito que, visto que a parede ficou em cimento durante um periodo grande de chuvas, possa ter ensopado muito e agora após a pintura, só muito progressivamente possa recuperar.
    Será que com o tempo e se conseguir retirar a humidade de dentro das divisões as portas poderão voltar ao sitio?)

    Uma parede bem trabalhada pode ficar em cimento muito tempo , é natural que absorva agua mas também seca rápido isso é indiscutível ... logo a mim só me admira como se resolve tudo com membrana quando existe melhores soluções no mercado o que você tem é consciência ao menos que isso vai demorar muito tempo a sair e com a ajuda da membrana só veio a piorar o seu processo de cura e das duas uma ou a humidade sai para fora rebentando a membrana ou sai para dentro destruindo as pinturas interiores , como a membrana é muito expeça e flexível não acredito que vai-a explodir ...
  6.  # 7

    Boa tarde.

    Antes de mais, quero esclarecer que eu sou o cliente e não o construtor. Eu não fiz rigorosamente nada na obra, tudo o que descrevo é relatar o que foi feito pelo construtor.

    Em relação às suas questões:
    (respeitou o tempo de cura e tempo de secagem nas paredes novas ????)
    Penso que sim, a parede nova ficou feita em Julho.

    (bem quer dizer que apanhou 1 mes e pouco para fazer uma cura , e secagem do betão ?????)
    A parte estrutural da obra terminou muito antes de Setembro, em Setembro terminou-se apenas os acabamentos (tectos falsos, aparelhagem electrica, soalho flutuante, etc...)

    (Você acha isso um problema ???? )
    Não percebi se está a ser irónico ou não...

    (Você estava a espera de quê , ainda falta criar as bolsas pelo lado de fora , não se preocupe a partir de Março elas aparecem , membrana em cima de agua estava á espera de quê ??????????????)
    A membrana só foi aplicada depois de vários dias sem chuva, depois das paredes estarem completamente secas.

    (Aqueça bem o ar que só fará bem aos fungos que não tardarão em aparecer por estas bandas .)
    Presumo que este comentário queira dizer que não devo ligar o desumidificador?

    (Uma parede bem trabalhada pode ficar em cimento muito tempo , é natural que absorva agua mas também seca rápido isso é indiscutível ... logo a mim só me admira como se resolve tudo com membrana quando existe melhores soluções no mercado o que você tem é consciência ao menos que isso vai demorar muito tempo a sair e com a ajuda da membrana só veio a piorar o seu processo de cura e das duas uma ou a humidade sai para fora rebentando a membrana ou sai para dentro destruindo as pinturas interiores , como a membrana é muito expeça e flexível não acredito que vai-a explodir ...)
    A membrana foi a tinta escolhida para pintar o exterior, no sentido de poder proteger melhor do que uma tinta de água e isso tb acho que é indiscutivel. Só foi aplicada depois das paredes estarem secas. Não havia muitas oções naquela altura. Se aguardassemos mais tempo, a chuva iria voltar e a situação ia-se agravar.


    Agradeço os seus comentários mas acabou por não me dar nenhuma proposta de solução para os problemas apresentados. Espero que não seja mandar abaixo e construir de novo :)


    Cumprimentos,
    Bruno.
  7.  # 8

    não , mas aposto que agora o vão mandar cobrir tudo com pladur lol enfim ... no seu caso agora muito a serio eu colocava muita coisa em papel escrito tal como a dita membrana e quem a aconselhou ... e acredito que os problemas que tem são de mau execução ou algo do género como falta de estudo das consequencias ... podes sempre procurar aqui em muitos tópicos muita informação detalhada sobre humidades . Mas o que queria dizer é que isto vai piorar mais ainda. se quer um conselho para retirar humidade é só com desumidificador ou a.c. mas isso primeiro dá muito prejuizo porque irá estragar a pintura das paredes e talvez levantar mais ainda o chão , mas depois normaliza ou vai normalizando muito lentamente
 
0.0135 seg. NEW