Iniciar sessão ou registar-se
    • lpcasa
    • 12 dezembro 2011 editado

     # 1

    Gostava de saber a vossa opinião no seguinte:

    Tenho um terreno com cerca de 900 m2 onde existe uma casa antiga toda em pedra, algumas das paredes fazem bastante lomba e não têm qualquer segurança, estão prestes a cair.
    A minha ideia é reconstruir e ampliar e para isso implica demolir grande parte da casa deixando apenas uma ou duas das paredes existentes.
    O projecto que estou a fazer (idealizar) implica que a casa se desloque, ou seja, fica +- a meio do terreno mas sempre aproveitando as tais paredes em pedra existentes.
    Será que a câmara me irá aprovar este projecto de reconstrução? É que não queria estar a fazer um projecto de novo, uma vez que já existe lá casa e além de ter de pagar à câmara uma licença de projecto novo.
    Quais a vantagens e desvantagens que posso ter em fazer uma reconstrução/ampliação?
    Será que devo mesmo demolir tudo e meter à câmara como projecto novo?

    Obrigada
  1.  # 2

    Sem termos os dados todos, é difícil de dar uma opinião definitiva.

    O que eu faria:

    - 1.º Metia na Câmara um projecto de remodelação com ampliação .

    - 2.º Quando as obras começassem, o seu empreiteiro "engana-se", arrasa TUDO (ou as paredes caem "sózinhas") e é obrigado a fazer tudo de raiz.
    («de raiz». quer dizer, desde as fundações, pois aposto que as fundações existentes são insuficientes!).

    As vantagens:
    1. Paga menos taxas à Câmara do que se for uma construção nova.
    2. Paga menos IVA (a taxa de IVA sobre a mão de obra numa remodelação é de 6%).
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpcasa
    • P+V
    • 12 dezembro 2011

     # 3

    Colocado por: lpcasaSerá que a câmara me irá aprovar este projecto de reconstrução?
    Não, obviamente.

    Colocado por: lpcasaA minha ideia é reconstruir e ampliar
    Para isso vai precisar sempre de projectos e licenças, independentemente de casa se "deslocar" ou não no terreno.

    Colocado por: lpcasater de pagar à câmara uma licença de projecto novo
    Vai pagar taxas na mesma, dependendo de quanto via ampliar a casa, entre outros.
    Concordam com este comentário: ArqCastro, Fiel Projectar
  2.  # 4

    Sim, é obvio que vou precisar de projecto isso já sabia e ter de pagar licenças tb!
    O que eu queria era mesmo reduzir custos, penso que a taxa que se paga à camara para construção nova não é a
    mesma para remodelação!?
  3.  # 5

    Colocado por: lpcasaSim, é obvio que vou precisar de projecto isso já sabia e ter de pagar licenças tb!
    O que eu queria era mesmo reduzir custos, penso que a taxa que se paga à camara para construção nova não é a
    mesma para remodelação!?

    Onde se paga mais é pela "ampliação".
    (nomeadamente às Finanças)
  4.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.
    Onde se paga mais é pela "ampliação".
    (nomeadamente às Finanças)


    Após a reconstrução a moradia vai ter menos m2 do que a existente, isto porquê, a moradia tem adega e mais uns celeiros etc.. que vai ser eliminado
    No final a área habitavel em m2 vai ser menor, por isso após avaliação nas finanças vou pagar menos m2.... (o facto de falar em ampliação é porque o projecto da casa não tem nada a ver com o existente, a tal deslocação)
    Será que ao fazer reconstrução posso pedir isenção às Finanças do IMI como fazem com os projectos novos?
    Disse-me que numa remodelação paga-se menos taxas que uma construção nova, sabe-me dizer em % qual a diferença das taxas a pagar para cada uma das situações.

    Obrigada
  5.  # 7

    Boa tarde,

    mas se a casa no final vai ficar com menos área coloque um projecto de reconstrução e alteração e esqueça a ampliação. presumo que essas ruinas sejam anteriores à decada de 50.

    Já agora em que zona do pais se trata essa obra?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpcasa
  6.  # 8

    Colocado por: doisarquitectosBoa tarde,

    mas se a casa no final vai ficar com menos área coloque um projecto de reconstrução e alteração e esqueça a ampliação. presumo que essas ruinas sejam anteriores à decada de 50.

    Já agora em que zona do pais se trata essa obra?

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com


    É na zona Norte nomeadamente em Braga.
    Sim, presumo que seja anterior à decada 50, as paredes são muito tortas, pedras que pareçem penedos ..sem esquadria nenhuma!! Não sabia que dava para pedir à camara reconstrução e alteração....
  7.  # 9

    Claro que dá, reconstrução, alteração e ampliação ou não, se não vai crescer área naose aplica.

    As paredes tortas é normal nesse tipo de construção, se tiver algumas fotos coloque para termos noção do que se trata.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  8.  # 10

    Colocado por: lpcasaNo final a área habitavel em m2 vai ser menor, por isso após avaliação nas finanças vou pagar menos m2....

    Vai pagar menos m2, mas mais IMI.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos, Fiel Projectar
  9.  # 11

    ... se o terreno estiver em REN:
    - Ampliar o existente, apenas sobre determinadas condições.
    - Mover de sitio - nem pensar.

    De qualquer maneira deve marcar uma reunião na Cãmara com o técnico da area, para saber quais as possibilidades da capacidade construtiva e em que condições o poderá fazer.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos, jraulcaires, ArqCastro, Fiel Projectar
  10.  # 12

    Colocado por: lpcasaalgumas das paredes fazem bastante lomba e não têm qualquer segurança, estão prestes a cair.

    realmente a recuperação passa muito pelo estado das paredes, se efectivamente estão em lomba acentuada é uma desvantagem, pois implica custos de montagem novamente.
    Colocado por: lpcasaSerá que a câmara me irá aprovar este projecto de reconstrução? É que não queria estar a fazer um projecto de novo, uma vez que já existe lá casa e além de ter de pagar à câmara uma licença de projecto novo.
    Quais a vantagens e desvantagens que posso ter em fazer uma reconstrução/ampliação?
    Será que devo mesmo demolir tudo e meter à câmara como projecto novo?


    a aprovação de um projecto quer seja recuperação ou construção nova passa por vários factores, uma ampliação em geral pode ser feita e aprovada, isto respeitando sempre afastamentos e alinhamentos existentes.
    as vantagens/desvantagens passam por várias variáveis, como a variável existente, o que pretende e o quanto isso se traduz em custos numa recuperação e numa construção nova, a vantagem do valor histórico do existente, as taxas camarárias e o iva, como o Luis KW disse etc.
    a decisão sobre a decisão mais vantajosa passa muito pelo contexto de: terreno/existente/custo de projecto e a sua pretensão.
    não tome nenhuma decisão já,
    contrate um arquitecto, é ele que vai a ajudar nessa decisão, apoiado na sua ideia e nas variáveis que lhe falei atrás.
    Concordam com este comentário: ArqCastro
 
0.0181 seg. NEW