Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.

Tenho vindo a ler bastantes coisas no fórum, de há umas semanas para cá.
    Ora, o conforme o título indica, estou com dúvidas quanto ao aquecimento do apartamento que estou em vias de remodelar, num prédio de 2 apartamentos de a950-60, todo em pedra. O edifício é muito bonito, mas está na família faz alguns anos, e só agora decidimos avançar para o seu aproveitamento.

Assim, quando pensámos na casa (vivemos na zona da Serra da Estrela), o aquecimento foi um ponto fulcral. Tínhamos pensado numa salamandra a lenha ou pellets na cozinha, aproveitando todo o seu calor para aquecer as outras divisões com radiadores de parede. Parece que isso não é possível, segundo um senhor que vende e instala salamandras. Não percebi muito bem porquê.

Deixo-vos em anexo a imagem da planta da casa, para ter uma melhor ideia do que instalar para estas áreas.
  2.  # 2

Ninguém que possa dar uma ajudinha?
    Penso que não tinha a planta em anexo, segue agora.
      planta.jpg
    •  
      FD
    • 21 dezembro 2011

# 3

Colocado por: HugoFSousaNinguém que possa dar uma ajudinha?

Por um lado isto já está mais que discutido no fórum...
    Por outro lado, faltam dados, por exemplo, quanto pode ou quer gastar?
  3.  # 4

Ora, 7500€. Talvez estique um pouco mais... Se for para aquecimento central (gasóleo ou pellets) o sistema de canalização da água quente para radiadores e radiadores poderão não contar para este orçamento.
  4.  # 5

por menos dinheiro consegue aquecer eficazmente o seu apartamento. os radiadores eléctricos penso que são uma boa opção,existem radiadores que sao muito económicos e eficazes, não necessita de realizar obras.
    ao colocar radiadores coloque em classe II estes sao muito seguros
  5.  # 6

existem empresas que lhe fazem estudos térmicos gratuitamente. estes estudos dizem-lhe quanto os radiadores vao consumir por mes e quanto lhe vao custar
    .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoFSousa
    •  
      FD
    • 22 dezembro 2011

# 7

Penso que bomba de calor + radiadores pode ser uma boa opção.
  6.  # 8

Cara Isabel, obras não serão o problema visto que o prédio sofrerá obras de remodelação em breve. Para além disso, com a factura da electricidade a subir quase "exponencialmente" pergunto-me se será vantajoso economicamente. Não conhece nenhuma empresa que faça esses estudos que me possa indicar?

FD: e essa bomba de calor, funcionaria a que tipo de combustível?
  7.  # 9

Um dos mais baratos a instalar e com melhor consumo é o ar condicionado, sendo que deve ser de boa marca por forma a não perder muito rendimento a baixas temperaturas.

Pode instalar um sistema de aquecimento central com piso radiante ou radiadores, sendo que pode neste caso optar por uma entre várias fontes de calor.
    Caldeiras a gasóleo ou gás tem um consumo elevado. As com melhores consumos seria uma caldeira a peletes, ou bomba de calor (electricidade), tem consumos baixos mas podem ser relativamente caras. Estes sistemas podem também aquecer as águas sanitárias.

Devia contactar outro instalador para perceber realmente se não dá para instalar uma salamandra ou recuperador de calor.

Qualquer oo utro tipo de aquecimento eléctrico que não ar condicionado ou bomba de calor pode ter um custo de aquisição relativamente baixo, mas consumos elevados.

Aposte no isolamento de paredes e Janelas.
  8.  # 10

Nos tempos q correm, c\ o preço da energia a aumentar, iria para uma bomba de calor, mais cara, mas mais económica a funcionar.

O ar condicionado é uma bomba de calor (há outras) e é mais eficaz se as temperaturas exteriores não descerem abaixo dos zero graus
  9.  # 11

Colocado por: HugoFSousaCara Isabel, obras não serão o problema visto que o prédio sofrerá obras de remodelação em breve. Para além disso, com a factura da electricidade a subir quase "exponencialmente" pergunto-me se será vantajoso economicamente. Não conhece nenhuma empresa que faça esses estudos que me possa indicar?

FD: e essa bomba de calor, funcionaria a que tipo de combustível?

uma das empresas que contactei foi a Inosys, eles fazem estudos térmicos gratuitos sem compromisso, veja no facebook deles.
    https://www.facebook.com/pages/INOSYS/390468922048
    ou no site.

nao foi so a electricidade que aumentou, tudo o resto aumentou, principalmente o gasóleo e o gás. A electricidade mesmo assim é uma das melhores opções, estes radiadores que lhe falo e instalei em minha casa possuem uma tecnologia diferente , consomem muito pouco, e oferecem um conforto excelente. tinha 2 arcondicionados e retirei , nao sao nada saudáveis, consomem imenso, e aquecem mais o tecto e menos toda a áre, pra alem de levantar toadas as poeiras.
    peça o estudo nao tem nada a perder e vê o que o seu apartamento pode consumir
    •  
      FD
    • 22 dezembro 2011

# 12

Estranho... havia por aqui uma marta carvalho que também falava muito na Inosys e em radiadores eléctricos.

Quase que diria que...

Bem, de qualquer forma, para quem nos lê, relembro:

Tendo em conta o ponto anterior, deverá ter em consideração que poderá encontrar opiniões parciais e que depende só de si tomar decisões, sabendo de antemão que algumas sugestões poderão ser tendenciosas mas, por outro lado, lembre-se que tal não quer dizer que sejam inválidas. A melhor forma de aferir a validade das intervenções de um determinado membro é vendo o seu histórico: clique no nome do membro e na página pessoal do mesmo, escolha a opção "Ver todos os comentários de (membro)". Verá todas as intervenções desse membro e poderá assim julgar melhor em que contexto intervém. A propósito disto: desconfie de opiniões demasiado elogiosas feitas por membros com pouco histórico.

https://forumdacasa.com/discussion/7270/guia-de-conduta-de-participacao-no-forum-da-casa/#Item_0

Por outro lado:

Por favor, não faça publicidade encapotada na forma de testemunhos falsos em que tudo correu bem - todos os membros sabem reconhecer testemunhos falsos e isso descredibiliza e mancha a imagem da sua empresa/serviço/produto.

https://forumdacasa.com/discussion/673/algumas-orientacoes-antes-de-fazer-publicidade-no-forum/#Item_0
  10.  # 13

Colocado por: isabelpinto

uma das empresas que contactei foi a Inosys, eles fazem estudos térmicos gratuitos sem compromisso, veja no facebook deles.
    https://www.facebook.com/pages/INOSYS/390468922048
    ou no site.

nao foi so a electricidade que aumentou, tudo o resto aumentou, principalmente o gasóleo e o gás. A electricidade mesmo assim é uma das melhores opções, estes radiadores que lhe falo e instalei em minha casa possuem uma tecnologia diferente , consomem muito pouco, e oferecem um conforto excelente. tinha 2 arcondicionados e retirei , nao sao nada saudáveis, consomem imenso, e aquecem mais o tecto e menos toda a áre, pra alem de levantar toadas as poeiras.
    peça o estudo nao tem nada a perder e vê o que o seu apartamento pode consumir

Cara Isabel, isso é publicidade ao seu negócio, mais, é publicidade enganosa: o princípio da bomba de calor é exactamente fornecer mais potência do que a potência real consumida, chama-se COP, p- ex. cop=2 significa que por cada 1kW fornecido apenas é consumido (pago) 0.5KW. Os radiadores de calor, sejam eles quais forem, têm COP=1, ou seja paga toda a potência consumida, todos são feitos de uma resistência eléctrica coberta por qualquer coisa, pedra, metal.

Cada um opta pelo q lhe apetece, agora andar a enganar o próxomo é feio, haverá casos em q os radiadores se justificam, mas é preciso ser honesto
  11.  # 14

acho que esta a falar de algo que desconhece. e nao estou a referir-me a bombas de calor, os equipamentos que adquiri são radiadores.
  12.  # 15

generalizar os equipamentos electricos nao penso que seja muito sensato
  13.  # 16

14.  # 17

Estive a ver o video e SOBRETUDO a ver o site do radiador em causa.

O video está feito em termos de potêcia (Watts) quando deveria estar em termos de Energia (KWh). Portanto não me convenceu.

Vendo o site do fabricante vejo que as especificações técnicas de tão maravilhoso equipamento são estas:

http://www.siragroup.it/UserFiles/Docs/Scheda_Onice_eng.pdf
  15.  # 18

Mostrei-lhe o video para ver como esta tecnologia funciona, não foi esse o equipamento que adquiri e aconselho.
    para saber em termos de energia basta pedir um estudo térmico.
  16.  # 19

Mais do mesmo, num outro topico que agora não me recordo...
  17.  # 20

penso que nao estou fazer nenhuma publicidade, estou a expressar a minha opinião , enviei o link do video meramente como informação

0.0195 seg. NEW