Iniciar sessão ou registar-se
    • fsc
    • 2 janeiro 2012

# 1

Caro Sr Hugo,
    O apartamento é na serra da estrela, por isso vai precisar de muito aquecimento e talvez não tanto de arrefecimento.
    posto isto, aconselho a colocar uma caldeira mural e fica com água quente sanitária e radiadores ou pavimento radiante se for uma casa de habitação permanente.
    peça orçamentos e fuja o que puder de sistemas puramente eléctricos.
    o que pode parecer hoje mto barato vai sair mto caro amanhã.
  1.  # 2

olá a todos! como postei noutros tempos, ando ainda a remodelar o meu ap com aproveitamento de sótão e para o andar de cima, sim senhores entendidos em cop' s e afins, como não tinha possibilidade de inserir um ac devido ao condominio, optei por comprar os tais radiadores-ecoemissores ou lá como se chamam. Estive a ler esta discussão entre muitas outras neste forúm e de facto é irritante a forma como alguns membros se dirigem aos demais. Já ontem , estive a ler sobre aqueles aparelhómetros que estabilizam e rentabilizam a factura da edp em 25% e fico indignado como é possível existir uma falta de TUDO neste fórum.
    senhores, aqui estão presentes membros que fazem publicidades enganosas, membros experts, membros que vêm tirar dúvidas como simples mortais( é o meu caso) e há que haver civismo na forma como se dirigem às pessoas. Se agora me apetecer fazer pub a um produto que me tirem do fórum não é enxovalhar as pessoas ate à exaustão só por darem a sua opinião.
    pois certo de que a minha opinião é a mesma da senhora isabel. eu tinha convectores de 2000w cada e gastava imenso de luz por mês. Agora comprei uns desses radiadores de inércia e eles acumulam calor durante a noite e quando chego a casa as 7 para jantar tenho a casa quentinha e gastam metade dos convectores que tinha.
    Posto isto, aqui vão os avisos para os senhores entendidos e engenheiros:
    não sou parente da D. Isabel da qual compartilho somente a minha opinião,
    não estou interessado em vender nenhum tipo de aquecimento ( tenho negócio proprio na área da restauração e não tenho pouco que fazer)
    também não pertenço ao senhor do fundão que fez publicidade aos economizadores de energia da edp até porque sou transmontano e a minha familia é toda daqui.
    e por último respeitem a opinião dos outros concordando ou discordando dela mas nunca atacando de forma indelicada e agressiva.
    já agora informem-me sobre preços e modelos de ac para sala de 25m2 e se é necessário fazer alteração no contador e embora esteja contente com os acumuladores emissores ou raio que os parta não tenho espaço para eles na sala de baixo
    Obrigado a todos
  2.  # 3

Não confunda por favor "opiniões" com factos já demonstrados .

Quando me falam dos emissores/acumuladores radiadores de inercia, seja lá o nome que lhes quiserem chamar, o seu consumo é o mesmo. E isso é um facto apenas negado por quem vende ou por quem não sabe.

Pelo facto de utilizarem a energia em bi-horario faz com que custem menos, mas não é metade, pois com um aquecedor a óleo ligado durante a noite também poupa no bi-horario, apenas se ligado durante o dia é que não. Por isso ganha-se 40% do tempo em que ficou ligado durante o dia. Não é nem pouco mais ou menos metade.

Quanto aos economizadores, também já foram desmascarados (não só neste forum) e apenas servem em instalações com muitas lâmpadas fluorescentes e apenas se forem alimentadas por balastros convencionais. Apenas Tudo o resto é treta! E quem vende tem de saber o que está a vender e ser responsabilizado por isso. Veja o caso das pulseiras "power balance" Tanta gente que foi enganada (e eu conheço um que é medico e tudo) e agora até o fabricante veio admitir a fraude!!

Colocado por: sergioigresque me tirem do fórum não é enxovalhar as pessoas ate à exaustão só por darem a sua opinião.
  3.  # 4

senhor system32, se bem entendi todos os sistemas de aquecimento gastam o mesmo. Ou seja segundo dizem todos têm cop 1.
    gastam 2000W de potência e geram 2000W de potência calorífica certo?
    A mensagem postada pela srª .Isabel que criou tanta controvérsia a pontos de dizerem que a mulher andava a tentar vender algo, embora que ténue foi explicita a meu ver.
    O que esta senhora tentou dizer foi o mesmo que eu, ou seja, um convector que tenha potencia de 2000w tem de estar sempre ligado para aquecer a casa ou seja 24 horas ao dia enquanto que os emissores com inercia acumulam cerca de 8 horas e nas restantes vão emitindo calor na mesma mantendo sempre a casa quente.

Em suma, também é um facto que aqueço a casa em 24 horas quando o meu gasto são apenas 8. como tal é caso para dizer todos os aquecimentos consomem o mesmo .....o rendimento deles é que é diferente.

Quanto à questão de conduta social, já pensou se fosse um farmacêutico e eu chegasse lá e lhe dissesse que a power balance é banha da cobra? como se sentia?
    Já pensou ou pensaram que a pessoa que fez aquele post dos economizadores poderá estar somente a fazer o seu trabalho e poderá não ser o dono da empresa?
    Repare que como lhe disse e repito eu tenho um café numa zona nobre da cidade em que resido e uma coisa é alguém dizer "desculpe , mas o café não me está a saber bem e troque-mo por favor", outra coisa bem diferente é alguém dizer "olhe desculpe mas o seu café não vale nada .....é uma ****". Está a ver a diferença? Já pensou que o homenzinho poderá estar a vender sim , uma charlatanice sem saber o que está a vender? Afinal de contas tal como disse os farmacêuticos também não andaram a vender as power balance? E então Sr. System, foi a alguma farmácia dizer pessoalmente às senhoras farmacêuticas que estavam a vender banha da cobra? lá está, não nos podemos esconder atrás dum PC e dizer aquilo que queremos pois estamos sujeitos a ouvir aquilo que NÃO queremos.
    Olhe vou ser sincero consigo, também não creio que uma peçazita daquelas me reduza o consumo mas daí até virar-me para o homem e cair-lhe em cima vai grande a diferença.
    Afinal de contas não é só aqui que vêm pessoas fazer publicidade enganosa.....e os produtos com que somos bombardeados na TV diariamente ? Tipo o creme que faz uma senhora de 90 anos parecer uma de 40 é ou não é pub enganosa.
    Bom como me estou a exceder na exrtensão do meu texto, moral da história, que faça publicidade quem quer ao que quer pois só compra QUEM QUER. E um comprador inteligente pesquisa sempre aquilo que vai adquirir. Falo por experência própria mas também não digo que o que tenho é o melhor.
    Não quero com isto dizer que as charlatanices não devam ser desmascaradas mas defendo a correcta forma de o fazer que é EDUCADAMENTE.

Melhores cumprimentos
    Sérgio
  4.  # 5

Ou seja segundo dizem todos têm cop 1.

Errado
  5.  # 6

Colocado por: sergioigressenhor system32, se bem entendi todos os sistemas de aquecimento gastam o mesmo. Ou seja segundo dizem todos têm cop 1.
    gastam 2000W de potência e geram 2000W de potência calorífica certo?
    A mensagem postada pela srª .Isabel que criou tanta controvérsia a pontos de dizerem que a mulher andava a tentar vender algo, embora que ténue foi explicita a meu ver.
    O que esta senhora tentou dizer foi o mesmo que eu, ou seja, um convector que tenha potencia de 2000w tem de estar sempre ligado para aquecer a casa ou seja 24 horas ao dia enquanto que os emissores com inercia acumulam cerca de 8 horas e nas restantes vão emitindo calor na mesma mantendo sempre a casa quente.

caríssimo, falta-lhe um conhecimento básico de física que é este, potencia aplicada durante um certo tempo resulta em energia, não interessa se a potencia é muita ou o tempo é pouco, para AQUECER uma quantidade de ar DENTRO de um espaço precisa é de uma certa ENERGIA, se tem um elemento que tem 2000W e trabalha durante 10horas, então liberta 20Kw\hr de energia e absorve esses mesmos 20Kw\hr, se a divisão onde está instalado NÃO perde mais do que o que debitado pelo equipamento, temos um aquecimento efectivo, se pelo contrario a divisão perde mais do que o debitado, NÃO tem aquecimento.

Colocado por: sergioigresjá agora informem-me sobre preços e modelos de ac para sala de 25m2 e se é necessário fazer alteração no contador

comparativamente falando, precisa de um qualquer equipamento que debite 2,5 KW (9.000Btu´s) e consegue arranjar desde 350€ até 1300€ dependendo de gostos e marcas, e não precisa de alterar nada na instalação electrica existente nem na potencia do contador.
  6.  # 7

desculpe a minha igonorancia, mas se o aparelho gasta 2000w por hora e num espaço de tempo de 10 horas, dara um total de 20 kw gastos nessas 10 horas e nao 20kw por hora...

ou estou errado?
  7.  # 8

1º Um convector seja lá qual for, não está ligado 24/24. Tem um termostato!

2º Parece simples , mas infelizmente muita gente ainda não percebeu, que quando se acumula calor, este tem de ser consumido ( electricidade) na altura da acumulação. Por isso para os acumuladores funcionarem tem de consumir tudo o que necessitam para o resto do dia, durante o período de vazio.

Os aquecedores a óleo vão consumir ao longo do dia , mas consomem o mesmo que os acumuladores em 24h. O que se ganha é na diferença (cada vez menor) entre a tarifa de vazio e fora de vazio. Quem disser o contrario estará a mentir ( ou na pratica a vender, nem que seja o que lhe venderam)!

O COP dos aquecedores a resistência é efectivamente 1 , mas a forma como distribuem o calor pode variar. Pense como aquece rapidamente com um termo ventilador e o a óleo/acumulador são mais lentos, mas mais estáveis , silenciosos etc..) Mas não se confunda isso com maior rendimento. Mas sim um maior nível de conforto.

Quanto À moralidade, fique com um cenário.
    Se fosse vendedor e descobrisse que o que vendia provocava cancro, apesar do o seu patrão insistir que não, o que fazia? continuava a impingir algo que aparentemente fazia mal à saúde??

Quanto aos economizadores, já vi firmas que desistiram de vender o produto porque perceberam que era banha da cobra. Isso é moralidade!

Sabe que uma coisa é dizer que é bom na TV, outra é mostrar números que são enganosos e facilmente desmascarados. Em portugal existem limites para a publicidade enganosa, sabia!

Colocado por: sergioigrese num espaço de tempo de 10 hor
  8.  # 9

Caro sergioigres,

Se os emissores estão apenas ligados de noite, e se às 7 da noite estão quentes, então devemos estar a falar de acumuladores de calor e não emissores, são coisas diferentes. Os acumuladores de calor tem a capacidade de realmente acumularem durante a noite o suficiente para libertarem durante o dia mesmo desligados, tirando proveito da tarifa bihorária. Isto permite uma poupança de cerca de 30 a 40% se compararmos com um aquecedor tradicional que esteja sempre a manter a casa quente.

Atenção que a energia em vazio aumentou 13,5% no início do ano.

A questão é que os emissores são diferentes, a nível de consumo aproximam-se mais de um aquecedor normal, e os que acumulam algum calor, não garamtem mais de 2h.
  9.  # 10

Colocado por: Zegatodesculpe a minha igonorancia, mas se o aparelho gasta 2000w por hora e num espaço de tempo de 10 horas, dara um total de 20 kw gastos nessas 10 horas e nao 20kw por hora...

ou estou errado?
    esse e o erro, porque a unidade de potencia e o Kw e a unidade de energia e o Kw/hr (aquilo que se paga)
  10.  # 11

olá a todos,
    estive a ler os comentários e mais uma vez acabou por acontecer o que acontece frequentemente com outras pessoas que por aqui andam, ou seja, juntam-se dois ou três e atacam até as pessoas desistirem ou até descerem de nível parecendo mercado do bolhão.
    Diariamente no meu café vendo tabaco que é o principal factor de risco canceroso no país! Se calhar sou imoral por não comunicar aos clientes que têm de deixar o vício mas considero-me trabalhador pelo menos humilde e educado.Quem tem umas coisas não tem outras.
    Quanto ao tema de debate que é isso que talvez interesse, o meu convector não tem termostato penso eu. tem unicamente um botão on-off e não dá para regular a temperatura.Liga-se no botão e quando se quer desligar, apaga-se o botão(desculpe ser pobre e não ter modernices lol).
    quanto ao facto de me comunicar que um aquecedor a óleo consome tanta energia como um acumulador penso que percebo e acho que até o referi acima.Penso que todos consumam o mesmo mas a quantidade de tempo que emanam calor é diferente. Um aquecedor a óleo fica frio depois de desligado em 10 minutos e os meus acumuladores ficam desligados todo o dia desde manhã e quando religam ainda estão mornos.Falo dos consumos entre um acumulador e um aquecedor a óleo com conhecimento de causa pois já tive os dois.Para manter o mesmo nível de aquecimento pela mesma quantidade de horas gasto mais com os de óleo do que com os acumuladores.
    Como isso se processa, aí já não faço a mais pequena ideia; tal como o sr jorge disse e muito bem falta-me um conhecimento básico de física.
    De qual quer forma estarei à espera de umas quantas respostas para que compreenda.
    Afinal de contas para que serve o fórum???????????
    Cumprimentos

Sérgio
  11.  # 12

Colocado por: Zegato
    desculpe a minha igonorancia, mas se o aparelho gasta 2000w por hora e num espaço de tempo de 10 horas, dara um total de 20 kw gastos nessas 10 horas e nao 20kw por hora...

ou estou errado?
    esse e o erro, porque a unidade de potencia e o Kw e a unidade de energia e o Kw/hr (aquilo que se paga)

Esta é uma pergunta pertinente pois telefonei para a edp para saber quanto gastava o meu convector por hora e a senhora perguntou-me os watts do mesmo, ao que respondi 2000Watts de potência máxima. Ela disse-me que era só dividir a quantidade de Watts do aparelho por 1000 e tinha aquantidade de KWhora, o que também me leva a crer que este aparelho gaste por hora no máximo 2 KW. è isto ou é algo diferente?
    Obrigado
    Sérgio
  12.  # 13

Claro,

Embora de forma diferente.

Queria você que fosse diferente!! A energia consumida vai para onde??

Agora se transfere mais rapidamente , ou de forma mais uniforme, ou silenciosa etc.. isso é outra coisa.Mas no final consume a mesma energia para manter uma divisão a uma certa temperatura.

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Portanto na vossa opinião ao ter dois emissores com 2000W cada um, um com 1m2 e outro com 2m2, ambos transferem a mesma energia para o espaço?

Cumprimentos
  13.  # 14

Os "ataques" apenas se processam a quem já está farto de se explicar a física , mas como vende: não quer saber de nada!!

Quem vem à procura de informação neste forum podem bem sair bem enganado por alguns membros, que não o fazem por ignorância, mas sim por questões comerciais.

Felizmente nada tenho a ver com a área comercial, embora de Física percebo bem! E muitos outros por ai, o problema, para um recém chegado, é separar o trigo do joio.

Colocado por: sergioigresolá a todos,
    estive a ler os comentários e mais uma vez acabou por acontecer o que acontece frequentemente com outras pessoas que por aqui andam, ou seja, juntam-se dois ou três e atacam até as pessoas desistirem ou até descerem de nível parecendo mercado do bolhão.
    Diariamente no meu café vendo tabaco que é o principal factor de risco canceroso no país! Se calhar sou imoral por não comunicar aos clientes que têm de deixar o vício mas considero-me trabalhador pelo menos humilde e educado.Quem tem umas coisas não tem outras.
    Quanto ao tema de debate que é isso que talvez interesse, o meu convector não tem termostato penso eu. tem unicamente um botão on-off e não dá para regular a temperatura.Liga-se no botão e quando se quer desligar, apaga-se o botão(desculpe ser pobre e não ter modernices lol).
    quanto ao facto de me comunicar que um aquecedor a óleo consome tanta energia como um acumulador penso que percebo e acho que até o referi acima.Penso que todos consumam o mesmo mas a quantidade de tempo que emanam calor é diferente. Um aquecedor a óleo fica frio depois de desligado em 10 minutos e os meus acumuladores ficam desligados todo o dia desde manhã e quando religam ainda estão mornos.Falo dos consumos entre um acumulador e um aquecedor a óleo com conhecimento de causa pois já tive os dois.Para manter o mesmo nível de aquecimento pela mesma quantidade de horas gasto mais com os de óleo do que com os acumuladores.
    Como isso se processa, aí já não faço a mais pequena ideia; tal como o sr jorge disse e muito bem falta-me um conhecimento básico de física.
    De qual quer forma estarei à espera de umas quantas respostas para que compreenda.
    Afinal de contas para que serve o fórum???????????
    Cumprimentos

Sérgio
  14.  # 15

Caro Anonimo18072022A,

Se não houver termostatos A transferência será semelhante já que o que tem apenas 1m2 vai ficar mais quente do que o que tem 2 m2.
    . Caso o emessor desligue ao atingir uma dada temperatura o de 1 m2 vai atingí-la mais rápido, logo desliga mais rápido, pelo que neste caso o de 2 m2 vai aquecer mais mas vai estar mais tempo ligado do que o de 1 m2, logo a consumir mais.

Obviamente o de 2 m2 provoca uma temperatura mais uniforme na divisão o que melhora o conforto e pode indirectamente levar a uma redução do consumo, mas é uma redução marginal.
  15.  # 16

Caro sergioigres

Penso que já percebeu que o que tem são acumuladores, e são diferentes dos emissores que se tem falado. Aqui nunca ninguém disse que para quem quer manter a casa quente o diia todo, de que era igual acumuladores ou aquecedores eléctricos. É óvio que nesse caso fica mais barato o acumulador, não porque consome menos, mas porque consome em vazio, daí ter notado a redução da factura.

A questão que se tem dito aqui é que os emissores e um aquecedor a óleo tem consumos semelhantes, e os emissores tem uma reduzida capacidade de acumulação pelo que pouco podem aproveitar o bihorário. Logo a sua experiência em nada desmente o que foi dito já que sao equipamentos diferentes.
  16.  # 17

Colocado por: Zegatodesculpe a minha igonorancia, mas se o aparelho gasta 2000w por hora e num espaço de tempo de 10 horas, dara um total de 20 kw gastos nessas 10 horas e nao 20kw por hora...

ou estou errado?

Está correcto. O aparelho dissipa 2kw (potência) , por conseguinte em 10 horas consome 20kWh (energia).

O que nós pagamos à EDP não é a potência dissipada, é a energia consumida
  17.  # 18

Colocado por: jorgealvesesse e o erro, porque a unidade de potencia e o Kw e a unidade de energia e o Kw/hr (aquilo que se paga)

entao quer dizer que paga 20 kw/h o que daria CERCA DE 3€ por hora só nesse emissor de calor?
  18.  # 19

Colocado por: sergioigresEla disse-me que era só dividir a quantidade de Watts do aparelho por 1000 e tinha aquantidade de KWhora, o que também me leva a crer que este aparelho gaste por hora no máximo 2 KW. è isto ou é algo diferente?

a unidade do SI(sistema internacional) é o Watt e o Kilo é o multiplicativo de 1000(exemplo 1Kilograma de batatas são 1000Gramas de batatas), como o que a EDP factura é Kw(abreviatura de KiloWatt)hr(abreviatura de Hora), está correcto.
  19.  # 20

Colocado por: Zegatoentao quer dizer que paga 20 kw/h o que daria CERCA DE 3€ por hora só nesse emissor de calor?

o exemplo que dei, era num intervalo de tempo de 10horas, e nessas 10 horas consumiria\pagaria 3€, mas atenção que é somente exemplificativo.

0.0257 seg. NEW