Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam

descobri recentemente este fórum numa pesquisa que já faço há algum tempo sobre como isolar convenientemente uma casa. moro no oeste e tenho necessidade de aquecer a minha casa para ter uma temperatura ambiente agradável. quando instalei o aquecimento central mudei para janelas de pvc com vidro duplo pensando que assim teria todos os meus problemas de isolamento resolvidos.
    engano meu. a minha casa foi construída em 1990 e não tem caixa de ar. de qualquer forma o que se fazia naquela época em termos de isolamento era um trabalho muito pouco profissional, pelo menos das casas que conheço aqui da vizinhança.
    na sequência como disse da instalação do aquecimento central isolei as caixas dos estores com esferovite que coloquei no interior. aquilo, embora não seja medível ajudou a poupar no gasóleo que gastava no aquecimento.
    recentemente remodelei uma garagem que ficava mesmo ao lado da cozinha, abri uma porta e tornei a garagem numa grande sala. isolei as paredes com pladur com isolante e o tecto levou madeira igualmente com isolante entre a madeira e a placa. no piso instalei um aquecimento radiante aproveitando o o sistema de aquecimento central ja existente.
    hoje vejo a brutal diferença para as outras divisões. a nova sala atinge com muita facilidade 20 graus com o regulador no mínimo.
    como ainda não tenho um sistema de isolamento satisfatório no sótão pesquisei e encontro alguma informação sobre construções e remodelações com palha de trigo. ja existem arquitectos voltados para formas antigas de isolar casas novas. a palha é uma delas. estou a pensar em forrar o meu sótão a fardos de palha. aqui vai a minha questão para os frequentadores deste fórum. alguém tem experiência desta forma de isolamento? bem hajam e desde ja agradeço os comentários.
  2.  # 2

a palha é um bom isolante, não pode é ter fósforos ao pé(lol)
    Concordam com este comentário: sergyio
  3.  # 3

É um bom ninho para ratos e bicharada.. Terá de ter isso em mente se avançar com a ideia.
  4.  # 4

desde ja agradeço os dois comentários. ajudam imenso. principalmente o primeiro. a palha que pode servir eventualmente para forrar um sotão tambem está presente e muito mais sitios. como se vé pelo comentário do do amigo marques.
  5.  # 5

6.  # 6

Colocado por: jorgepor29desde ja agradeço os dois comentários. ajudam imenso. principalmente o primeiro. a palha que pode servir eventualmente para forrar um sotão tambem está presente e muito mais sitios. como se vé pelo comentário do do amigo marques.
    caro jorge o meu comentario foi em tom de brincadeira, desconheço totalmente que se use essa pratica no nosso pais
  7.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021
    pdavidmarques,e painéis feitos de palha para sistema ETICS também desconhece?
    vi uma vez não me lembro se era da suberlyme, mas falamos de placas, construir uma casota com fardos de palha desconheço totalmente, a malta também não pode saber tudo ne
  8.  # 8

Colocado por: Anonimo16062021
    Certo..
    Reboco projectado feito de palha já alguma vez viu?
    já vi ao vivo mas nunca utilizei mas não é so palha, são argamassas pré feitas a base de cal aérea, areias, terra, aditivo pozolânico, palha ou fibras de cânhamo, isto se estamos a falar da mesma coisa
  9.  # 9

há muita coisa feita de palha, mas como já referi casotas feitas com fardos de palha, não
  10.  # 10

a palha é usada em contrução há muito, quer em sistema auto portante (load bearing), que com estrutura (frame).
    exemplos de construções com fardos de palha não faltam, mesmo no nosso país. as principais vantagens prendem-se precisamente com o isolamento, se bem que a rapidez de construção e, para quem geralmente gosta destes processos alternativos, o facto de poder ser um processo comunitário também contar muito.
    um dos grandes gurus da construção com fardos de palha, andrew morrison, esteve este verão em portugal, onde deu um workshop no sistema com estrutura.
    actualmente, principalmente nos países nórdicos, a palha, mais precisamente os fardos de palha, estão a ser usados como isolamento pelo exterior (tipo capoto), com resultados que seriam de esperar. pesquise no google por strawbale wrapping que encontra resultados.
    em portugal, a arq catarina pinto é, de alguma forma, a pioneira neste tipo de técnicas.
    no google, usando os termos casa fardos de palha portugal, encontra resultados, quem sabe perto de si. ;)
    Concordam com este comentário: jorgepor29
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2011

# 11

11.  # 12

bem , isto é mais velho que nós todos juntos lol Moisés fazia blocos de barro e palha ahahahha desculpa mas foi o que me vei-o a cabeça .
  12.  # 13

13.  # 14

creio que a quinta dos melros foi feita em sistema auto-portante e em auto-construção...
  14.  # 15

em primeiro lugar os meus agradecimentos pelos comentários. devo dizer que ja estava mais ou menos decidido a avançar para o isolamento do sotão com fardos de palha. pelos vistos não existem muitos inconvenientes e o poder de isolamento da palha é bom. posso acrescentar que espero que o isolamento se faça sentir tambem no verão dado que a casa é muito quente nessa altura do ano. nas pesquisas que fiz ressalta-me as varias referencias ao arejamento do local. o sotão é como a maior parte das casas em pre-esforçado com barrotes e vigotas em cimento com a telha á vista. tinha pensado em primeiro lugar em colocar entre as vigas de cimento em I placas de esferovite forrando a parte de cima do sotão. em seguida cobriria o chão do sotão a fardos de palha.
    tenho lido frequentemente a referencia ao arejamento estou a pensar em apenas forrar o chão do sotão com os fardos de palha.
    devo acrescentar um ponto que é importante. moro numa zona rural e a palha é um certos anos abundante. no entanto cada fardo que cobrirá certa de 0,40m2 (1mx0,40 de base) custa neste momento cerca de 3,5€. è um preço elevado (para palha) que faz com que cada m2 custe cerca de 8,75€. não sei ao certo se comparado com outros materiais é caro ao barato. no verão consegue-se comprar palha boa (de trigo sem infestantes) a 1,5€. dado que tenho terrenos posso inclusivé pensar em a produzir a minha propria palha. mandar enfardar custa cerca de 0,60€ e ainda se fica com o grão que se pode vender.
  15.  # 16

Colocado por: rafaelisidorobem , isto é mais velho que nós todos juntos lol Moisés fazia blocos de barro e palha ahahahha desculpa mas foi o que me vei-o a cabeça .

O Faraday viveu há mais de 200 anos e inventou a gaiola de Faraday que ainda hoje é usada.
    Desculpem...foi isto que me veio à cabeça uahuahuah

Perdão...o Faraday viveu há menos de 200 anos. O fenónemo da gaiola de Faraday é que foi observado peloa primeira vez há mais de 200 anos!
  16.  # 17

a questão negativa é que a palha se deteriora com o passar do tempo, a palha é boa para climas com pouca chuva.
  17.  # 18

a plha pode ser usada cá, como aliás já o é. terá que ter um 'chapéu' e umas 'botas' boas. como as casas de adobe, das quais ainda há muitas em pé, com muitos e muitos anos no lombo.
  18.  # 19

o exemplo da construção de uma: (ver link abaixo, pq não consigo colocar links no mesmo post)
    https://picasaweb.google.com/mukokastrawbale/StrawbaleMuskoka?fgl=true&pli=1
  19.  # 20

0.0217 seg. NEW