Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Gostaria de perceber se o seguinte e' normal, recebi pelo segundo ano o seguro multiriscos da casa para pagar e vem com um aumento significativo do capital e consequentemente do premio.

Os bancos/seguradoras podem aumentar o capital seguro da casa sem o consentimento do cliente ?

Obrigado desde ja',
    Cardoso
  2.  # 2

Não tem lógica o seguro aumentar. Se o capital em divida diminui, então o seguro abrange um capital inferior logo,deverá diminuir.
  3.  # 3

Boas,

Tem lógica se o seguro estiver indexado a uma taxa do ISP (Instituto de Seguros) ao qual pode pedir para retirar. O valor do edificio sobe e o prémio tb consequentemente.
    Não confundam seguro de multirriscos com seguro de vida: este ultimo, sim, deveria baixar automaticamente segundo a amortização de capital efectuada anualmente, mas muitas vezes tem de se requerer junto ao banco para esse efeito.

Cumprimentos,
  4.  # 4

Colocado por: raquel.jmaBoas,

Tem lógica se o seguro estiver indexado a uma taxa do ISP (Instituto de Seguros) ao qual pode pedir para retirar. O valor do edificio sobe e o prémio tb consequentemente.
    Não confundam seguro de multirriscos com seguro de vida: este ultimo, sim, deveria baixar automaticamente segundo a amortização de capital efectuada anualmente, mas muitas vezes tem de se requerer junto ao banco para esse efeito.

Cumprimentos,

Realmente o que disse acima, não está correcto. Tem logica sim, no limite, o seguro nunca aumentar.

Se o seguro serve para garantir o repor do bem, no estado em que está quando o seguro for contratado, então, em nada concorre o valor da divida. Mas ainda assim, não se justifica aumentar.

Por outro lado, o seguro de vida tem logica aumentar com a idade, pois o risco de se morrer, é superior -ainda que, o capital em divida diminua.Experimente fazer uma simulação de valores iguais, mas para pessoas com idades substancialmente diferentes.
  5.  # 5

Anónimo disse:
    No site do ISP em "Perguntas Frequentes":

"Como deve ser fixado o capital seguro?

O valor do capital seguro para edifícios deverá corresponder ao custo de mercado da respectiva RECONSTRUÇÃO, tendo em conta o tipo de construção ou outros factores que possam influenciar esse custo, ou ao valor matricial no caso de edifícios para expropriação ou demolição. À excepção do valor dos terrenos, todos os elementos devem ser tomados em consideração para a determinação do capital seguro, incluindo o valor proporcional das partes comuns. O VALOR DO CAPITAL SEGURO de mobiliário ou recheio corresponderá, em princípio, ao custo de substituição dos bens, pelo seu valor em novo. Significa isto que deverá ser periodicamente actualizado o valor atribuído a cada bem, tendo em atenção que o valor hoje pago, por exemplo, por um televisor, é superior ao que seria pago há 2 ou 3 anos, por um aparelho com as mesmas características. Quando apresentar a proposta de seguro, deve identificar os bens a segurar e a sua valorização.

Como actualizar o capital seguro?

A actualização do Capital Seguro é da exclusiva responsabilidade do tomador de seguro, não podendo a seguradora, de sua livre iniciativa, proceder a essa alteração. No caso do seguro obrigatório, e nos termos do Dec.-Lei nº 268/94, de 25 de Outubro, cada condómino deverá obrigatoriamente actualizar o capital seguro para a sua fracção, de acordo com o valor que for aprovado em assembleia de condomínio. Se a assembleia não aprovar o montante de actualização a considerar, o capital seguro relativo a cada fracção deve ser actualizado de acordo com o Índice de Edifícios (IE) publicado trimestralmente pelo Instituto de Seguros de Portugal. Se o condómino não tiver celebrado o seguro obrigatório com, pelo menos, o capital seguro aprovado em assembleia de condomínio, o administrador deverá efectuá-lo, ficando com o direito de reaver desse condómino o respectivo prémio (nº. 2 do Artº. 1429 do Código Civil). O tomador de seguro poderá optar por vários tipos de actualização do capital seguro: ACTUALIZAÇÃO CONVENCIONADA: o capital seguro é automaticamente actualizado, em cada vencimento anual, pela aplicação da percentagem indicada para esse efeito pelo tomador de seguro; ACTUALIZAÇÃO INDEXADA: o capital seguro é automaticamente actualizado, em cada vencimento anual, de acordo com as variações dos índices IE (edifícios), IRH (recheio) ou IRHE (recheio e edifício), consoante o caso, publicados trimestralmente (em Janeiro, Abril, Julho e Outubro) pelo Instituto de Seguros de Portugal. "
  6.  # 6

O seguro multitiscos não contempla recheio. Por isso não há necessidade dessa actualização.Poderá ser contratado á parte, mas não faz parte do obrigatório.
  7.  # 7

Estimado Parreira,

Porque não liga para o ISP e constata que o seguro se estiver indexado sobe anualmente, tanto a nível de valor do imovel como do prémio (consequente)? Não sou mediadora, mas esposa dum Gerente duma grande Mediadora Seguros.... em vez de criticar quem tenta ajudar, refutando, poderia tentar constatar os factos, ou não?

Quanto ao seguro de vida: obviamente que a taxa sobe consoante a idade, mas se requerer um destrate anual no banco que possui o crédito o prémio correspondente pode não subir, poderá mesmo baixar, consoante valor em divida e outros factores. Não podemos ser lineares.

Temos de convir que um imovel que hoje custa 100000EUR a construir, daqui a 5 anos deverá custar mais x%, portanto se o seguro se trata da possibilidade de reconstrução do dito edificio, deverá contar-se com essa subida de valores ou a chamada "valorização" do imóvel.*o seguro multirrisco contempla, sim, o recheio da casa, caso assim seja contratada na apólice subscrita. (responsabilidade civil, acidentes pessoais, carros em garagem, ... uma ponóplia de conberturas)

Valor de reconstrução recomendado pelas companhias de seguros: entre 600 a 700EUR/m2 - se quiserem a Allianz fornece no seu site
    Obrigado e cumprimentos,
  8.  # 8

Anónimo disse:
    Passe a publicidade...
  9.  # 9

Respondendo á carissima Raquel:

Eu também não sou mediador de seguros, mas sei ler, e sei que quando contrato um seguro, estou atento ás condições. E não me atemorizo por nenhum mediador, nem gerente de nenhuma mediadora. Claro que cada mediador utilizará a sua estratégia para captar clientes. Mas também por isso, é que não tenho nenhum seguro nessa companhia. Por isso cabe-nos a nós, sabermo-nos defender(se tivermos possibilidade disso, e capacidade)

Não acho relevante entrarmos em questões mais tecnicas-até pk -como já referi- não tenho qq seguro nessa companhia-mas gostava de ler essa apolice, que contempla a reconstrucção do edificio. É que pode ser que algum casa que tenha, se eventualmente ruir, possa ser reconstruida com essa apolice.

Cumps
  10.  # 10

Caro Parreira,

Utilizei a Allianz como citação para o item em questão, nada mais.. por acaso tb não tenho nenhum seguro nessa seguradora.

Não utilizei como publicidade, porque o dito "gerente" que é meu marido trabalha com várias compnahias. Não tornemos isto pessoal, porque, de facto não o é.

A questão aqui colocada é apenas ilucidativa e para atingir a essência deste forúm que é fantástica em termos de apoio.

Obrigado e espero não ter ferido susteptibilidades.

Cumprimentos,
  11.  # 11

Colocado por: Parreira
    Realmente o que disse acima, não está correcto. Tem logica sim, no limite, o seguro nunca aumentar.
    Se o seguro serve para garantir o repor do bem, no estado em que está quando o seguro for contratado, então, em nada concorre o valor da divida. Mas ainda assim, não se justifica aumentar.

Como o valor a segurar é o valor de reconstrução, obviamente que tem que aumentar - os custos de reconstrução não se mantêm, muito menos diminuem ....
  12.  # 12

Exmo Parreira
    Em primeiro lugar o seguro multi-riscos pode ou não incluir pois tem essa variante possível(só edifício, edif.+recheio ou só recheio)
    nos seguros de vida tente fazer por exemplo a mesma idade mas com ou sem problemas de saúde declarados,pois nem sempre a idade é o único factor a influenciar o valor pago.
    Como deverá saber os agentes de seguros poderão se dividir em três categorias profissionais(Mediadores ligados,Agentes de seguros,Corretores)posso depois criar um tópico a explicar as diferenças e em quais na teoria poderão melhor defender os clientes,pois ao contrário do que referiu e está citado não deverá ter medo dos agentes de seguros e sim ver que se torna uma mais valia nas contratações dos seguros(consoante a categoria do mesmo) pois em caso de sinistro poderá recorrer ao mesmo para o auxiliar na resolução do mesmo, veja então os mesmos como um parceiro de negócios dos tomadores de seguro e não das seguradoras(isto claro se forem independentes e não exclusivos e sobretudo não se deixarem seduzir por outras praticas comerciais por parte das seguradoras)a senhora raquel sabe do que me refiro

Colocado por: ParreiraRespondendo á carissima Raquel:

E não me atemorizo por nenhum mediador, nem gerente de nenhuma mediadora. Claro que cada mediador utilizará a sua estratégia para captar clientes.
    Cumps

Que fique também claro que nem conheço a senhora em questão e nem a que empresa o dito esposo trabalha(até porque muito provavelmente seremos concorrentes na área de negócio),mas aqui acho que ela tentou ir recolher a informação num site de uma seguradora para que todos pudessem consultar a mesma informação e não por questões de publicidade,pois até se formos a ver ela indicou um site de uma seguradora e não o site da empresa onde o esposo trabalha e que eu saiba o mesmo não deve receber comissões pelo o cliente ir visitar o site referido assim como também não deve receber comissões nos seguros que forem feitos em qualquer seguradora caso o mesmo seja feita nas delegações das seguradoras ou de outros agentes como também não deve receber quando aparece lá uma pessoa que cometeu o erro de fazer um seguro directamente na seguradora a pensar que ficava mais bem servida ou que seria mais barato.
    haveria muito para falar desta área de negócio,bastante técnica mas para isso teríamos que fazer um fórum novo só para falar do tema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma

0.0188 seg. NEW