Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas
    gostaria de saber se realmente um trabalhador é obrigado a estar no seu posto de trabalho 5minutos antes do horario.
    estar na empresa antes julgo que sim, a minha duvida é se existe alguma lei ou artigo que obrigue o trabalhador a estar no seu posto com esta antecedencia de 5m.
    desde ja obrigado pela vossa ajuda
  2.  # 2

Colocado por: kubikaza interioresboas
    gostaria de saber se realmente um trabalhador é obrigado a estar no seu posto de trabalho 5minutos antes do horario.
    estar na empresa antes julgo que sim, a minha duvida é se existe alguma lei ou artigo que obrigue o trabalhador a estar no seu posto com esta antecedencia de 5m.
    desde ja obrigado pela vossa ajuda

Não sei se há, mas eu sempre estive (a trabalhar) muito mais tempo e, não ganhava mais por isso. Mas, era um tempo que se "vestia" a camisola pela empresa. Afinal, era dali que vinha o meu sustento...
    Se tem trabalho estime-o, pois está a tornar-se uma espécie em vias de extinção...
  3.  # 3

concordo consigo deve-se semear sempre para se poder colher logico, mas tambem tem que haver um respeito mutuo
    do empregado para o patrao e vice-versa.
    apesar da crise as pessoas nao podem deixar que voltemos ao tempo da escravidão.
    obrigado
  4.  # 4

5 mn.escravidão?
  5.  # 5

5 minutos antes dentro da empresa? Porquê?
  6.  # 6

existe um toque de 5 minutos antes do começo do trabalho para os trabalhadores se irem dirigindo para os postos de trabalho ja a varios anos perfeitamente normal.
    agora os trabalhadores tem de estar a olhar para a sua maquina 5 minutos antes desse toque fiz-me entender .
    dai a minha admiraçao caro ferraz porque se começam assim qualquer dia dorme -se la
  7.  # 7

Mas que problema!
  8.  # 8

Não percebo muito disso...mas para mim isso não faz sentido! Já existia antes e o que é que vocês faziam? Esperavam 5 minutos e só depois é que iam?

Será que não é uma maneira encapotada de vos sugerir subconscientemente que vocês trabalhem 5 minutos a mais?

É que a mim, pelo menos, a lógica juntamente com o conceito de horário de trabalho dizem-me que se tenho que entrar até às 9 significa unica e somente que até às 9, o mais tardar, tenho que estar no meu posto de trabalho. Não diz que tenho que lá estar 5 minutos antes. Mas isso é a minha interpretação.

Mas o Madeira se calhar até tem razão. São 5 minutos que você perde mas fica bem visto. E se chegar a vias de (espero sinceramente que não) o patrão ter que mandar pessoas embora essa é uma das coisas que ele vai ter em atenção!
  9.  # 9

caro jorje
    vc leu topico?por causa do deixa andar é que o pais esta assim...
  10.  # 10

caro ferraz
    o problema nao sao os 5 minutos
    mas sim o obrigarem porque isso de mais 5 ou 10 nao faz grande diferença a questao é obrigarem quando nao o podem fazer julgo ser contra a lei mas enfim.
    obrigado na mesma
  11.  # 11

Obrigar acho que não o podem obrigar. Mas isso é a minha interpretação da lei e pode estar errada. Eu tenho a mania de interpretar as coisas segundo a lógica. E em termos de leis cada vez mais chego à conclusão que a lógica não tem nada a ver.

De qualquer maneira, disse que antes vocês tinham na mesma o toque. E faziam o quê quando ouviam o toque?
  12.  # 12

Colocado por: kubikaza interioresexiste um toque de 5 minutos antes do começo do trabalho para os trabalhadores se irem dirigindo para os postos de trabalho ja a varios anos perfeitamente normal.
    agora os trabalhadores tem de estar a olhar para a sua maquina 5 minutos antes desse toque fiz-me entender .

Presumo que a administração chegou à conclusão que o pessoal começava a trabalhar 5min após o toque. Tocava a campainha e o pessoal deslocava-se para o seu posto de trabalho, passados 5 min estavam a trabalhar, e administração verificou que o pessoal trabalhava menos 5 min do que devia, assim decidiu tocar 5 min antes do inicio do trabalho. Boa ideia.
  13.  # 13

era um aviso que faltavam 5 minutos para irmos para os postos de trabalho
  14.  # 14

caro amigo picareta
    presumiu tal como a admnistraçao mal mas de qualquer maneira agradeço o seu ponto de vista.
  15.  # 15

existe uma soluçao trabalhar,trabalhar,trabalhar
  16.  # 16

Pois aí não sei que lhe diga porque não estou na posse de todos os factos. Acho que se você estiver lá 5 minutos antes (mesmo que não faça nada) só lhe fica bem. Acredite...os patrões olham para essas coisas.
  17.  # 17

Colocado por: kubikaza interioresera um aviso que faltavam 5 minutos para irmos para os postos de trabalho

Admitamos que o inicio do trabalho é às 8.00h

às 8.00 é para começar a trabalhar, ou é para ir para o posto de trabalho?
  18.  # 18

O problema disto sei eu bem qual é...
    Ele há tipos que não têm escrúpulos,e exploram as pessoas numa altura destas,mas coloquemos a questão de outra forma...não gosta do que faz?...acho um pouco ilariante numa época que existem 600 mil desempregados estar-se preocupado por um tipo sem escrúpulos obrigar a estar 5 mn.em pose antes de trabalhar...não está mal contado nem nada?
  19.  # 19

Colocado por: kubikaza interioresexiste uma soluçao trabalhar,trabalhar,trabalhar

Existe outra....não fazer nada (desemprego)
  20.  # 20

as 8 menos 5 ja estar com a maquina com temperaqturas para iniciar o trabalho

0.0190 seg. NEW