Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas ao Fórum,

    Agradecia que me ajudassem numa decisão que pode mudar o rumo de uma vida, o meu sogro tem um terreno onde as Infra Estruturas da urbanização não estão construídas, no entanto sei que a câmara está a tratar desta urbanização.

    Recebi recentemente a resposta a uma carta que enviei para a câmara onde tinha solicitado todos os dados respeitantes ao lote e em que ponto de situação se encontrava a urbanização.

    Os dados recebidos são os seguinte:

    Parâmetros Urbanísticos
    Lote com 246,45m2
    Tipologia - Moradia Uni familiar Geminada
    Índice de implantação – 0,35
    Índice de Construção – 0,62
    Área de implantação – 86,26 m2
    Área de Construção – 152,00m2
    Numero de pisos - 2 (acima da cota de Soleira) e 1 cave sendo a sua utilização para garagem e/ou arrumos
    Cércea – 6,50m
    Afastamentos – 3,76m (lateral) e 6m (tardoz).

    Posto isto, gostaria de saber tendo em conta a vossa experiência porque a minha é nula, que tipo de casa é que posso vir a construir? Quando digo tipo quero referir assoalhadas.
    Pelo que me parece as áreas não são muito grandes no entanto são 3 pisos um deles garagem/arrumos.
  2.  # 2

    Com essa área de construção consegue perfeitamente construir por ex:

    Cave - Garagem ou arrumos ( área depende do que consta no PDM e nas observações do quadro síntese, poderá até ser toda a área de implantação do R/C
    R/C - Sala, Cozinha + lavandaria, Quarto, instalação sanitária das acessibilidades.
    Piso 1 - 3 quartos, um com suite e mais uma instalação sanitária de apoio aos outros 2 quartos.

    Claro que com esta compartimentação as áreas não serão muito generosas. Agora depende do que pretende para si e para a sua família, esta é apenas uma opção entre várias que deverão satisfazer o seu modo de viver a moradia.

    Agora convém saber uma coisa, esse loteamento é uma AUGI ( área urbana de génese ilegal ) ? É que se for e se ainda não tem as infraestruturas pagas / feitas até haver o alvará de loteamento aprovado ainda pode demorar muito tempo e ainda pode ter de desembolsar mais uns quantos euros.

    Onde fica o terreno ?

    www.gabineteop.com
  3.  # 3

    Parece-me bem a distribuição que me apresenta.
    Com a sorte que eu tenho o loteamento e uma área urbana de génese ilegal. Como e que posso saber se as infraestruturas estão pagas? O que vou fazer já de seguida e enviar uma carta para a câmara de Almada:-( a perguntar qual será a previsão para terem o alvará de loteamento aprovado. Por este andar mais vale vender o terreno!
    Este país e tão lento que ate enerva!
  4.  # 4

    Pode ser que não seja uma AUGI, que seja uma urbanização feita do zero em que faltam "apenas" as obras de infraestruturas para que esteja em condições de ser emitido o respectivo alvará.
    Envie-me a localização do terreno pelo googlemaps para [email protected] que irei ver se o posso ajudar. Já fizemos alguns projectos para a CM Almada por isso prepare-se para pagar algum dinheiro em taxas.

    www.gabineteop.com
  5.  # 5

    Acabei de lhe enviar a localização.
    Em relação às taxas, pelo que tenho lido aqui no fórum tenho-me apercebido que a câmara de Almada é das mais caras do país. Infelizmente para mim e para todos os que querem concretizar o sonho de construir uma casa.
    Se pagar mais reflectisse rapidez na análise dos processos era uma maravilha!
  6.  # 6

    Colocado por: miguelvieira tenho-me apercebido que a câmara de Almada é das mais caras do país.


    Boa sorte. Após ano e meio de a tentar aprovar o meu processo (chegaram a mandar tudo devolvido após 2 meses de espera apenas porque não tinha estacionamento previsto para bicicletas na arquitectura!!!) veio a conta para levantar a licença. Quase 30.000 euros.

    Acho que vou plantar umas couves no terreno e construir aqui ao lado em Belverde ou na Verdizela. Cambada de #%$*#......
  7.  # 7

    Realmente! Estou sem palavras...
    Desconfio que por este andar vamos dar o mesmo fim ao terreno do meu sogro.
    30.000 € parece-me caso de policia, a não ser que seja uma casa com áreas enormes tipo V8!
  8.  # 8

    Colocado por: Quintinhas(chegaram a mandar tudo devolvido após 2 meses de espera apenas porque não tinha estacionamento previsto para bicicletas na arquitectura!!!)

    esta é novidade para mim... Não sabia que o parqueamento de bicicletas dentro dos lotes urbanos destinados a habitações unifamiliares... também é alvo dos indíces urbanisiticos.. onde isto chegou...
  9.  # 9

    Colocado por: miguelvieiraRealmente! Estou sem palavras...
    30.000 € parece-me caso de policia, a não ser que seja uma casa com áreas enormes tipo V8!


    Moradia V4 composta por 2 pisos + cave com área de implantação de 105m2. Normalíssimo.

    Pode ver mais detalhes aqui. Não o quero desanimar...mas prepare-se.
  10.  # 10

    esta é novidade para mim... Não sabia que o parqueamento de bicicletas dentro dos lotes urbanos destinados a habitações unifamiliares... também é alvo dos indíces urbanisiticos.. onde isto chegou...


    Eu tb não queria acreditar mas tive de pedir ao projectista para desenhar 2 'biclas' na cave!! E se eu não souber andar de bicicleta?!?!
      14.JPG
    • P+V
    • 16 dezembro 2011

     # 11

    Se estava estipulado em regulamento a indicação do estacionamento das bicicletas (bem como da área permeável, bem mais importante por sinal), só se pode queixar consigo mesmo e com o seu projectista: perdeu dois meses por causa de duas bicicletas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 12

    Estou-me a mentalizar para as taxas!

    Estive a ver o RUMA REGULAMENTO URBANÍSTICO DO MUNICÍPIO DE ALMADA e realmente no ponto 78º diz o seguinte:

    "Cada edifício de habitação deve dispor de 1 lugar coberto de estacionamento para bicicletas no interior do lote por cada fogo até 100 m2 de
    área bruta de construção, e 2 lugares para fogos com área superior".
    O facto de estar no projecto não quer dizer que tenha de ter bicicleta no entanto está prevista a sua utilização. Eu até concordo com isto!
    Pelo que estou a ver o gabinete de arquitectura tem de ter o RUMA na ponta da lingua!
  12.  # 13

    Quando acabar o ruma, pode começar o rgeu : d
  13.  # 14

    E já agoro o ITED, ITUR... ;-)
    A verdade é que dá sempre jeito ter noção dos regulementos que estão na baila.
  14.  # 15

    Colocado por: miguelvieiraParâmetros Urbanísticos
    Lote com 246,45m2
    Tipologia - Moradia Uni familiar Geminada
    Índice de implantação – 0,35
    Índice de Construção – 0,62
    Área de implantação – 86,26 m2
    Área de Construção – 152,00m2
    Numero de pisos - 2 (acima da cota de Soleira) e 1 cave sendo a sua utilização para garagem e/ou arrumos
    Cércea – 6,50m
    Afastamentos – 3,76m (lateral) e 6m (tardoz).

    Posto isto, gostaria de saber tendo em conta a vossa experiência porque a minha é nula, que tipo de casa é que posso vir a construir? Quando digo tipo quero referir assoalhadas.
    Pelo que me parece as áreas não são muito grandes no entanto são 3 pisos um deles garagem/arrumos.


    a área de construção é de 152, o que não é muito, mas com possibilidades, tipologicamente refere-se a um t3, dá para uma vivência de uma família de 4 pessoas, 5 com alguma organização. é preciso contar com a cave também, onde poderá colocar áreas técnicas.
    ou seja além de 152m2 tem mais 86m2 de cave, imaginemos para dois carros 35/40m2, sobra-lhe cerca de 40m3 para lavandaria/arrumos etc.

    em resumo eu diria que dá para ter conforto e viver o dia a dia, não será uma casa grande em tamanho mas tem área para funcionar minimamente, e com um bom projecto/desenvolvimento de áreas pode potenciar os espaços.
    o espaço livre atrás é que não será muito.
    Concordam com este comentário: miguelvieira
 
0.0157 seg. NEW