Colocado por: jpvngAcabei de falar com ele , pelo telefone e não há maneira de o convencer...ele reitera que de inverno não há radiação solar para justificar uma inclinação de 50 graus..
Colocado por: jcaiadosó que maior parte dos Engºs são como os burros com umas palas...
Colocado por: jpvngpelo telefone e não há maneira de o convencer
Colocado por: eu
Seguem os manuais e nem sequer param para pensar...Concordam com este comentário:jorgealves,J Filipe
Caro Sr. JP,
Pode obter-se um aumento da contribuição de energia solar no inverno se a instalação for feita para uma inclinação com mais 10 a 15º relativamente à latitude. Esta inclinação vai reduzir a contribuição de energia solar no período de verão, mas a escolha de uma área adequada de coletores deve permitir desenhar o sistema de forma a obter essa maior contribuição no inverno sem reduzir a possibilidade de em dois a três meses de verão ter satisfeitas as necessidades de energia com aproximadamente 100% de contribuição de energia solar nesse período.
Com os melhores cumprimentos
Colocado por: jcaiado
Caro JPVNG, veio aqui ao forum pedir ajuda para o seu problema. Já lhe disseram como fazer bem, e você continua a bater na mesma tecla, engº para aqui, engº para ali, mas afinal acredita em quem? Olhe também sou engenheiro só que de outra area que nada tem a ver... amigo, se quer aproveitar o sol de inverno que num inverno normal ainda é bastante, faça um favor à sua carteira e coloque os paineis com pelo menos 45º já não sou são extremista e digo 50 ou 55, porque ás vezes, podem existir condicionantes arquitectonicas, agora se está a borrifar para o rendimento então coloque como dizem os engenheiros, afinal de contas nem são eles que pagam a conta da EDP ao fim do mes, ou o gás, ou o apoio que seja!!! Em minha casa mando eu, quando instalei os meus tambem ai assim ai assado, e muito simplesmente, disse ou é assim ou podem pegar no material e arrancar e pronto ficaram a 50º e ponto final. Num dia solarengo de inverno mesmo que temperatura exterior baixa coloco os 400L a pelo menos 60º. Os paineis só de devem instalar com a regra da latitude -5º para optimizar a produção anual, quando a mesma é defecitária mesmo no verão, agora desde que o sistema seja dimensionado para o agregrado familiar, no verão existe sempre excesso de produção, daí optimizar-se a instalação para o inverno, só que maior parte dos Engºs são como os burros com umas palas...
JCConcordam com este comentário:eu,jorgealves,leiria
Colocado por: ins.BrunoPorque não desiste dos paineis e instala uma bomba de calor AQS?
Colocado por: ins.Brunomas qual é o teto maximo que conta gastar?? mao de obra e equipamento?
Colocado por: jpvng3000 a 3150 euros
Colocado por: ins.Bruno
voce sabe quanto custa uma Bomba de calorAQS???
Colocado por: jpvngcom aproximadamente 100% de contribuição de energia solar nesse período.
Colocado por: nandogonca
Mas anda tudo maluco...
Olhe eu não sou engenheiro nem técnico, nem nada que se pareça, mas tenho um painél a 50º e posso-lhe dizer que no verão nunca falta água quente... Sou do distrito de Viseu. Em 365 dias do ano, apenas necessitei de de utilizar o apoio em 55 dias. E desses 55dias, 25 dias foram Março, que necessitei do apoio e 10 dias em ajneiro, os restantes dias era utilizado o apoio por 1, 2 ou 3dias apenas. Se tivesse colocado a inclinação para "como dizem" ter um rendimento anual, de certeza que não conseguiria ter tão bom desempenho dos painéis...Concordam com este comentário:eu
Colocado por: jpvngEnviei um mail para o laboratório da energia solar...recebi resposta...mas a mesma não é muito conclusiva...já respondi..pode ser que a resposta ,se a houver, seja mais fácil de interpretar.
Aqui fica o mail que recebi: