Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: DOGMAos sistemas de canalização vão mudar também,já estão a ser mudados,mas como andamos sempre à carroça dos outros ainda vai demorar aqui.

e isso serve para quê?!?!?

os aplicadores continuam a fazer como lhe dá na telha sem ligar patavina aos regulamentos nem ás indicações do fabricamte.
  2.  # 362

Colocado por: jpvngas estruturas que vêm com os painéis da Vulcano só estão preparadas para inclinações ate 45 graus?

põem outras ou até mandam fazer à medida, fácil não?
  3.  # 363

Colocado por: jorgealves
    põem outras ou até mandam fazer à medida, fácil não?

sim, mas não foi isso que perguntei :)
  4.  # 364

se aquelas não dão mais, coloca outras que deem,

se o instalador não quer ter trabalho, arranja outro que queira fazer bem, a diferença de custos é ridicula,

não consigo perceber porque raio continuam a aceitar soluções caras sem rendimento, só porque dá trabalho a fazer como deve ser,
    (se não é para ter rendimento aceitável, então não meta nada e vá gastar o dinheiro em lagosta e vinho verde ou no que lhe apeteça),

a grande falta deste pais é cultura de exigência,
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  5.  # 365

Colocado por: jorgealvesse aquelas não dão mais, coloca outras que deem,

se o instalador não quer ter trabalho, arranja outro que queira fazer bem, a diferença de custos é ridicula,

não consigo perceber porque raio continuam a aceitar soluções caras sem rendimento, só porque dá trabalho a fazer como deve ser,
    (se não é para ter rendimento aceitável, então não meta nada e vá gastar o dinheiro em lagosta e vinho verde ou no que lhe apeteça),

a grande falta deste pais é cultura de exigência,

Sim aí pelos vistos , é verdade...ou é cliente a abrir os olhos ou leva com tudo à balda.
    Bom mas isto esta a ficar melhor encaminhado....o instalador já vai nos 40 graus e eu já respondi a dizer que queria pelo menos os 45 graus que a estrutura permite.
    Obrigado a todos.
    Penso que vamos ficar pelos 45 graus.
  6.  # 366

Colocado por: DOGMADê um exemplo.

você.
  7.  # 367

Colocado por: DOGMAContradição pura

sim,

uma grande contradição do fabricante, que comercializa um produto inadequado para o mercado nacional,

e um enorme erro dos aplicadores que o instalam sem questionar e sem informarem devidamente os clientes.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • eu
    • 17 abril 2014 editado

# 368

Colocado por: Sergio Rodriguescom 90 graus o rendimento dos paineis baixa para 70%

Um rendimento de 70%, conjugado com a radiação solar do verão e com a maior temperatura da água fria, produz muito mais água quente do que aquela que vai consumir.

Eu diria que o rendimento até podia ser de 30% que era suficiente no verão...

No verão, até um bidão pintado de preto serve de painel solar... ;)
    Concordam com este comentário: nandogonca, Jorge Santos - Faro
    • jpvng
    • 17 abril 2014 editado

# 369

Colocado por: eu
    Um rendimento de 70%, conjugado com a radiação solar do verão e com a maior temperatura da água fria,produz muito mais água quente do que aquela que vai consumir.

Eu diria que o rendimento até podia ser de 30% que era suficiente no verão...

No verão, até um bidão pintado de preto serve de painel solar... ;)
    Concordam com este comentário:nandogonca

mas atenção que há 4 estações. De qualquer modo penso que com 45 já não será mau de todo...

ah e ja agora a resposta final do LES:

Não me é possível dar uma resposta à sua questão porque só com informação detalhada sobre os componentes do sistema solar e fazendo simulação do seu comportamento se pode fazer essa escolha. Mas este tipo de informação objetiva sobre comportamento térmico do sistema solar para diferentes situações pode ser pedido ao instalador que tem certamente ferramentas informáticas de simulação em que pode demonstrar a bondade de uma situação ou outra.
    Com os melhores cumprimentos

Ora bolas..... heheh
    • eu
    • 17 abril 2014 editado

# 370

Você pode simular online: http://valentin.de/calculation/thermal/system/ww/en
    (mas mais uma vez, é dado apenas o valor anual, que é enganador)
  8.  # 371

Colocado por: euVocê pode simular online:http://valentin.de/calculation/thermal/system/ww/en

Obrigado :)

o painel solar que vai ser colocado ou que ira ser colocado é este:

Excellence FKT-1W Horizontal
    Máximo rendimento mesmo nas condições mais adversas. Circuito hidráulico com dupla serpentina em cobre, com um colector hidráulico de avanço na base e de retorno no topo, unidos por duas serpentinas que percorrem toda a superfície do absorvedor. Permite uma absorção de calor adicional pelo fluido solar, e um equilíbrio hidráulico quando ligado em paralelo de canais, mantendo uma reduzida perda de carga do sistema. A reduzida perda de carga permite a ligação de até 10 painéis FKT em paralelo. Vidro estruturado, com baixo teor em ferro, tratamento anti-reflexo, garantindo uma elevada protecção mecânica e estrutural ao conjunto, mantendo um elevado nível de transmissibilidade (95%). Absorvedor em cobre com tratamento em óxido de titânio aplicado com tecnologia PVD (Phase Vapor Deposition) altamente selectivo. A ligação entre a superfície do absorvedor e a grelha hidráulica de tubos de circulação do fluido solar é feita através de soldadura por ultrasons, assegurando uma transmissão de calor para o fluido de elevada eficácia. Ligações metálicas flexíveis Facilitam a instalação dos painéis solares, proporcionando estanquicidade total e uma grande durabilidade. Possibilidade de poderem ser montados quer na vertical quer na horizontal.
  9.  # 372

meta uma bomba de calor AQS, fica mais servido, voce vai ficar com uma aberrração no tenhado
  10.  # 373

Colocado por: ins.Brunometa uma bomba de calor AQS, fica mais servido, voce vai ficar com uma aberrração no tenhado

ok.
    • jpvng
    • 17 abril 2014 editado

# 374

Colocado por: DOGMADimensões,tipo e espessuras de isolamento na parte inferior e laterais do painel,quantidade de fluido não diz?

Não...pelo menos aqui no link do fabricante não....mas penso serem a gama alta da marca

edit- errado...esses dados estão aqui no link

http://www.junkers.pt/consumer/produtos_consumidor/catalogo_consumidor/product_3394
  11.  # 375

eu dou-lhe uma ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpvng, casadepalha
      ftk.jpg
  12.  # 376

Colocado por: euNo verão, até um bidão pintado de preto serve de painel solar... ;)

E eu que o diga, pois tomei muitos banhos assim num ilha aqui perto onde a agua não tinha pressão...

Colocado por: jpvngtérmico do sistema solar para diferentes situações pode ser pedido ao instalador que tem certamente ferramentas informáticas de simulação em que pode demonstrar a bondade de uma situação ou outra

Alguns desses tipos são uma vergonha ... A 1º discussão que tive no 1º dia com um formador deles (Que eu paguei ) que eu tive o desprazer de conhecer , foi eu dizer que ia levar o meu portátil e ele dizer que não podia ser... Agora dizem que os instaladores têm a ferramenta ... Mas eles ensinam a fazer manualmente, ou melhor não ensinam nada pelo menos este que me calhou nem mexer no Pc sabia !
  13.  # 377

Colocado por: ins.Brunometa uma bomba de calor AQS, fica mais servido, voce vai ficar com uma aberrração no tenhado

Mas quantos anos dura uma bomba de calor ? 10 anos ? Muitas aqui na zona rebentavam quando colocavam o "painel" ao sol...

Chamam aqui solar mas também funcionava com a lua :-)
  14.  # 378

Bem, a obra já (re)começou, o painel já esteve no telhado na respectiva estrutura e não fica aberração nenhuma..pelo contrario. Claro que não é a mesma coisa que estar pelo telhado mas esta muito bem, muito bem mesmo...esteticamente não fere a casa. O meu obrigado mais uma vez a todos os que me ajudaram aqui em especial a quem me chamou à atenção dos painéis horizontais.
  15.  # 379

e fotos nao há?
  16.  # 380

Colocado por: Sergio Rodriguese fotos nao há?

ta bem ponho já uma...só não tinha posto porque o serviço só vai ficar pronto la para o fim de semana..ia colocar nessa altura :)

0.0895 seg. NEW