Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

    Colocado por: jpvngO meu obrigado mais uma vez a todos os que me ajudaram aqui em especial a quem me chamou à atenção dos painéis horizontais.


    Explicaram-lhe que o painel em horizontal tem menos rendimento que o painel vertical, a curva de rendimento é menor!
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • jpvng
    • 28 abril 2014 editado

     # 382

    sim ja li acerca disso mas não dito pelo técnico..este painel já foi 2 opção do técnico da Bosch que cá esteve, o primeiro proposto era a gama mais baixa da Junkers...disse que alterava para este pois tinha maior rendimento.. em relação a comparar com os verticais...não posso comparar uma vez que esteticamente tornava essa opção uma não opção. Ou era horizontal ou nenhum.
    Alias para este tipo de telhados e com a orientação que tem creio ser esta a melhor opção conforme me disseram e bem aqui.


    o painel solar que vai ser colocado ou que ira ser colocado é este:

    Excellence FKT-1W Horizontal
    Máximo rendimento mesmo nas condições mais adversas. Circuito hidráulico com dupla serpentina em cobre, com um colector hidráulico de avanço na base e de retorno no topo, unidos por duas serpentinas que percorrem toda a superfície do absorvedor. Permite uma absorção de calor adicional pelo fluido solar, e um equilíbrio hidráulico quando ligado em paralelo de canais, mantendo uma reduzida perda de carga do sistema. A reduzida perda de carga permite a ligação de até 10 painéis FKT em paralelo. Vidro estruturado, com baixo teor em ferro, tratamento anti-reflexo, garantindo uma elevada protecção mecânica e estrutural ao conjunto, mantendo um elevado nível de transmissibilidade (95%). Absorvedor em cobre com tratamento em óxido de titânio aplicado com tecnologia PVD (Phase Vapor Deposition) altamente selectivo. A ligação entre a superfície do absorvedor e a grelha hidráulica de tubos de circulação do fluido solar é feita através de soldadura por ultrasons, assegurando uma transmissão de calor para o fluido de elevada eficácia. Ligações metálicas flexíveis Facilitam a instalação dos painéis solares, proporcionando estanquicidade total e uma grande durabilidade. Possibilidade de poderem ser montados quer na vertical quer na horizontal.


    http://www.junkers.pt/consumer/produtos_consumidor/catalogo_consumidor/product_3394
  2.  # 383

    Colocado por: jpvngsim ja li acerca disso mas não dito pelo técnico


    O técnico ou pseudo técnico começou por não lhe dar a informação correta, pela descrição parece-me um painel da Vulcano.

    Colocado por: jpvngAlias para este tipo de telhados e com a orientação que tem creio ser esta a melhor opção conforme me disseram e bem aqui.


    Pois é!... Mas lá estamos com o velho problema ´´não se pode ter sol na eira e chuva no nabal´´ espero que pelo Forum saiba colher os melhor ensinamentos que pelos vistos os seus técnicos não o sabem esclarecer!
    • jpvng
    • 28 abril 2014 editado

     # 384

    Colocado por: Costa53

    O técnico ou pseudo técnico começou por não lhe dar a informação correta, pela descrição parece-me um painel da Vulcano.



    Pois é!... Mas lá estamos com o velho problema ´´não se pode ter sol na eira e chuva no nabal´´ espero que pelo Forum saiba colher os melhor ensinamentos que pelos vistos os seus técnicos não o sabem esclarecer!


    Depreendo então que o seu conselho tecnico é ou seria que não devia de colocar nada então. O Painel é da junkers. esta la colocado o link

    Painéis Solares Planos Gama TOP Excellence: FKT
    Sistemas Solares Térmicos
    Máximo rendimento mesmo nas condições mais adversas
    O painel solar FKT da Junkers representa uma revolução na gama de painéis de alto rendimento, devido à sua capacidade de obter as mais elevadas prestações, mesmo nas condições atmosféricas mais difíceis. Este facto deve-se ao seu inovador circuito hidráulico com dupla serpentina.


    espero que pelo Forum saiba colher os melhor ensinamentos que pelos vistos os seus técnicos não o sabem esclarecer!



    Não sei se se terá apercebido mas penso que conseguira compreender então, o motivo pelo qual já exprimi aqui neste tópico e por varias vezes o meu agradecimento a todos os que me ajudaram..é que as suas palavras deixam no ar um tom de critica que sinceramente ainda não entendi. Ou então estou a perceber mal..o que também já me aconteceu por aqui.
  3.  # 385

    Colocado por: jpvngDepreendo então que o seu conselho tecnico é ou seria que não devia de colocar nada então. O Painel é da junkers. esta la colocado o link


    Não quis dizer isso! Pelo contrário deve e sou apologista da colocação do painel não fosse eu técnico.
    Quanto ser Bosch; Junkers e eu dizer Vulcano não se preocupe que é ´´tudo farinha do mesmo saco´´ nos contatos a sede na Av. Infante D.Henrique também lá funciona a Vulcano portanto isto é secundário!
    O que gostava como tecnico que sou é que soubesse o que estava a comprar!

    Colocado por: jpvngos que me ajudaram..é que as suas palavras deixam no ar um tom de critica que sinceramente ainda não entendi


    Eu como tecnico ao vender este produto colocava-lhe os pros e os contras e perante a sua aceitação ficava de consciência tranquila de um dever cumprido.

    Perante a sua promiscuidade que por diversas vezes aqui manifestou e para isso recorreu ao Forum e muito bem, a minha contribuição e partilha neste Forum é unico e exclusivamente no sentido de entender que ao adquirir um produto e o Eng. que o abordou não o soube fazer, perceber que estamos aqui para o ajudar não só para resolver o seu problema mas sermos um testemunho imparcial de um produto que o tecnico da marca quer vender, mas temos que ser alheios e nesse sentido tento lhe dar e repito no meu caso, como´´ técnico de várias marcas´´, de um produto que tem algumas contrariedades em termos de rendimento, sendo o painel horizontal, não entenda isto como uma critica destrutiva mas sim construtiva.

    Um abraço
    • jpvng
    • 29 abril 2014 editado

     # 386

    Sabe, concordo com tudo que você disse menos uma coisa...a minha promiscuidade em que aspecto? Digo-lhe que não entendo esta observação. Será promiscuidade em procurar informação? se quer a minha opinião, esta aqui informação muito valida neste tópico relativa a instalação de painéis solares (ao contrario de outros tópicos do mesmo tema onde é quase impossível retirar informação valida devido a invejas e rivalidades entre alguns membros) e alguma dela decorrente da minha participação ao procurar informação. Informação essa prestada claro por quem percebe disto.

    Se você acha que o painel horizontal não é eficaz deve-o dizer claramente. Ou que para ser eficaz precisa de mais que um diga-o, não tenha receio.

    E mais. Qual acha que a solução seria para aquele telhado? optava pelo horizontal ou pelas desvantagens optava por não instalar nada? seja claro e objetivo na sua opinião técnica que para quem é leigo é o que interessa.
    Obrigado.
  4.  # 387

    Colocado por: Costa53Explicaram-lhe que o painel em horizontal tem menos rendimento que o painel vertical, a curva de rendimento é menor!
    coisa pouca!!
    • jpvng
    • 30 abril 2014 editado

     # 388

    Bem...recebi hoje ja sem contar (tinha mandado 3 mails)uma resposta de fonte oficial sobre o tema da inclinação ideal dos paineis solares...fica aqui o text para discussão..muito curiosa a resposta :

    Exmo. Sr.

    A questão que coloca é pertinente e tem várias respostas porque estão em causa alguns aspectos que podem ser contraditórios nas melhores soluções para cada um deles. Isto é não há uma resposta imediata, única e inequívoca à sua questão porque estão em causa aspectos de eficiência energética, de optimização económica, de estética e de segurança cuja natureza não permite que seja apresentada uma solução ideal.

    Em termos de eficiência energética, para Vila Nova de Gaia se o aquecimento de águas sanitárias for feito durante todo o ano, então a inclinação dos colectores que é aconselhada é de 36 graus, não sendo relevante uma diferença de um grau em relação a esse valor. Mas para uma utilização em que grande parte da água seja consumida de Inverno a inclinação ideal será de 56 graus e se a maior parte for consumida no Verão então a inclinação ideal será de 26 graus.

    O seu caso deverá ser o primeiro, utilização de águas quentes durante todo o ano e por isso se aconselha uma inclinação de 35/36 graus. Se inclinar mais o colector vai estar a desfavorecer o rendimento anual da instalação, apesar de, como diz, favorecer o rendimento no Inverno. Existem situações pontuais (por exemplo casas isoladas sem gás ou electricidade) onde essa opção pode ser a indicada. Na generalidade dos casos a opção de inclinar mais não compensa porque estará a perder energia solar quando faz o somatório anual de produção.

    Refira-se que, a orientação e a inclinação poderão não ser as ideais quando o custo de instalação da estrutura de suporte não for compensado pelo aumento da produção de energia. Esta situação é tanto maior quando menos padronizada for a estrutura de suporte. Isto significa que por vezes a melhor opção poderá ser ter os colectores solares a acompanhar a inclinação do telhado (tipicamente com uma inclinação inferior a 35 graus). Deve ter em atenção que quanto mais inclinados estiverem os colectores solares mais terá que reforçar a resistência da estrutura de suporte ao vento.

    Esta solução – escolher a orientação e inclinação do telhado – poderá não ser por vezes a melhor em termos de energia anual produzida, mas é seguramente a que é mais aconselhada segundo um critério de estética final pois nestes casos os colectores não ficam salientes em demasia, evitando o efeito inestético geralmente associado. O facto de não estarem montados na configuração ideal (orientação e inclinação) poderá no entanto ser colmatada com uma maior área de captação e por vezes essa solução é mais barata do que uma estrutura de suporte nos telhados inclinados que orienta correctamente os colectores mas tem custos adicionais e é muito inestética. Claro que quando o prédio ou moradia tem uma cobertura em terraço, estas questões não se põem e aí há apenas que escolher a melhor solução em termos energéticos.

    A par de uma inclinação apropriada para todo o ano, deverá escolher o número mínimo de colectores solares que sejam suficientes para suprir as suas necessidades de água quente no Verão. Um sistema maior que esse produzirá mais energia solar mas poderá não compensar o investimento e o mesmo poder-se-á degradar mais rapidamente, devido ao excesso de energia solar, que provoca altas temperaturas.
    Inclinar mais os colectores poderá permitir a instalação de mais colectores que os que precisaria na inclinação ideal, sem ter excesso de energia no Verão. Nesta situação poderá produzir mais energia solar anualmente mas terá menos energia produzida por colector e menor retorno do investimento. Poderá ser também uma opção ambiental menos proveitosa uma vez que a produção de colectores solares também tem custos ambientais que são invisíveis ao consumidor final.

    Esperamos ter ajudado. Os melhores cumprimentos,


    xxxxxx
    Unidade de Energia Solar, Edificio H.



    Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.
    Estrada do Paço do Lumiar, 22
    1649-038 Lisboa, Portugal
    Tel: +351 21 092 4768 Fax: + 351 21 716 6966



    Parece-me a mim que estar a instalar mais paineis fica muito mais caro do que qualquer estrutura. Mas enfim
  5.  # 389

    Colocado por: jpvngParece-me a mim que estar a instalar mais paineis fica muito mais caro do que qualquer estrutura. Mas enfim


    depende....algumas em aluminio são bem caras, mais caras que alguns paineis (fracos claro)
    • eu
    • 30 abril 2014 editado

     # 390

    Na generalidade dos casos a opção de inclinar mais não compensa porque estará a perder energia solar quando faz o somatório anual de produção.

    Estes gajos olham só para os números e nem param para pensar um bocadinho... no verão, até uma inclinação de 90 graus (na vertical portanto) produz água quente suficiente!

    Será que estes gajos não percebem que, no verão, de nada serve produzir 30 KWh de energia térmica num dia, quando na realidade só vamos precisar de 10 KWh ? Porque é que insistem em maximizar a quantidade total de energia absorvida? Esse número não é o mais importante...
  6.  # 391

    Colocado por: eu
    Estes gajos olham só para os números e nem param para pensar um bocadinho... no verão, até uma inclinação de 90 graus (na vertical portanto) produz água quente suficiente!

    Será que estes gajos não percebem que, no verão, de nada serve produzir 30 KWh de energia térmica num dia, quando na realidade só vamos precisar de 10 KWh ? Porque é que insistem em maximizar a quantidade total de energia absorvida? Esse número não é o mais importante...


    eu expliquei bem a duvida no mail e o facto é que a resposta é esta. Vai de encontro ao Eng da Bosch que esta agora la a fazer o projecto. Tive que insistir com ele para aumentar a inclinação..ele primeiro aceitou os 40 graus e eu é que insisti que dado a estrutura dar ate aos 45 então colocar no máximo. E é assim que vai ficar nos 45.
    • eu
    • 30 abril 2014 editado

     # 392

    Colocado por: jpvnge o facto é que a resposta é esta. Vai de encontro ao Eng da Bosch que esta agora la a fazer o projecto

    Vou ser incisivo: esses Engenheiros são "burros", pois ainda não perceberam que no verão o painel vai absorver mais energia do que é necessário.

    Faça-lhes esta pergunta: se a inclinação for otimizada para o inverno, o painel vai precisar de apoio no verão ou vai produzir água quente suficiente? Será que assim eles entendem a questão?

    -----
    Por exemplo, nesta altura do ano, o meu sistema (*) já está a produzir mais água quente do que aquela que gasto. No verão, tenho que tapar um painel e arrefecer a água durante a noite!

    (*) Que é dos mais reles do mercado
  7.  # 393

    Colocado por: jpvngO seu caso deverá ser o primeiro, utilização de águas quentes durante todo o ano e por isso se aconselha uma inclinação de 35/36 graus.


    A mim não me surpreende a resposta deles, que está certa menos no conselho que lhe estão a dar .

    Pois como já foi dito, no verão deve é "fugir" do sol para evitar sobre-aqueçer e porque tem agua quente a mais quando no verão até nem faz muita falta. No inverno Deve aproveitar ao máximo.

    O ideal era serem reguláveis e é façil de fazer, mas como os vai fazer fixos, deve colocar a 49 º ou no mínimo 45º .

    Nos paises frios onde nunca há sol de Inverno não vele a pena essa inclinação e aí sim ou 39 chegam.

    Essa malta do laboratório não é muito inteligente ... Tive o desprazer um dos "grandes" da energia solar... Burro que nem uma porta... Ao fim de 1 hora de o ouvir ficamos logo inimigos ! Até hoje o homem me deve odiar.
    E é esse animal que anda por aí a "falar" sobre energia solar térmica... Um homem que não sabe soldar etc...

    Essa discussão tive eu com esse sr. que tirou o curso em Saº. Francisco... Foi dificel ao homem entender o básico.

    O manual de formação deles é basico se comparado com o de UE que até é tb em Português .... Eles copiam mal e fingem que o fizeram ...

    No edifício que eles chamam inteligente é burro que nem uma porta... Foi feito com os "nossos" milhões:



    Tem um sistema de entradas de ar quente arcaico manual ... etc etc....

    JPVGN , bem ensine essa malta que não tem cabecinha para pensar, sabe o que diziam... Para o Algarve como há muito sol não precisávamos dos painéis com maiores rendimento. Em vez de dizerem que quanto mais rendimento melhor para no inverno termos o máximo de energia solar !
  8.  # 394

    Bem primeiro dia de teste e atingiu os 58 graus as cerca das 17 h
  9.  # 395

    e o acumulador?
    • jpvng
    • 2 maio 2014 editado

     # 396

    58 graus a agua no acumulador, (a temp do líquido no painel acho que passou dos 70 e tal graus) agora houve alguem que disse ao meu pai que esta agua quente do acumulador nao podia ser utilizada para culinária?
  10.  # 397

    Colocado por: jpvngagua quente do acumulador nao podia ser utilizada para culinária?


    se for para depenar frangos pode.......
  11.  # 398

    Colocado por: jpvngtal graus) agora houve alguem que disse ao meu pai que esta agua quente do acumulador nao podia ser utilizada para culinária?


    Porquê?

    Torna-se obrigatório a introdução de uma válvula termostatica á saida do acumulador cuja temperatura não deve exceder os 50o portanto não vejo onde reside o problema!
    • eu
    • 2 maio 2014 editado

     # 399

    Acumulador impróprio? Medo que o glicol se misture na água? Medo das bactérias?
  12.  # 400

    Pois não sei, por isso perguntei. .a válvula misturadora esta nos 50
    Tem alguma razao de ser esta duvida? Nao se deve de utilizar para cozinhar?
 
0.1192 seg. NEW