Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: jorgealves
    quem é que não aconselha isso?

alguns depósitos nos primeiros usos libertam gordura derivado ao fabrico e nesse caso os fabricantes aconselham que as primeiras aguas não sejam usadas para banhos ou cozinhar, não conheço mais contra indicações.

Foi um dos tecnicos iniciais...disse que não aconselhava..que ele não usava em casa...sera por medo de haver fuga do glicol?
  2.  # 422

Colocado por: jorgealves
    não,

ainda hoje estive de volta de um que tinha 75ºC dentro do deposito.

tinha ficado com a ideia que era um parametro de segurança caraças.... voces como têm os vossos configurados neste aspecto?
  3.  # 423

Colocado por: jpvngo meu so liga a bomba circuladora se tiver mais de 8 graus de diferença entre o liquido do painel e a agua no acumulador...mas creio que tambem desliga quando atinge os 60 graus ou a temp maxima (60 graus).. não é assim?

Não ha tambem um regulamento qualquer que obriga a limitar a 60 graus as temperaturas no acumulador nos sistemas deste tipo?
    nao, ja lhe disse em cima esses parametros podem ser alterados no controlador, depende tb do acumulador, ha uns c temp maxima d 60graus outros ate 95graus
  4.  # 424

ok, obrigado.
  5.  # 425

Colocado por: jpvngFoi um dos tecnicos iniciais...disse que não aconselhava..que ele não usava em casa...sera por medo de haver fuga do glicol?

ele até pode dizer que não gosta do vermelho e eu até concordo com ele, excepto em Ferraris,

mas nestas coisas técnicas não basta dizer que não gosta ou que não aconselha, é preciso explicar porquê,

teria que lhe perguntar a ele,

em minha casa é agua quente directa para tudo e não encontro nenhum mal nisso.
  6.  # 426

Colocado por: jpvngvoces como têm os vossos configurados neste aspecto?

O meu já liguei o arrefecimento noturno.
    Tenho a temp máx no depósito nos 65º, e desde que o painel bata nos 100º (depois da água no depósito estar no máximo de 65º), a bomba volta a ligar para descer a temp do líquido. Tenho a segurança do líquido nos 130º ( se atingir essa temp a bomba não liga, para evitar danos na bomba por temp elevadas.). Hoje tive fora e quando cheguei tinha o arrefecimento a funcionar, por isso já tinha batido nos 65º.
    • Mack
    • 5 maio 2014 editado

# 427

Boas,

Tenho exactamente esse problema com o meu sistema de circulaçao forçada, produz mais calor do que o necessario para o meu consumo, ja tive em casa 3 ou 4 pseudo tecnicos que so me souberam dizer "tem que consumir mais agua quente"... enfim...

Hoje a noite, depois de pesquisar liguei o meu controlador Vulcano Central de Controlo B-Sol 100, manualmente e em 2horas baixou de 5 graus a agua do deposito.

Alguem conheçe esse controlador e algumas dicas de como o programar de forma mais eficiente ja que os varios tecnicos e instaladores que ca tive nao o souberam fazer.

PS : ja pensei em tapar um painel no verao sera melhor tapar 1 dos 2 ou tapar metade dos 2.

Obrigado.
  7.  # 428

Colocado por: MackPS : ja pensei em tapar um painel no verao sera melhor tapar 1 dos 2 ou tapar metade dos 2.

Claro e é isso que deve fazer... (Mas já lhe vão dizer que não)

Tape com faixas !

Na Grécia há quem costume caiar às riscas os painéis para não sobre aquecerem .
    • eu
    • 5 maio 2014

# 429

Colocado por: Costa53Conheço!

Então partilhe connosco esse caso. Estou curioso.
    • eu
    • 5 maio 2014

# 430

Colocado por: Mack
    Tenho exactamente esse problema com o meu sistema de circulaçao forçada, produz mais calor do que o necessario para o meu consumo

E os "senhores Engenheiros" continuam com a mania de otimizar a inclinação "para todo o ano"...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mack
  8.  # 431

O que é isso de "ligar o arrefecimento nocturno"? todos os sistemas de circulação forçada têm isso?
    • eu
    • 5 maio 2014

# 432

Colocado por: jpvngO que é isso de "ligar o arrefecimento nocturno"?

A bomba de circulação liga durante a noite, passando o calor do acumulador para os painéis, arrefecendo assim a água do acumulador até uma temperatura pré programada.

É uma forma de evitar o sobreaquecimento no dia seguinte...
  9.  # 433

Colocado por: eu
    Então partilhe connosco esse caso. Estou curioso.

Tambem estou curioso!!
  10.  # 434

Colocado por: jpvngmas é esse o motivo (legionella) pelo qual aconselham a não utilizar a agua do acumulador na cozinha? ou ha mais?
    Legionella "apanha-se" pelas vias respiratórias e não por ingestão... è mais perigoso o tomar banho do que o beber a água, tem a ver com as partículas de água em suspensão (spray) inaladas.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, jpvng
  11.  # 435

Colocado por: system32

Tambem estou curioso!!
    Eu tenho uma pessoa conhecida que apanhou mas foi numa instalação industrial, não se sabe bem ao certo qual foi o foco, mas foi a lavar um equipamento industrial na altura do verão, a água devia estar parada ao Sol já a algum tempo... foi uma confusão... a delegação de saúde ligou para a empresa umas quantas vezes para tentarem saber onde o homem tinha apanhado o bicho... mas acho que não chegaram a conclusão nenhuma.
  12.  # 436

Viva,

Eu estou só a estudar estes sistemas agora e fiquei com uma dúvida acerca do arrefecimento dos painéis.

Durante o dia eles aquecem a água do acumulador e durante a noite voltam a ligar a circulação para arrefecer o painel e a água??
  13.  # 437

Colocado por: ceacViva,

Eu estou só a estudar estes sistemas agora e fiquei com uma dúvida acerca do arrefecimento dos painéis.

Durante o dia eles aquecem a água do acumulador e durante a noite voltam a ligar a circulação para arrefecer o painel e a água??

Pelo que eu percebi penso que da para programar isso...no controlador...é que quem é leigo precisa de tudo explicadinho senão...fica-se à nora lol
    • jpvng
    • 5 maio 2014 editado

# 438

Colocado por: eu
    A bomba de circulação liga durante a noite, passando o calor do acumulador para os painéis, arrefecendo assim a água do acumulador até uma temperatura pré programada.

É uma forma de evitar o sobreaquecimento no dia seguinte...

Mas isso.. então não é feito por defeito, digamos assim numa instalação típica/normal (creio que o utilizador deve de programar isso se for necessário?)... ou é? e todos os sistemas dão para programar isso?
    • eu
    • 5 maio 2014

# 439

Colocado por: ceacEu estou só a estudar estes sistemas agora e fiquei com uma dúvida acerca do arrefecimento dos painéis.

Para arrefecer a água, não o painel. O painel até vai aquecer e libertar o calor para o ar...

Não fica a arrefecer toda a noite: é apenas até ser atingida a temperatura programada (no meu caso, está em 70 graus).
    • eu
    • 5 maio 2014

# 440

Colocado por: jpvngMas isso.. então não é feito por defeito

Não, pois só há interesse em ligar o arrefecimento noturno nos meses de maior calor.

0.0965 seg. NEW