Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: eu
    Não, pois só há interesse em ligar o arrefecimento noturno nos meses de maior calor.

e todos os sistemas/controladores dão para fazer isso?
  2.  # 442

Colocado por: eu
    E os "senhores Engenheiros" continuam com a mania de otimizar a inclinação "para todo o ano"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mack

No meu caso e para ter mais eficiencia no inverno e menos no verão ! o melhor seria levantar ao maximo os paneis nao ?
  3.  # 443

Ok... então o interesse é controlar a temperatura da água no depósito e não regular a temperatura do painel.

Já agora, o painel precisa de ser arrefecido? Se sim, como é feito?
    • eu
    • 5 maio 2014

# 444

Colocado por: jpvnge todos os sistemas/controladores dão para fazer isso?

Não te sei responder a isso... é uma questão de leres o manual.

Colocado por: Mack
    No meu caso e para ter mais eficiencia no inverno e menos no verão ! o melhor seria levantar ao maximo os paneis nao ?

Sim, na minha opinião, a inclinação ideal é entre 45 a 50 graus.
  4.  # 445

Colocado por: jpvnge todos os sistemas dão para programar isso?
    Não!
  5.  # 446

Colocado por: Sergio RodriguesNão!

ah bom isso é informação relevante...então isso é um extra que se coloca à parte ou tem a ver com as marcas dos painéis e seus controladores (uns trazem outros não)?
  6.  # 447

sim os controladores, nuns dão outros não!!
  7.  # 448

mas precisa disso para quê? agora queixa-se de ter agua quente a mais?
  8.  # 449

Colocado por: Mack
    Tenho exactamente esse problema com o meu sistema de circulaçao forçada, produz mais calor do que o necessario para o meu consumo, ja tive em casa 3 ou 4 pseudo tecnicos que so me souberam dizer "tem que consumir mais agua quente"... enfim...
    os peseudo-tecnicos não lhe mentiram, pois parece-me que o B-sol-100 não tem a função de arrefecimento nocturno, pode experimentar aumentar a temp de acumulação! sabe que o painel solar ao atingir a temperatura de estagnação NÂO É, e volto a repetir NAO É defeito algum!
  9.  # 450

Colocado por: MackNo meu caso e para ter mais eficiencia no inverno e menos no verão ! o melhor seria levantar ao maximo os paneis nao ?

Sim a acima de 49 º !

Não percebo em que casos querem arrefecer o deposito durante a noite ! Não tomam banho à noite ? não lavam a loiça ? e de manhã não tomam banhos ? não lavam os dentes ?

isso é que arrefece o deposito ! Se têm calor a mais no verão é só sombrear os painies ! ou arranjar um meio de dissipação suplementar !
  10.  # 451

Colocado por: Sergio Rodriguesmas precisa disso para quê? agora queixa-se de ter agua quente a mais?

Nao, é só mesmo para estar informado, no meu caso devido ao acumulador ser horizontal quanto mais calor melhor
    • eu
    • 5 maio 2014 editado

# 452

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão percebo em que casos querem arrefecer o deposito durante a noite ! Não tomam banho à noite ? não lavam a loiça ? e de manhã não tomam banhos ? não lavam os dentes ?

isso é que arrefece o deposito ! Se têm calor a mais no verão é só sombrear os painies ! ou arranjar um meio de dissipação suplementar !

Os gastos normais da água quente não são suficientes para baixar muito a temperatura de 300 litros de água a 85 graus. E existem dias em que não há consumo nenhum (por exemplo fins de semana fora).

Tapar um dos painéis tem uma grande desvantagem sobre o arrefecimento noturno : se por acaso vêm uns dias seguidos só com 2 ou 3 horas de sol, com um painel tapado não vai conseguir aquecer a água decentemente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mack
  11.  # 453

e tambem podem os deixar quietos!!!
  12.  # 454

Colocado por: euOs gastos normais da água quente não são suficientes para baixar muito a temperatura de 300 litros de água a 85 graus.

Se tivesse como eu 3 mulheres em casa e uma cadela provavelmente, não diria isso :-) Aqui gastavam tudo !

Colocado por: euTapar um dos painéis tem uma grande desvantagem sobre o arrefecimento noturno : se por acaso vêm uns dias seguidos só com 2 ou 3 horas de sol, com um painel tapado não vai conseguir aquecer a água decentemente.

Tudo bem, uma das maneiras é mesmo usar o arrefecimento nocturno, esse pergunta até sai em quase todos os exames do solar ... Mas em dias de sol forte e com os painies "apontados" para o sol em pleno verão, tenho as minhas duvidas que seja o suficiente arrefecer durante a noite, o ideal é ter um meio de dissipação suplementar nem que seja só para actuar durante as férias de verão.

Note que basta um radiador extra ( E mais umas "peças") colocado numa zona qualquer para arrefecer um deposito.

É muito chato uma pessoa ir de férias, não tapar os paineis e quando volta já ter perdido metade do fluido do circuito ! Muitas vezes só notam no inverno.

Vários amigos meus que se dedicam à manutenção começam as revisões normalmente antes do verão ... Quase todos dão com falta de fluido que obviamente se perde no verão depois da manutenção .

No fim do verão é que se deviam fazer as verificações, mas aqui só antes do verão é que se lembram disso. Aliás a maioria só chama os técnicos depois de já nada funcionar !
    Concordam com este comentário: jcaiado
  13.  # 455

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Se tivesse como eu 3 mulheres em casa e uma cadela provavelmente, não diria isso :-) Aqui gastavam tudo !

Tudo bem, uma das maneiras é mesmo usar o arrefecimento nocturno, esse pergunta até sai em quase todos os exames do solar ... Mas em dias de sol forte e com os painies "apontados" para o sol em pleno verão, tenho as minhas duvidas que seja o suficiente arrefecer durante a noite, o ideal é ter um meio de dissipação suplementar nem que seja só para actuar durante as férias de verão.

Note que basta um radiador extra ( E mais umas "peças") colocado numa zona qualquer para arrefecer um deposito.

É muito chato uma pessoa ir de férias, não tapar os paineis e quando volta já ter perdido metade do fluido do circuito ! Muitas vezes só notam no inverno.

Vários amigos meus que se dedicam à manutenção começam as revisões normalmente antes do verão ... Quase todos dão com falta de fluido que obviamente se perde no verão depois da manutenção .

No fim do verão é que se deviam fazer as verificações, mas aqui só antes do verão é que se lembram disso. Aliás a maioria só chama os técnicos depois de já nada funcionar !
    Concordam com este comentário:jcaiado

Eu estou à espera que me chegue a casa um termostato digital chinoca para implementar a dissipação do deposito de AQS para o recuperador de calor de aquecimento central e apoio AQS. Ao menos o calor fica dentro de casa :)
  14.  # 456

tenho um caso que o engenheiro da obra obrigou 3 paineis solares para 300litros, conclusão 95 graus no acumulador.......e os tecnicos é que são burros
  15.  # 457

Colocado por: jcaiadoEu estou à espera que me chegue a casa um termostato digital chinoca para implementar a dissipação do deposito de AQS para o recuperador de calor de aquecimento central e apoio AQS.

Um cliente meu que só usa a moradia ao fim de semana implementou um sistema simples ... Um radiador num hall de entrada, assim quando não usa a AQS aqueçe a casa e evita a entrada em estagnação e o sobre-aqueçiemento do sistema. Esse cliente é medico e não tem nada a ver com o ramo do solar ... Teve essa ideia sozinho ! Ainda há pessoas que sabem pensar !

Colocado por: ins.Brunotenho um caso que o engenheiro da obra obrigou 3 paineis solares para 300litros, conclusão 95 graus no acumulador.

Quem não tem experiência comete erros... Devem saber ouvir os técnicos que as vezes de olhos fechados já sabem o que vai acontecer.
  16.  # 458

Colocado por: ins.Brunotenho um caso que o engenheiro da obra obrigou 3 paineis solares para 300litros, conclusão 95 graus no acumulador.......e os tecnicos é que são burros
    ja tive pior!!!
  17.  # 459

O meu acumulador faz desligar a bomba aos 60 graus...vocês acham que devia de colocar a 70? (se é que isso é possível no controlador do painel da junkers)
  18.  # 460

e a melhor fui a mulher a telefonar para ele a dizer que tava a 95graus e o engenheiro ainda lhe disse.... "tape um"

0.0876 seg. NEW