Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: jpvngO meu acumulador faz desligar a bomba aos 60 graus...vocês acham que devia de colocar a 70?

sabe a temperatura maxima do acumulador???
  2.  # 462

melhor que tive ate hoje foi obrigarem-me a colocar a tubagem do solar em 32mm para uma porcaria de 1 painel e 200 litros....................................
  3.  # 463

Colocado por: Sergio Rodriguesmelhor que tive ate hoje foi obrigarem-me a colocar a tubagem do solar em 32mm para uma porcaria de 1 painel e 200 litros....................................

já instalei com 28mm, mas era um pre instalação existente, agora 32mm, grandes malucos, já fecharam o gabinete não??
  4.  # 464

Colocado por: ins.Bruno

já instalei com 28mm, mas era um pre instalação existente, agora 32mm, grandes malucos, já fecharam o gabinete não??
    não sei, sei que ainda fiquei com fama de burro "para eles" quando lhes disse que ate 12mm dava para aquela instalação ou 15mm........................ valeu de alguma coisa?
    • jpvng
    • 5 maio 2014 editado

# 465

Colocado por: ins.Bruno

sabe a temperatura maxima do acumulador???

Não tenho a certeza. É da Termobrasa em aço inox 200 litros.... você parece que conhece muito bem esta marca... não tenho a certeza se os meus 60 graus são limitados pelo acumulador.. pode me dizer algo acerca disto?

Edit-pelo que diz este link a capacidade máxima sera ate 80 graus...
    http://www.termobrasa.com/produtos/serpentina.pdf
  5.  # 466

e o mais engraço, depois de eu lhes dizer que 30 metros de tubo 28mm com 2 paineis para acumulador de 300litros não iria dar, chamaram-me burro e no fim de instalado a culpa era do instalador "minha" por não passar dos 50 graus no acumulador.......ao fim de 6 engenheiros passaram por lá, com voltas e mais voltas, lá entenderam, mas ainda assim arranjaram maneira de meter a culpa em mim, curtaram o painel com um rebarbadora, e esmagaram os tubos de cobre por dentro, com a ideia de meter a culpa em mim ao dizer que foi ao apertar que estraguei os tubos.....enfim, quem os manda ser burros, os instaladores não são nenhuns nabos que andam aqui, as pessoas pensam que quem vai para canalizador é um burro com a 4 classe......daqui a uns anos, com tantos doutores em portugal, quero ver quanto vão pagar por ter um instalador em casa.....
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 467

Colocado por: Sergio Rodriguesmelhor que tive ate hoje foi obrigarem-me a colocar a tubagem do solar em 32mm para uma porcaria de 1 painel e 200 litros.

Tem pelo menos uma vantagem, Maior reserva de agua

Colocado por: Sergio Rodriguesnão sei, sei que ainda fiquei com fama de burro "para eles" quando lhes disse que ate 12mm dava para aquela instalação ou 15mm

Nesse caso eu mostrava o manual de um curso solar qq.

A mim apareceu-me o contrario ... Um casa acabada para a colocação de um recuperador de 24.kw que leva lenha com fartura e necessita de 28 mm ... O tipo do solar (por acaso eng. de mecanica térmica )
    Tinha tudo com tubo de 16... Como usa 16 no solar que é um sistema lento fez igual para o recuperador que manda um potênçia brutal !

Para os obrigar a partir (tiveram que os meter pelas paredes) Dei-lhes o manual do aparelho, o link dos italianos e o numero de telefone do responsável pela assistência da marca em Portugal (Eng. do Ambiente mas que sabia de recuperadores) Não é que lhe telefonaram a perguntar se era tinham mesmo que mudar os tubos ! Há malta mesmo burra... Eu sei porque em tempos me entretinha a ler uns testes deles ... Alguns entravam com medida de 6 (escala de 0 a 20 ) a conta de cabular têm os cursos tirados e quanto menos sabem mais arrogantes são .
    Conheço uma firma que despediu o eng. com 60 anos que sabe tudo, tinha sido por acaso meu professor à uns 35 anos ! Para meter um que nem sabe onde tem a mão direita !

Com não têm trabalho foi para o lugar do vendedor que também foi despedido ... Ficaram com dois em um... Mas o que têm mesmo agora é ZERO !
  7.  # 468

Colocado por: Anonimo16062021Pronto,ta tudo dito:-))

Porquê ? não entendi ? Foi meu professou de electricidade quando tinha acabado o seu curso... Deu aulas 4 anos e depois foi para uma das grandes firmas do Algarve de AC, fez instalações por todo o lado ...
    Tive 20 anos sem o ver... A questão aqui é só uma. que tem muitos anos de casa sai caro, fica mais barato meter um puto que fala muito mas pouco sabe... Com 700 € já se arranha um eng. para trabalhar.

O mercado de trabalho em Porugal está mau . Mas se eu quiser um bom colaborador não arranjo nem por 2.000 € Quem é mto bom está bem agarrado, porque há poucos !
    Mas pessoal formado há aí com fartura o que é uma pena pois passaram a vida a estudar para nada .

Ai deve ser igual... Voçê não está bem "agarrado" porque não metem um eng. barato no seu lugar ?

Não seja mau ! :-)
  8.  # 469

atenção, tava a falar de tubo 28mm no circuito solar.....
  9.  # 470

Colocado por: ins.Brunoatenção, tava a falar de tubo 28mm no circuito solar.....

Sim eu li ... Neste caso dos recuperadores como sabe o tubo deve ser de 28 na maioria dos casos ... No solar devem ser feitas as contas para reduzir ao mínimo o diâmetro do tubo por varias razões que qualquer instalador credenciado sabe ! Estamos em sintonia !
    • eu
    • 5 maio 2014

# 471

Colocado por: jcaiadoAo menos o calor fica dentro de casa :)

Colocado por: Jorge Santos - FaroUm cliente meu que só usa a moradia ao fim de semana implementou um sistema simples ... Um radiador num hall de entrada, assim quando não usa a AQS aqueçe a casa e evita a entrada em estagnação e o sobre-aqueçiemento do sistema.

No verão não dá muito jeito passar esse calor para dentro de casa...
    Concordam com este comentário: Mack
  10.  # 472

por acaso até uso 28mm para recuperador, outras 22mm, mas já via grandes empresas a sair em 18mm e no acumulador em 15mm para as aguas quentes de 3 casas de banho e cozinha, como se diz..."esses é que ganham dinheiro"
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 473

Colocado por: euEntão partilhe connosco esse caso. Estou curioso.

Boas amigos

Recentemente foi detetado num sistema solar antigo e obsoleto num Lar de 3ª Idade que desencadeou à sua substituição por um sistema que passo a mostrar para que não fiquem duvidas em relação e ao fato de se constatar vestigios de bacterias inerentes á Legionella.

Naturalmente que se trata de uma instalação de dimensão considerável onde se efectua banhos pela manhã e no restante dia não existindo consumos, permanecendo a água constantemente na ordem dos 60/70o, originando e desencadeando por vezes este fenomeno.

Como devem compreender os lares e instituições públicas devem estar sujeitas a constantes analises bacteriologicas, constantes da água de consumo, coisa que não acontece no consumidor comum.

Não vou criar especulação em torno deste assunto por uma questão de honra e de compromisso.

Gostaria de perguntar ao eu e demais membros que colocam em duvida a existência ou não de legionella no consumo de água quente e dentro deste âmbito se conhecem alguém que tivesse tomadO a iniciativa de pegar num frasco de água e levarem a um laboratório para poderem constatar a pureza da mesma água, talvez ninguém o fez! Mas que ela existe ninguém o pode negar!

Naturalmente que nos consumos frequentes e nas pequenas instalações(domésticas) este problema por principio não existe será mais frequente em grandes instalações como foi este o caso.

A forma encontrada e solucionada foi este tipo de instalação que efectuei com um depósito acumulador de 800 lts integrando um módulo de aquecimento instantaneo que poderão ver por baixo do grupo de bombagem onde a água de rede entra diretamente posteriormente passando por uma caldeira de condensação termostática onde o depósito acumulador funciona como inercia através de uma serpentina vai buscar ao acumulador energia acumulada para aquecer a água que passa por um permutador de placas integrado no modulo de aquecimento instantaneo, esta solução é a unica e garante a eliminação total da legionella em grandes consumos.
      WP_20140321_002.jpg
  12.  # 474

Estes são os colectores utilizados, na sua montagem deve existir umna curva de rendimento ascendente de forma a não criar bolsas de ar, reparem na inclinação extremamente importante para uma boa eficácia de rendimento!
      WP_20140224_002.jpg
  13.  # 475

Outra foto de outro angulo!
      WP_20140224_004.jpg
    • Mack
    • 5 maio 2014 editado

# 476

Colocado por: Sergio Rodriguesos peseudo-tecnicos não lhe mentiram, pois parece-me que o B-sol-100 não tem a função de arrefecimento nocturno, pode experimentar aumentar a temp de acumulação! sabe que o painel solar ao atingir a temperatura de estagnação NÂO É, e volto a repetir NAO É defeito algum!

Sr sergio nao mentiram, pois nao sabem resolver o problema que eu tenho e nem explicam como o resolver ....

Quanto a temperatura sei que sim e por isso esta quase constante no verão aos 85 graus.. dou lhe so o exemplo de hoje ontem um dia de pouco sol na zona do porto e sai hoje com uma temperatura de agua de 41 agora esta a 63. e ja tomamos banho etc etc : )
    Tenho um deposito de 350 litros.

Foi preciso vir a este forum ara ouvir falar de arrefecimento nocturno...
  14.  # 477

Amanhã publicarei mais fotos pormenorizadas desta instalação.

Sem querer poluir este tópico gostaria de vos apresentar um sistema deveras importante para muitos membros do forum o qual já aqui relatado como sendo o melhor do mercado, refiro-me ao sistema termossifão da Solahart.

Vejam um sistema com 15 anos de idade e comentem:

Para que não tenham duvidas vejam em cima do telhado o acumulador:
      WP_20140203_001.jpg
  15.  # 478

Agora vejam os colectores;
      WP_20140127_004.jpg
  16.  # 479

Colocado por: ceacOk... então o interesse é controlar a temperatura da água no depósito e não regular a temperatura do painel.

Já agora, o painel precisa de ser arrefecido? Se sim, como é feito?

Ceac, certo !

Não preciso de arrefecer o painel, peço desculpa se indozi em erro

Abc
  17.  # 480

Outro pormenor de colectores para meditarem;
      WP_20140127_002.jpg

0.1248 seg. NEW