Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

pode ser a valvula termostactica avariada!!
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mog
    • mog
    • 6 maio 2014 editado

# 502

Obrigado, Sérgio Rodrigues

Partindo do pressuposto de que identifiquei essa válvula (percebo tanto disto como de lagares de azeite...), para já mexi na mesma e aumentei a temperatura (estava no mínimo, ou quase) e de facto dá-me a sensação de que a água já sai um pouco mais quente.
    A válvula estava como o instalador a deixou, pelo que a natureza do problema se mantém; de facto terei de o chamar cá.

Uma pergunta: o facto de eu ter aumentado lá a temperatura não terá quaisquer implicações no sistema, certo?
  2.  # 503

Colocado por: mogNOTA: o colector solar é um troia KS 2000 TP
    ja agora, não sao Troia são da Hewalex
    Concordam com este comentário: PatSil
  3.  # 504

Colocado por: mogObrigado, Sérgio Rodrigues

Partindo do pressupostode que identifiquei essa válvula (percebo tanto disto como de lagares de azeite...), para já mexi na mesma e aumentei a temperatura (estava no mínimo, ou quase) e de facto dá-me a sensação de que a água já sai um pouco mais quente.
    A válvula estava como o instalador a deixou, pelo que a natureza do problema se mantém; de facto terei de o chamar cá.

Uma pergunta: o facto de eu ter aumentado lá a temperatura não terá quaisquer implicações no sistema, certo?
    não tem fotos disso? sabe que á distancia é so futurologia que se pode fazer aqui, partindo do principio que as sondas do acumulador estão boas e tudo o resto esta em condições o problema devera ser mesmo na valvula mas.................. nunca se sabe, facil e o correcto é não mexer em nada chamar o homem que lhe montou isso e explicar o problema!!!
  4.  # 505

Colocado por: mogUma pergunta: o facto de eu ter aumentado lá a temperatura não terá quaisquer implicações no sistema, certo?
    desde que resolva o problema em principio não, mas a valvula esta ai por uma razão
    • Mack
    • 6 maio 2014 editado

# 506

Colocado por: MackJa vi que é tecnico mas sem experiência e sem conhecimento acreditamos no que nos dizem, mas depois lemos coisas interessantes como nestes post e questionamos ( eu nao percebo nada disso mesmo), apenas peço ajuda para resolver ao melhor o meu problema....

Caro Mack, se não percebe nada como se atreve a dizer que eu não tenho experiência ? (Estou a brincar, é sempre bom dizermos o que pensamos)
    Vou ter que me defender :-))
    Leia outra vez o que eu disse : ( A bold o que é importante )

Como ja explicado tava me a referir a mim e da minha experiencia de solar, por isso nao precisa de se defender :)

Tubagem para radiadores não tenho, se o colocasse teria que ser no telhado, pois nao tenho instalação nenhuma para tal...
    Piscina esta em projecto mas ainda não é para já
    Arrefecimento Nocturno o Vulctano B100 Tem isso ?
    Sistema de dissipaçao, Ok nesse caso prefiro tapar os paineis.

"Até poderia criar um sistema de sombreamento automático accionado pela temperatura no deposito ."

Sim ja pensei nisso e ja estive a procura de "toldos ao cortinas electricas para poderem ser abertas e fechadas por cima dos paineis. Contactei um fabricante que me disse que nao faziam, por isso tentei ver se havia outra solução..
    (o meu acesso ao telhado é pelo exterior e com 6 metros de escada)

O meu intuito em postar é perceber se da para por o controlador a "controlar" a temperatura da nossa agua aquecendo de dia conforme o sol que houver e arrefecer lo de noite consoante o nosso consumo diario ( se nao consumisse ele trabalhava mais..) ou isso depende mesmo de cada controlador.
  5.  # 507

Concordo e acrescento.
    É que em quantidades pequenas de agua é muito dificil a legionella reproduzir-se em quantidade em 200 ou 300l é quase impossivel (com um uso normal da instalação).
    Encontrar vestígios de legionellas é normal e saudável.
    A legionella tem de se reproduzir em quantidades significativas para atacar um ser humano.
    Cá em portugal usa-se e abusa-se do cloro, e este é especialmente eficaz na legionella. A agua tem mesmo de ficar parada bastante tempo a 30/40º.

Colocado por: eu

Mas afinal, não se trata de um sistema doméstico... e as bactérias eram legionela ou outras bactérias? Mas alguém contraiu a doença do legionário?

Nota: eu sempre disse que a legionela não é um problema real,mas apenas em instalações domésticas. Na realidade, mesmo que exista a remota possibilidade de se formarem colónias de dimensão relevante num sistema doméstico, as pessoas saudáveis não são afetadas, pois o sistema imunitário está preparado para lidar com estas bactérias.

Mas num lar de idosos, onde as pessoas têm sistemas imunitários mais débeis, de facto é preciso ter mais cuidado. Daí as análises à água...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  6.  # 508

Colocado por: system32A agua tem mesmo de ficar parada bastante tempo a 30/40º.

basta ser uma casa de fim de semana e ter agua quente sanitaria ligada a uma caldeira, passam-se meses sem renovação de agua e com temperaturas ideais para "cultivo",

claro que depois é preciso inala-la, pois bebida não tem qualquer efeito.
    • mog
    • 7 maio 2014

# 509

Colocado por: Sergio Rodriguesnão tem fotos disso? sabe que á distancia é so futurologia que se pode fazer aqui, partindo do principio que as sondas do acumulador estão boas e tudo o resto esta em condições o problema devera ser mesmo na valvula mas.................. nunca se sabe, facil e o correcto é não mexer em nada chamar o homem que lhe montou isso e explicar o problema!!!

Sérgio, muito obrigado pelos comentários.
    Afinal, a água continua com temperatura baixa (acho que a sensação de que tinha subido a temperatura não passou disso mesmo: uma sensação). Vou de facto chamar cá a empresa que instalou o sistema e ver o que se trata: a tenda quer-se na mão de quem entenda:)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 510

É verdade que numa casa de ferias não tem consumo, mas:
    Se deixar os painéis descobertos, vai ter no deposito uma temperatura simpática pois não tem consumo.
    Basta ter >40º no deposito para não ser um bom ambiente para a multiplicação da bacteria.
    Eu em lisboa, tenho mais que isso em pleno inverno e com consumos , apenas pontualmente uso o apoio.

Se tapar o painéis, vai ter agua fria que tambem não é um bom ambiente para a multiplicação da bacteria.

O problema são as temperaturas 20º a 30º e agua estagnada.

Nos países mais a norte é normal terem essas temperaturas no deposito boa parte do ano, dai preocuparem-se mais com esse assunto.

Colocado por: jorgealves
    basta ser uma casa de fim de semana e ter agua quente sanitaria ligada a uma caldeira, passam-se meses sem renovação de agua e com temperaturas ideais para "cultivo",

claro que depois é preciso inala-la, pois bebida não tem qualquer efeito.
    Concordam com este comentário: eu, Jorge Santos - Faro
    • fsc
    • 8 maio 2014

# 511

System, aconselho que consulte os documentos da DGS sobre a legionella!
    de onde tirou essas informações?
    as recomendações europeias aconselham que em nenhum ponto de uma instalação de água quente de consumo, a temperatura esteja a menos de 55graus!
    e que em qualquer instalação se possa elevar a temperatura até 70graus para fazer uma desinfecção térmica.
    a temperatura da água fria não deve ser superior a 25graus.
    deve-se evitar a estagnação da água para prevenir a formação de biofilmes
    Concordam com este comentário: PatSil, Sergio Rodrigues, Costa53
  8.  # 512

Esses documentos são para instalações caseiras?? De Certeza??
    A malta gosta muito de arranjar confusão.

Ainda estou à espera de casos de legionela em instalações caseiras.

O meu sistema está regulado de origem para apenas 60º logo devia ser um foco delas!!
    Cuidados com agua estagnada: sim claro!

Em portugal usa-se mais cloro que que nos paises ricos!!

Colocado por: fscSystem, aconselho que consulte os documentos da DGS sobre a legionella!
    de onde tirou essas informações?
    as recomendações europeias aconselham que emnenhumponto de uma instalação de água quente de consumo, a temperatura esteja a menos de 55graus!
    e que em qualquer instalação se possa elevar a temperatura até 70graus para fazer uma desinfecção térmica.
    a temperatura da água fria não deve ser superior a 25graus.
    deve-se evitar a estagnação da água para prevenir a formação de biofilmes
    Concordam com este comentário:Dynamic444,Sergio Rodrigues,Costa53
    Concordam com este comentário: eu, Jorge Santos - Faro
  9.  # 513

10.  # 514

Não crie um terreno fértil para as bactérias, selecionando materiais adequados
    Reduzir os tempos de estagnação , escolhendo dimensões de tubos em conformidade com a utilização e tendo em conta as perdas de pressão reais e comportamento do usuário
    Isolar adequadamente para evitar um impacto sobre a qualidade da água de beber provocada por aquecimento ou arrefecimento

Para reproduzir em água potável, os microorganismos exigem certas temperaturas. Por esta razão, a temperatura da água fria não deve exceder os 25 ° C e a temperatura da água quente não devem cair abaixo de 55 ° C. A presença das seguintes bactérias, entre outros, em sistemas de água potável é um indicador de qualidade da água:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  11.  # 515

Ao longo dos últimos anos, tornou-se óbvio que a sérios problemas microbiológicos podem estar à espreita em instalações de água potável. Nova pesquisa mostra que as bactérias na água potável é responsável por muito mais infecções do que se pensava anteriormente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  12.  # 516

13.  # 517

14.  # 518

EUR-Lex changed recently.

The page you are looking for was moved or doesn't exist anymore.
  15.  # 519

Colocado por: euO Mack estava a referir-se a ele próprio, quando falou em falta de experiência e conhecimento...

São coisa diferentes ... A experiência adquirir-se com o trabalho (Sujar as mãos) o conheçiemnto (volatil) adquire-se na Net... Aliás basta ver a quantidade de "tecnicos" por aqui a opinar sobre coisas que nunca viram para perceber o poder da Net.
    Seja como for não estou preocupado com a opinião de uma pessoa hoje... É preciso é calma para ir conhecendo as pessoas e perceber quem sabe ou finge !

Já agora em relação a tapar os painéis provocar a legionla não acho que tenha algum perigo .
    Porque só se devem tapar no verão e não temos que os tapar todos, basta tapar o suficiente para que no verão a temperatura não cheque ao limite do sistema.
    Não é preciso ser muito esperto para perceber que se pode tapar parte dos paineis nem que seja à riscas, como fazem por exemplo na Greçia !

Mas isto é uma medida de ultimo recurso ! Que quiser melhor que coloque um sistema de dissipação de calor .

Cuidado com a legionela :-))) Deve haver agora uma qualidade nova que precisa de tubos especiais e caros, quase que aposto "importados da Alemanha"
  16.  # 520

0.1262 seg. NEW