Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: luis_peixoto5E em termos de gastos, com resistência ou assim, tem?

Agora vejamos o seguinte:

-Tendo percas de rendimento durante a noite significativas o que aconselho neste caso:

A não incorporação de resistência eléctrica que é quando mais precisamos para termos água quente de manhã.

A resistência eléctrica custa cerca de 95 euros + IVA é vendida á parte do sistema com mais uns euros compra um termocumulador de 100 litros e instala dentro de casa por ex. no sotão, salvaguardando ao arrefecimento nocturno não estando em contato com o ar exterior e neste caso a água é armazenada no termocumulador, tendo pela manhã água quente como o sistema recupera rapidamente porque é a agua que circula diretamente em vez do liquido solar não existe circuito primário nem secundário a partir das 10 horas começa a rentabilizar minimizando as percas termicas do sistema, ou seja substitui a resistência por um termocumulador que faz de resistência.
    Concordam com este comentário: eu, Mack
  2.  # 562

sr costa, a resistencia desse solcrafte deve ser obrigatoria, não serve para aquecer a agua, é para não congelar
  3.  # 563

Mesmo com o sistema da baxiroca de circulação forçada e com os gastos nele implicados em termos de manutenção, deve compensar por ter menos perdas ao nivel da temperatura da água, por se encontrar no interior de casa, não? É que o sistema da solcrafte ainda me deixa um pouco com o pé atrás..
  4.  # 564

Colocado por: ins.Brunosr costa, a resistencia desse solcrafte deve ser obrigatoria, não serve para aquecer a agua, é para não congelar

Existe uma resistência eléctrica de 2000 w e poderá também utilizar-se uma resistência antifreeze de 200 w para evitar o congelamento depende das zonas onde vai ser instalado, mas são duas opções independentes.

http://www.solcrafte.com/sites/all/themes/solcrafte/files/Solcrafte-brochure-PT.pdf
  5.  # 565

Mas se tivessem de escolher, por qual sistema optariam? É que já vi tanta coisa, que uma pessoa até começa a ficar baralhada..:)
    Moro em Mangualde, no inverno esta zona é muito fria porque estamos pertinho da serra da estrela!
  6.  # 566

Colocado por: luis_peixoto5Mas se tivessem de escolher, por qual sistema optariam? É que já vi tanta coisa, que uma pessoa até começa a ficar baralhada..:)
    Moro em Mangualde, no inverno esta zona é muito fria porque estamos pertinho da serra da estrela!

Pelas condições que tem pelo Baxi roca eu não hesitaria, colocava um sistema em circulação forçada.

Se procura o mais barato! Então até tem paineis de vacuo que para a sua zona são eficazes com montagem na ordem dos 1200/1300 euros.
  7.  # 567

E qual é a diferença entre o funcionamento, o rendimento e o que conseguimos poupar em energia com esses sistemas de vácuo?
  8.  # 568

Pst
  9.  # 569

Boas,

Sabem se os tubos que levam o glicol ate aos paneis e dos paneis ate ao deposito podem ser INOX ou tem de ser obrigatoriamente em cobre?

Podem usar Teflon nesses tubos ou tem que ser sempre com linhaça ?

Obrigado
  10.  # 570

Colocado por: MackSabem se os tubos que levam o glicol ate aos paneis e dos paneis ate ao deposito podem ser INOX ou tem de ser obrigatoriamente em cobre?

actualmente é pratica corrente usar em inox flexível, mas como é caro ainda se usa muito o cobre,

o que não se deve usar é o inox com acessórios de aperto em latão.

Colocado por: MackPodem usar Teflon nesses tubos ou tem que ser sempre com linhaça ?

eu sou de opinião que não se deve usar linho em instalações solares, tem uma forte probabilidade de "queimar" e verter,

mas existe muita gente com opinião exactamento oposta,
  11.  # 571

Ora pois, é que na semana passada mandei vir mais un tecnico devido a uma fuga de glicol a saida do meu reservatorio.
    Resultado a peça de cobre tinha teflon (diz me ele que o teflon nao aguenta altas temperaturas).

Toda a minha instalação é em INOX mas não flexivel (circulação forçada), ai ele disse me que deveria ter sido feito em cobre devido ao cotovelos de inox não aguentarem as altas temperaturas sera ?

obrigado
  12.  # 572

Colocado por: Mackdiz me ele que o teflon nao aguenta altas temperaturas

o teflon vulgar só aguenta até 250ºC, creio que poucas instalações solares alcancem esta temperatura,

Colocado por: MackToda a minha instalação é em INOX mas não flexivel (circulação forçada),

então tem os acessórios de ligação em material de cravação ou de compressão bi-cone,
    se for de cravação ainda se aguenta porque a vedação é feita em borracha EPDM e tem alguma elasticidade, se for de aperto bi-cone o bi-cone é aço e com as dilatações e contracções tem uma forte tendência a desapertar,

olhe por exemplo esta aqui que tem que ser tudo substituído,
    ps: nunca consegui aquecer o deposito, o controlador solar registou que em 7 anos tem 210Kwh produzidos.
      2014-05-30 17.27.51.jpg
    • Mack
    • 5 junho 2014 editado

# 573

O que tem por cima do reservatorio é bi cone certo ? é esse material que que tenho no meu sistema...

Quanto ao Teflon ele falou me em 90º e ai é que ja fiquei na duvida....

Obrigado...
  13.  # 574

Colocado por: jorgealveso teflon vulgar só aguenta até 250ºC

??? 250º?? o vulgar? deve haver um engano...
  14.  # 575

A minha instalação tem linho e verte em situações extremas!! Finalmente percebi isso , mas o instalador não está com vontade de corrigir isso, mesmo tendo eu tido problemas de perda de pressão em quase todos os anos!! (e já la vão 5)
    Nem o instalador nem o representante da "dignissoma" marca. Deixem-me terminar as negociações que eu conto tudo. Nomes de pessoas e empresar, etc...

Colocado por: jorgealves
    actualmente é pratica corrente usar em inox flexível, mas como é caro ainda se usa muito o cobre,

o que não se deve usar é o inox com acessórios de aperto em latão.

eu sou de opinião que não se deve usar linho em instalações solares, tem uma forte probabilidade de "queimar" e verter,

mas existe muita gente com opinião exactamento oposta,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  15.  # 576

Colocado por: jorgealvesactualmente é pratica corrente usar em inox flexível, mas como é caro ainda se usa muito o cobre,

Não é só por ser caro... Muitos instaladores que sabem soldar não confiam no inox pois sabem que o inox é uma liga que com extrema facilidade pode ser aldrabada, Mesmo certificada.
    O cobre é diferente, é um metal e não uma liga e tem todas as garantias !

Colocado por: jorgealveso teflon vulgar só aguenta até 250ºC, creio que poucas instalações solares alcancem esta temperatura,

De que marca é esse teflon que aguanta 250 º ? Está certificado ? O normal que eu conheço não aguenta mais de 90 º , e tem piada pois a uns dias tive um pega com um miúdo recém-baicharelado que mandou usar teflon num recuperador e eu mandei arrancar ...
    O telflon melhor que eu conheço aguenta 130 º da marca Tangit .
  16.  # 577

vocês conhecem tubagem para vapor industrial?

sabem como são feitas as vedações em ambientes limpos?

e aquela treta tem permanentemente 10 bar de pressão com temperaturas até 200º.
  17.  # 578

Colocado por: jorgealvesvocês conhecem tubagem para vapor industrial?

sabem como são feitas as vedações em ambientes limpos?

e aquela treta tem permanentemente 10 bar de pressão com temperaturas até 200º.
    Trabalho em instalações de vapor e o que usamos é sempre PTFE (teflon marca comercial) a partir de 10 Bar ou 200ºC mais ou menos é tudo flangeado com juntas especiais de corrida. Até agora têm aguentado :) , normalmente quando aparece fugas não é pelo PTFE mas sim por falta de quantidade de PTFE :) .
  18.  # 579

daqui a pouco vai andar o pessoal a telefonar para os seus instaladores a chamar-lhes burros, porque devia por teflon........

o teflon só a roscar só estraga todo....já instalei mais de 200 solares e nunca verteu pelo linho, sabem a que temperatura aguenta o "vedox", ja agora
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  19.  # 580

olhe que verte!! ja apanhei muitos em que não se via pingo de liquido no chão e vertiam pelo linho, em temperaturas de estagnação o linho queimava e la ia ele em vapor!!! podia nao verter quando estava em temperaturas mais baixas mas assim que passava a vapor la ia ele, nao se esqueça que o vapor expande cerca de 1600 vezes em relação ao estado liquido!!

0.1054 seg. NEW