Colocado por: luis_peixoto5E em termos de gastos, com resistência ou assim, tem?
Colocado por: ins.Brunosr costa, a resistencia desse solcrafte deve ser obrigatoria, não serve para aquecer a agua, é para não congelar
Colocado por: luis_peixoto5Mas se tivessem de escolher, por qual sistema optariam? É que já vi tanta coisa, que uma pessoa até começa a ficar baralhada..:)
Moro em Mangualde, no inverno esta zona é muito fria porque estamos pertinho da serra da estrela!
Colocado por: MackSabem se os tubos que levam o glicol ate aos paneis e dos paneis ate ao deposito podem ser INOX ou tem de ser obrigatoriamente em cobre?
Colocado por: MackPodem usar Teflon nesses tubos ou tem que ser sempre com linhaça ?
Colocado por: Mackdiz me ele que o teflon nao aguenta altas temperaturas
Colocado por: MackToda a minha instalação é em INOX mas não flexivel (circulação forçada),
Colocado por: jorgealveso teflon vulgar só aguenta até 250ºC
Colocado por: jorgealves
actualmente é pratica corrente usar em inox flexível, mas como é caro ainda se usa muito o cobre,
o que não se deve usar é o inox com acessórios de aperto em latão.
eu sou de opinião que não se deve usar linho em instalações solares, tem uma forte probabilidade de "queimar" e verter,
mas existe muita gente com opinião exactamento oposta,
Colocado por: jorgealvesactualmente é pratica corrente usar em inox flexível, mas como é caro ainda se usa muito o cobre,
Colocado por: jorgealveso teflon vulgar só aguenta até 250ºC, creio que poucas instalações solares alcancem esta temperatura,
Colocado por: jorgealvesvocês conhecem tubagem para vapor industrial?Trabalho em instalações de vapor e o que usamos é sempre PTFE (teflon marca comercial) a partir de 10 Bar ou 200ºC mais ou menos é tudo flangeado com juntas especiais de corrida. Até agora têm aguentado :) , normalmente quando aparece fugas não é pelo PTFE mas sim por falta de quantidade de PTFE :) .
sabem como são feitas as vedações em ambientes limpos?
e aquela treta tem permanentemente 10 bar de pressão com temperaturas até 200º.