Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

Colocado por: davidfigueiredoSem perceber muito disto a temperatura limite de 455ºC é temperatura de ignição, ou seja de temperatura para se "incendiar", a temperatura que suporta digamos, em que deva funcionar é de -50º a +150º . Mas atenção sou um leigo na matéria, e não sei se o meu entendimento será o correcto..
    Cumprimentos

Voçê sabe interpretar ... Não precisa de perceber de solar :
    Eu queria responder melhor a isso ... Mas já não percebo nada ! Quando vejo uma pessoa que sabe muito de Bombas de calor etc... dizer que um produto normal aguenta 250º C e e sei que é 90º e o especial 130 º e depois não arranja os certificados e para defesa diz que o linho não está certificado.
    Prefiro ficar calado ! Em especial quando tenho consideração pela pessoa em causa e não quero arranjar mais inimigos ! E muito menos me chatear com pessoas que tentam ajudar os outros e não apenas vender !

Nas minhas instalações não quero o uso de teflon em recuperadores ! No solar concordo com Arcade :

Colocado por: ArcadeEu acho que o problema não é o linho ou o teflon.
    O problema são os sistemas solares que são mal projectados/configurados, depois o elo mais fraco é o que calhar...

O meu conselho é que se use o que o instalador com experiençia preferir e não como disser o vendedor ou o eng. que nunca instalou !
  2.  # 602

dizer que um produto normal aguenta 250º C e e sei que é 90º e o especial 130 º

parece que tem alguma dificuldade em perceber a diferença entre temperatura de serviço e temperatura de ruptura ou limite de utilização,

não arranja os certificados e para defesa diz que o linho não está certificado

tem certificados de produtos correntes em que a temperatura limite é sobejamente maior do que o referido,

mas compreende-se que conhecendo somente o PTFE chinoca tenha essa ideia,

Nas minhas instalações não quero o uso de teflon

nas minhas instalações de aquecimento e solar não uso nem linho nem teflon somente uso juntas planas em EPDM,

em depósitos de agua potável e quando não existe outra solução uso o Loctite que tem composto de PTFE, já usei o Tangit e francamente não gostei, no passado só existia linho e nem Vedox ou Stopox existia e era isso que se usava (por acaso não é bem assim, pois ainda conheci alguns canalizadores que faziam uma massa de vedação branca com oleo de linhaça e gesso),
    • eu
    • 10 junho 2014

# 603

Colocado por: squallO que queria saber é se acham se vale o investimento num sistema de circulação forçada?

Não há uma resposta padrão, depende das diferenças no custo dos sistemas e dos seus consumos de água quente. É preciso fazer as contas.
  3.  # 604

Gesso cré.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 605

Colocado por: euDe resto, é pior...em tudo.

Esta é forte e contudente!...

Então por ex. se houver um rotura no acumulador dentro de casa normalmente instalado no sotão para onde vai a água converte-se em inundação e provavelmente milhares de euros de prejuizo! Sim... porque na maioria nem se preocupam em criar um esgoto de drenagem!

O termossifão o que acontece! Corre pelo telhado e por consequência é logo visivel como se água da chuva se tratasse!

Este é um exemplo mas pode-se enumerar outros!
  5.  # 606

Colocado por: jorgealvesconheci alguns canalizadores que faziam uma massa de vedação branca com oleo de linhaça e gesso),

Gesso ? :-) o Gesso apodrece com a agua ... e já agora o Cré é o material com que é feito o giz ... São rochas
    Deve querer dizer Alvaiade que é uma massa derivada do chumbo ( e bem pesada por sinal) é branco na mesma e eu por acaso usei ...

São erros gravesdestes que enganam as pessoas ...
    Qualquer dia temos pessoas a vedar com gesso e linho ... Quando não sabemos devemos ter cuidado ao escrever e assumir os erros quando erramos em vez de tentar disfarçar !

E litopone alguém conhece ? Pó branco à base de zinco e bario que eu uso para fazer cola de pedra ... Pois é ! com produtos básicos conseguimos fazer a cor que quisermos .

Colocado por: Costa53porque na maioria nem se preocupam em criar um esgoto de drenagem!

A pois, maioria até chama maluco a quem colocar um esgoto na casa das maquinas ... Nem que seja para lavar o chão !
    Mas há que tenha o cuidado de nos sótãos colocar os depósitos dentro de uma zona isolada e com esgoto
  6.  # 607

eu não ligo diretamente o a saida da valvula de segurança do acumulador ao esgoto por exemplo.....
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  7.  # 608

Colocado por: Jorge Santos - FaroDeve querer dizerAlvaiade

é isso mesmo, já não usava disso hà muitos anos e já nem me lembrava bem do nome,

obrigado pela correcção.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  8.  # 609

relembro que é somente sobre painéis solares térmicos e aquecimento de aguas sanitárias que estamos a falar.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  9.  # 610

Colocado por: squallBoa tarde.

Estou a pensar adquirir uma moradia que possui pré-instalação para painéis solares.

Uma vez que não sou entendido na matéria e como vejo que existe vários tópicos sobre o assunto, faço uma questão que pode ser sem sentido..

A pré-instalação numa moradia pode estar apenas adaptado para circulação forçada ou, pode sempre receber um sistema termossifão.

Uma vez que existe informação dispersa, alguém me consegue resumir em tópicos os prós e contras de cada sistema (li algures que os custos de manutenção podem variar consoante o sistema).

Agardeço toda a info que os peritos me possam disponibilizar pois estou bastante indeciso sobre a opção a tomar.

Cumps.

Veja esta promoção:

https://forumdacasa.com/discussion/34835/campanha-primavera-solcrafte-style-energia-solar/#Item_1
  10.  # 611

um "teflon" ate 260º
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
      127.jpg
  11.  # 612

este ate aos 240º
      128.jpg
  12.  # 613

estes dizem que têm material com temperaturas de serviço 310ºC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  13.  # 614

afinal dá mais de 90º!!!
  14.  # 615

Colocado por: Sergio Rodriguesum "teflon" ate 260º

Um bom tefon

Colocado por: Sergio Rodriguesafinal dá mais de 90º!!!

Muito boa a sua dedução ... Mas não está a falar de teflon normal :-)))

Para mim o normal é o que anda por aí "bom e barato" Mas entendo que para o Jorge Alves o normal seja um bom teflon ... Que eu sei que existe e até coloquei o link do que melhor que se vende por aqui que vai a 130º por isso antes de si eu mostrei um com mais de 90º
    Por isso não percebo essa sua afirmação extemporânea .

Colocado por: Sergio Rodriguesafinal dá mais de 90º!!!

Colocado por: jorgealvesestesdizem que têm material com temperaturas de serviço 310ºC

Um bom teflon com temperatura de serviço 280 º .

Para mim a temperatura de serviço é a temperatura continua ... Foi essa uma grande discussão que eu tive com o "esperto" ( do LNEC) do que me andou a ensinar Solar Que dizia se referira à temperatura que serviço máxima !
    Levei-lhe montes de documentos mas ele continuou a chamar temperatura de serviço à temperatura máxima ( de pico)

Por vezes estamos a falar de coisas diferentes com as mesmas palavras devido a tipos como este que andou a dar "vender" cursos de solar pelo país todo em nome do LNEC !
    Na discussão sobre o assunto do linho ou teflon a conclusão a que chegamos é que o linho já todos conheçemos , e o teflon só se deve usar se Houver confiança no produto !
  15.  # 616

Colocado por: jorgealvesrelembro que é somente sobre painéis solares térmicos e aquecimento de aguas sanitárias que estamos a falar.

Ok, é sempre bom relembrar pois os assuntos mudam muito depressa por aqui... Mas quando as pessoas são bem intencionadas é sempre saudável uma boa discussão que acaba sempre por dar frutos ... seria melhor regada com umas sagres ...
  16.  # 617

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Não é só por ser caro... Muitos instaladores que sabem soldar não confiam no inox pois sabem que o inox é uma liga que com extrema facilidade pode ser aldrabada, Mesmo certificada.
    O cobre é diferente, é um metal e não uma liga e tem todas as garantias !

De que marca é esse teflon que aguanta 250 º ? Está certificado ? O normal que eu conheço não aguenta mais de 90 º , e tem piada pois a uns dias tive um pega com um miúdo recém-baicharelado que mandou usar teflon num recuperador e eu mandei arrancar ...
    O telflon melhor que eu conheço aguenta 130 º da marca Tangit .
    quem falou em 90 graus n fui eu
  17.  # 618

no meu ponto de vista esta é uma fita de teflon normal,
      Teflon.jpg
  18.  # 619

Voltou a cair..

Tanta coisa quando podia ter dito que o gesso cré é usado no fabrico de betume...conhecido por betume dos vidraceiros.

Para além da dita "tinta" feita com óleo de linhaça e o alvaiado servir para proteger o linho,qual era a sua principal característica??
  19.  # 620

esta é a imagem com a dimensão correcta,
      Teflon2.jpg

0.1246 seg. NEW