Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

system32
    há 17 horas
    (membro com 80 agradecimentos)

Porque diz isso? podia-me explicar aqui ou em privado.
    porque diz que é somente bomba de calor disfarçada.?

Então diz que para minha futura moradia me recomendaria O SISTEMA DE CIRCULAÇÃO FORÇADA, COM 2 PAINÉIS E DEPÓSITO INOX DE 300LITROS é isso. E se souber de preços porquanto ronda este sistema com instalação, e quais as marcas e modelos que me aconselha, obrigado.
    Confesso que disto percebo pouco!
  2.  # 62

Silva1252, não sou apenaseu que digo, pode procurar por este forum por paineis termodinamicos.
    Diferenças:
    Posso começar que durante o projecto do Socrates , inicialmente o próprio foi inaugurar a fabrica e incluiu esses painéis com solares.
    Teve de os retirar do projecto pelo protesto devidamente fundamentado das outras marcas.

No fundo esses painéis não são mais que uma fraca bomba de calor (vulgo AC)
    Esses painéis (que existem na traseira de qualquer frigorífico) servem para retirar calor da atmosfera para aquecer a agua (no caso dos frigoríficos é exactamente o contrario)
    O facto de estarem ao sol ajuda no COP, mas não faz milagres.

Os painéis Solares não consomem nada, ou no máximo 40 ou 50W da bomba (durante as horas de sol). Os TS nem isso mas tem invariavelmente menos rendimento. Claro que temos de ter energia de apoio, mas se o sistema tiver bom rendimento e estiver bem montado, os valores de consumo são quase negligentes e restringidos a apenas 3 ou 4 meses do ano. Pelo menos é o meu caso na zona de Lisboa. no norte poderá não ser assim!!

Colocado por: SILVA1252system32
    há 17 horas
    (membro com 80 agradecimentos)

Porque diz isso? podia-me explicar aqui ou em privado.
    porque diz que é somente bomba de calor disfarçada.?

Então diz que para minha futura moradia me recomendaria O SISTEMA DE CIRCULAÇÃO FORÇADA, COM 2 PAINÉIS E DEPÓSITO INOX DE 300LITROS é isso. E se souber de preços porquanto ronda este sistema com instalação, e quais as marcas e modelos que me aconselha, obrigado.
    Confesso que disto percebo pouco!
  3.  # 63

E relativamente a Bomba de calor com evaporador incorporado - SISTEMA AP

não tem painel, que me diz a este processo ?
  4.  # 64

Quem possa ter Painéis Solares (moradias e alguns prédios), é ou devia ser "crime ambiental" não os ter!!

Quem não os possa montar, a melhor solução pode passar por uma bomba de calor sim, que vai ter muito bons consumos.

Como fonte de apoio, a BC é um desperdício de €€€ ( nunca a vai amortizar, devido ao pouco uso da mesma).

Colocado por: SILVA1252E relativamente a Bomba de calor com evaporador incorporado - SISTEMA AP

não tem painel, que me diz a este processo ?
  5.  # 65

ok , obrigado
  6.  # 66

Marcas aconselhar e preços pode me dizer.?
    Já agora se possivel nomes.incluindo do Esquentador/caldeira de apoio para 3 a 4 meses a gás?
  7.  # 67

Eu não sou do ramo, os conhecimentos que tenho são académicos, e os práticos que tenho foram adquiridos devido a ter instalado uns em casa e querer sabe mais sobre o assunto.

Assim pode ver a minha instalação:
    https://forumdacasa.com/discussion/20081/2/diario-da-minha-instalacao-de-paineis-solares/#Item_27

O material, pelo que percebi, é gama media, mas com muito bom rendimento. A caldeira é grande demais, mas como a compra foi um achado..

Os painéis para uma família de 4 /5 pessoas e ainda tenho a MLR ligada lá, chega bem, se foi bem montado.
    Repare nos pormenores da instalação, como a pouca distancia dos painéis ao deposito a inclinação, o modulo solar com a caldeira junto ao deposito, para ter uma reacção mais rápida, Afinação do modulo solar para 45º , bem como o esquentador, etc...

Penso que qualquer esquentador pequeno, de 11L, com chama modulante e sem piloto, deve servir. A pouca capacidade do esquentador deve servir pois apenas irá completar o aquecimento pois terá sempre agua , pelo menos morna no deposito.

Colocado por: SILVA1252Marcas aconselhar e preços pode me dizer.?
    Já agora se possivel nomes.incluindo do Esquentador/caldeira de apoio para 3 a 4 meses a gás?
  8.  # 68

Alguém conhece os painéis solares da marca Skyland em termossifão e respetivo desempenho? E já agora para uma família de 4 pessoas com banhos diários e dois deles prolongados, qual a capacidade ideal do termossifão?
  9.  # 69

Colocado por: Voguequal a capacidade ideal do termossifão?

O máximo que tem é de 300 lts. Penso é que devia optar pelo sistema de circulação forçada face às necessidades e ter maior desempenho que o termossifão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  10.  # 70

Colocado por: VogueAlguém conhece os painéis solares da marca Skyland em termossifão e respetivo desempenho? E já agora para uma família de 4 pessoas com banhos diários e dois deles prolongados, qual a capacidade ideal do termossifão?

Boa tarde.
    Essa marca desconheço, visto a sua necessidade aconselho um sistema forçado com um deposito de 300l.
    Hoje em dia temos excelentes marcas por muitos bons preços.

Hugo Carvalho
  11.  # 71

12.  # 72

Pelo que li aqui pude entender que existem vantagens de um sistema forçado face ao termossifão, mas como o que está previsto para a moradia que estou a construir é com termossifão pretendo saber a vossa opinião quanto à marca Skyland e capacidade.
    Obrigada, desde já, pelas vossas opiniões / sugestões.
  13.  # 73

meu caro: caracteristicas dos paineis Skyland EPI16 :

Modelo de colector: Skyland EPI 16
    Coeficientes de perdas térmicas: a1= 3,415 W/m²/K a2= 0,022 W/m²/K²
    Rendimento óptico: 76,5%

em termosifão nunca vi nenhum. estes estavam em circulação forçada com deposito de 300 litros. 2 colectores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vogue
  14.  # 74

Colocado por: fernando_ferreirameu caro: caracteristicas dos paineis Skyland EPI16 :

Modelo de colector: Skyland EPI 16
    Coeficientes de perdas térmicas: a1= 3,415 W/m²/K a2= 0,022 W/m²/K²
    Rendimento óptico: 76,5%

em termosifão nunca vi nenhum. estes estavam em circulação forçada com deposito de 300 litros. 2 colectores

Quais as diferenças de custos entre as duas soluções (termossifão ou circulação forçada) para esta marca?
  15.  # 75

Colocado por: Vogue
    Quais as diferenças de custos entre as duas soluções (termossifão ou circulação forçada) para esta marca?

Sinceramente estes paineis são pouco comercializados,a marca é praticamente desconhecida, o rendimento optico até é aceitavel mas são questões abordadas pelos próprios fabricantes que ao incluirem nas suas fichas técnicas tendem a especular! Nesta marca desconheço a diferença mas em outras marcas identicas dentro da gama normal varia entre 1300/1700 euros a mais para um CF. Agora é aqui que a porca torce o rabo, eu aconselhava a optar por uma marca conhecida com bom apoio técnico credivel de forma a poder responder futuramente em termos de manutenção, a energia solar térmica conheceu nos ultimos tempos um grande reves, pela falta de incentivos que este governo fez o favor de acabar com tudo! Agora imagine no futuro como vai ser com empresas a fechar e a desaparecer no mercado em catadupa, veja como poderá ser o futuro em termos de manutenção. vamos precisar de peças e quando contactarmos os representantes nem vê-los! É necessário substituir o anodo de magnésio por ex. de 2 em 2 anos para depositos de aço vitrificado que são a maioria e uma resistência que avaria e se não optarmos por marcas que nos possam garantir o fornecimento destes artigos, vamos ser confrontados com inumeros problemas, por isso pense bem na marca que vai optar.

Cumprimentos
  16.  # 76

Colocado por: VoguePelo que li aqui pude entender que existem vantagens de um sistema forçado face ao termossifão, mas como o que está previsto para a moradia que estou a construir é com termossifão pretendo saber a vossa opinião quanto à marca Skyland e capacidade.
    Obrigada, desde já, pelas vossas opiniões / sugestões.

Como já foi referido várias vezes um sistema circulação forçada é sempre preferivel a um termossifão, por ser entre outros o mais eficiente.
    A marca que refere " Sky-Land " serão provavelmente painéis chineses que alguma empresa importou e criou essa marca, daí ser desconhecida.
    Tal como o Costa53 referiu mais vale adquirir uma marca reconhecida ao invés de apostar ás escuras numa marca desconhecida.
  17.  # 77

boas. os paineis Skyland são Gregos. tenho aqui fichas técnicas e Certificação dos mesmos. quem quiser que envie deixe mail.
    como faço certificação energética apanho várias marcas... sou sincero só apanhei esta marca em duas instalações, se não estou em erro, e eram de circulação forçada (na Sertã).
    Colega Vogue, eu também aconselharia circulação forçada. se meter termosifão quando chegar ao inverno o mais certo é arrepender-se... as perdas térmicas durante a noite são muitas, devido ao deposito estar no exterior e na horizontal.
    já ouvi falar de sistemas termosifão em que metem o depósito dentro do sótão, quando existe altura suficiente. sinceramente não sei se funciona bem ou não... nunca encontrei nenhum assim.
    • eu
    • 16 janeiro 2012

# 78

Colocado por: fernandoFerreirajá ouvi falar de sistemas termosifão em que metem o depósito dentro do sótão

Para isso, mais vale adicionar logo o grupo circulador...
  18.  # 79

A única vantagem é o preço, pois em rendimento são sempre piores, e o problema não é o recirculador, é o facto de termos controle sobre o sistema podendo is mais perto dos limites,

Colocado por: eu
    Para isso, mais vale adicionar logo o grupo circulador...
  19.  # 80

Uma Pergunta, desculpem se é meio estúpida porque sinceramente não percebo nada de aquecimento solar...
    A instalação de painéis solares numa vivenda implica obrigatoriamente a instalação de um reservatório para a agua ou pode ser usado os cilindros normais que já estão instalados para esse efeito?
    Obrigado desde já

0.0199 seg. NEW