Iniciar sessão ou registar-se
    • jpvng
    • 17 março 2014 editado

# 121

Colocado por: Costa53

Aqui está uma prova de uma instalação com montagem incorreta falta de inclinação e virada a nascente quando devia e éobrigatórioser virada para Sul, portanto contra factos não há argumentos.

Olhem ,agradeço as opiniões, contudo tudo isso foi chamado á atenção do engenheiro responsável, tendo-lhe sido sugerido fazer uma estrutura para esse efeito. O Eng disse que não era necessário dado ter sol de manha á noite. Contudo como é obvio eles vêm ca ver o que se passa...
    Para mim é bom saber estas coisas dado que estarei mais informado.

Sr Costa..uma duvida..fala de falta de inclinação, mas o telhado já tem uma inclinação acentuada...acha que se estivesse virado a sul (o que neste caso não é possivel sem a construção de uma estrutura) precisaria mesmo assim de mais inclinação?
  1.  # 122

Que apoio tem ao painel solar; esquentador, resistência eléctrica; Caldeira?
  2.  # 123

Colocado por: jpvngSr Costa..uma duvida..fala de falta de inclinação, mas o telhado já tem uma inclinação acentuada...acha que se estivesse virado a sul (o que neste caso não é possivel sem a construção de uma estrutura) precisaria mesmo assim de mais inclinação?

A inclinação tem a ver com a latitude em que zona existe esta montagem concretamente?
    • jpvng
    • 17 março 2014 editado

# 124

O acumulador tem serpentina e resistência elétrica, zona de Vila nova de Gaia a 4 kms do mar mais coisa menos coisa
  3.  # 125

Colocado por: jpvngO acumulador tem serpentina e resistência elétrica, zona de Vila nova de Gaia a 4 kms do mar mais coisa menos coisa

Pois é!... O eng. não percebia nada da poda... o que sacrifica nisto é a resistência eléctrica para ele era indeferente a sua orientação está lá a resistência eléctrica para fazer esta função quem paga é o carissimo membro; contas elevadas de electricidade!...

No seu caso especifico a inclinação dever ser de 38/40o e o seu telhado deve rondar os 22/25o de inclinação.
    • jpvng
    • 17 março 2014 editado

# 126

Bom..ele ate sugeriu que de inverno só se ligaria ou so seria preciso ligar a resistência elétrica 2 ou 3 horas, sugeriu ate colocar um relógio. O facto é que isto tem que ficar a trabalhar bem pois ainda não esta a obra paga. Por telefone foi dito que poderia ser alguma válvula avariada. Obrigado pelo conselho relativo à inclinação.
    • eu
    • 17 março 2014 editado

# 127

Colocado por: Costa53No seu caso especifico a inclinação dever ser de 38/40o

Desculpe, mas esse valor não é realmente o mais adequado. Eu sei que é o que os simuladores indicam e é o que se aprende nas formações, mas eles estão errados.

A inclinação deve ser superior, (entre 50 a 55 graus) para maximizar a eficiência nos meses em que o sol anda mais baixo. Nos meses de calor, não faz mal que a inclinação não seja a ideal, o painel vai produzir água quente na mesma, porque há abundância de sol.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, j cardoso, nandogonca, system32, jcaiado, jorgealves, leiria
  4.  # 128

Colocado por: eu
    Desculpe, mas esse valor não é realmente o mais adequado. Eu sei que é o que os simuladores indicam e é o que se aprende nas formações,mas eles estão errados.

A inclinação deve ser superior, (entre 50 a 55 graus) para maximizar a eficiência nos meses em que o sol anda mais baixo. Nos meses de calor, não faz mal que a inclinação não seja a ideal, o painel vai produzir água quente na mesma, porque há abundância de sol.

tenho visto algumas fotos ate com mais ou menos esta inclinação da foto..mas bem..vamos ver.. em relação a estar virado a nascente também tivemos outro orçamento de uns representantes da vulcano onde tambem foi dito que virado a nascente não tinha problema.
    Enfim..vou ver no que vai dar
    • eu
    • 17 março 2014

# 129

Colocado por: jpvngtambem foi dito que virado a nascente não tinha problema.

Aldrabões. Eles dizem isso porque custa-lhes menos a instalar...
  5.  # 130

As Ligaçoes estao as duas no lado esquerdo? em cima e em baixo?

olhe se é a empresa que eu cá sei, digo-lhe que tenho duvidas que ele é engenheiro, se for é civil que nada percebe de solar.......
  6.  # 131

http://simnospodemos.webs.com/inclinaodospainis.htm

Dêem uma olhada nestes valores em especial para o de Gaia

Vocês colocam então completamente de lado que seja avaria mecânica?
  7.  # 132

Mas como é que alguem pode propor instalar os paineis orientados a nasceste, ainda por cima a norte do País? A haver algum desvio em relação ao Sul como manda a regra (As estruturas existem para isso mesmo), o mesmo deve ser a poente, pois assim evitam-se as neblinas matinais. Sendo a instalação a Norte, a orientação e inclinação tem muito mais importancia do que sul por exemplo, já que tem muito menos horas de sol e estas tem que ser optimizadas ao maximo! Quanto à inclinação, eu defendo nunca menos de 45º para o norte. O sistema até pode ter algum problema realmente, mas por amor da santa, ponha os paineis como deve ser. Mete-me confuão as pessoas gastarem dinheiro e não retirarem o maximo proveito. Neste dias é suposto ter facilmente agua a 70º e mesmo em pleno inverno desde que haja sol, pode ter 60º num dia solarengo. Agora assim é impossivel....
    JC
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, leiria
  8.  # 133

Colocado por: jpvngVocês colocam então completamente de lado que seja avaria mecânica?

diga-me se estão as duas ligaçoes do mesmo lado...

o mais importante e os bares do grupo solar, sabe??
  9.  # 134

Colocado por: Costa53quando devia e éobrigatórioser virada para Sul,
    isso não é verdade!! tem é que se compensar o facto de estarem a nascente ou mais paineis, ou um a nascente e outro a poente, logicamente que o ideal em paineis planos é ficaram orientados a sul!! tambem se podem colocar os paineis totalmente na vertical mas há que compensar esse facto!! percebem a ideia?
    Concordam com este comentário: DOGMA
    • jpvng
    • 17 março 2014 editado

# 135

caro Sergio confesso que fiquei confuso..pela foto acha que esta mal ou bem? pode explicar melhor o seu post? quer dizer que para ficar assim tinha que ter outro painel virado a poente?

@ins.Bruno
    esses dados ainda não posso dizer..o manómetro da pressão da agua esta quase a 3
  10.  # 136

por ex estes aqui!!
      136.jpg
  11.  # 137

Esses estão virados a nascente e a poente? e por isso a inclinação é irrelevante? é isso que quer dizer?
  12.  # 138

Colocado por: jpvngcaro Sergio confesso que fiquei confuso..pela foto acha que esta mal ou bem? pode explicar melhor o seu post?
    podiam ficar melhor! se estão orientados a nascente logicamente que não terao o mesmo rendimento se estivessem orientados a sul, assim teria duas opções ou manter orientados a nascente e compensar esse menor rendimento colocando mais area de painel, ou orientar-los para sul!! o meu post foi apenas no seguimento ali de um comentario sobre a obrigatoriedade de colocar os paineis sempre a sul!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 139

Colocado por: jpvngEsses estão virados a nascente e a poente? e por isso a inclinação é irrelevante? é isso que quer dizer?
    não é nada disso que quero dizer!!!
  14.  # 140

Colocado por: Sergio Rodriguespodiam ficar melhor! se estão orientados a nascente logicamente que não terao o mesmo rendimento se estivessem orientados a sul, assim teria duas opções ou manter orientados a nascente e compensar esse menor rendimento colocando mais area de painel, ou orientar-los para sul!! o meu post foi apenas no seguimento ali de um comentario sobre a obrigatoriedade de colocar os paineis sempre a sul!!

E é relevante o seu post. muito obrigado. Eu sinceramente tou com poucas esperanças aque seja avaria tipo válvulas ou algo assim... mas o que for transmito aqui que de certeza isto vai ser útil para muita gente.

0.0544 seg. NEW