Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Preciso de ajuda urgentemente|
    Tenho recebido contas da EDP muito elevadas e gostaria de saber se é possível estar a pagar electricidade que passa pelo meu contador mas não chega a minha casa?
    ou outra coisa parecida?!

obrigado
    • pom
    • 15 dezembro 2011 editado

# 2

E porque não pede à EDP uma inspecção ao mesmo ?

Pelo seu histórico de consumos, reclame.
  2.  # 3

Colocado por: jorgesantosPreciso de ajuda urgentemente|
    Tenho recebido contas da EDP muito elevadas e gostaria de saber se é possível estar a pagar electricidade que passa pelo meu contador mas não chega a minha casa?
    ou outra coisa parecida?!

obrigado
    como sabe que passa pelo contador? a contagem que está na factura está correcta com o contador? o contador pode estar avariado, já reclamou?
  3.  # 4

na factura que chegou hoje a edp fez a contagem a 24 de nov. e tinha 3285vazio e 5415 fora vazio.
    hoje foi ver é ja tenho vazio 3371 e fora vazio 5617!
    será normal em tao pouco tempo?
    ja pensei ser do contador, visto de dos digitais.
    Vou mandar ligar para eles a reclamar.
  4.  # 5

é o melhor que tem a fazer e de preferência antes de Janeiro
  5.  # 6

Colocado por: jorgesantosna factura que chegou hoje a edp fez a contagem a 24 de nov. e tinha 3285vazio e 5415 fora vazio.
    ja pensei ser do contador, visto de dos digitais.

Fora do vazio a diferença não é assim nada de especial.
    Será que não anda a ligar muitos aquecedores e etc nas horas de vazio?
    • SVM
    • 16 dezembro 2011

# 7

Computadores ligados todo o dia...
    Aquecedores...
    Iluminação acesa em locais não necessários...
    em suma numa má gestão dos consumos esses valores não são nada disparatados...
    Poupança energética...
    Lavar apenas a noite e com tarifário bi-horário, apenas aquecer e iluminar o espaço onde estamos no tempo que lá estamos..
    Não se esqueça ainda que o mês que passou a Energia levou um aumento de 17%

e lembre-se... os consumos reais só podem ser medidos quando voces estejam todos em casa a consumir, teoricamente a noite a hora de jantar... e a essa hora não me parece que o piquet da EDP se desloque lá, portanto o resultado é previsivel...

Abraço

Abraço
    •  
      FD
    • 16 dezembro 2011 editado

# 8

Com tudo normalmente a funcionar como é suposto, a uma hora exacta, anote os consumos, dali a meia hora, volte a ver os consumos.
    Veja quanto consumiu e tenha a certeza de que não consumiu zero. Se consumiu zero, mude o período de meia hora para algo mais longo, uma ou duas horas.
    À mesma hora, mas noutro dia, exactamente nas mesmas circunstâncias em que fez a contagem anterior (com os mesmos aparelhos ligados), anote os consumos e desligue o quadro eléctrico durante a mesma meia hora (ou o período que escolheu).
    Veja quanto consumiu nessa meia hora.
    Se consumiu zero, ou muito próximo disso, não há desvios.
    Se consumiu alguma coisa, podem haver desvios.

Em alternativa, compre um medidor de consumo de energia, vá ao contador ver a contagem, registe-a, desligue todos os aparelhos eléctricos da casa e ligue apenas um, a uma tomada com esse medidor.
    Ao fim de meia hora ou uma hora, compare os valores do medidor aos do contador.
    É de esperar que haja alguma diferença mínima mas, se vir uma diferença substancial, confirme se desligou mesmo tudo.
    Se desligou mesmo tudo, pondere então fazer uma queixa.

O medidor, ao mesmo tempo, permite-lhe em qualquer altura saber qual é o aparelho que está a consumir "demasiada" energia.
  6.  # 9

O consumo que indica traduze-se em 61 euros mensais de consumo de energia, valores com IVA.
    Se não tem aquecimento eléctrico nem aqs por termoacumulador, o valor é elevado. Se usa algum aquecimento eléctrico o valor pode ser normal ou até baixo.
    Quanto digo que o valor pode ser elevado não significa que haja algum problema no contador, pode dever-se apenas a um uso não económico. Não conhecemos os seus hábitos de consumo nem a eficiência energética dos seus equipamentos e lâmpadas.

De notar que alguns equipamentos podem gastar bastante, como forno, máquinas de lavar/secar, tudo depende do uso e temperaturas usadas.
    A soma dos standby podem facilmente gastar mais de 5 euros mensais.
    Uma simples lâmpada encandecente de 50w se estivesse 24 horas ligada gasta mais de 5 euros por mês.

Os valores aumentaram de um mês para o outro, ou está a morar recentemente nessa casa?
  7.  # 10

Antes de se poder optimizar qualquer coisa, é preciso primeiro ter uma forma de a medir.
    Se está com dificuldades de saber para onde vai a sua energia sugiro que arranje um equipamento deste género.

http://www.eurox10.com/Product/Energy/EnergyMeasurement/54380%20.htm

Ou algo que lhe dê o consumo imediato, e se possível, como no exemplo que lhe indiquei, o histórico ou mesmo um software de analise para ver o PC como gastou cada Kw.

A partir daí ao acompanhar e analisar os dados, vai começar a perceber por exemplo quantos cêntimos lhe custa por exemplo fazer um determinado prato no forno, ou quando custa exactamente cada "lavadela" de roupa/loiça dependentemente do programa que escolher, etc, etc.
  8.  # 11

Colocado por: dfserraUma simples lâmpada encandecente de 50w se estivesse 24 horas ligada gasta mais de 5 euros por mês.

Colocado por: dfserraA soma dos standby podem facilmente gastar mais de 5 euros mensais.
    Uma simples lâmpada encandecente de 50w se estivesse 24 horas ligada gasta mais de 5 euros por mês.

Por exemplo. A Box antiga da Zon, a Thompson, sem gravação tinha um consumo em stand-by de 40W!!!! sim Quarenta!!
  9.  # 12

Dei com este tópico e interessa-me porque eu gasto cerca de 50 euros/mês (sem aquecimento), mas não considero que "esbanje"...tenho electrodomésticos novos (A ou A+), lavo a loiça umas 5 vezes/semana, roupa 3-4 vezes/semana, tv e computadores em standby (sei que é um erro...), uso a placa 2 vezes por dia (almoço e janto sempre em casa) e o forno umas 3 vezes/semana. As luzes são focos de baixo consumo e esforço-me por só estarem acesas nas divisões onde estamos. Onde posso estar a desperdiçar?
    As miúdas têm duas luzes de presença (fraquinhas) acesas toda a noite - será um consumo relevante?
    • eu
    • 16 dezembro 2011

# 13

Colocado por: jorgesantosna factura que chegou hoje a edp fez a contagem a 24 de nov. e tinha 3285vazio e 5415 fora vazio.

Penso que será normal.
    • SVM
    • 16 dezembro 2011

# 14

Colocado por: becasDei com este tópico e interessa-me porque eu gasto cerca de 50 euros/mês (sem aquecimento), mas não considero que "esbanje"...tenho electrodomésticos novos (A ou A+), lavo a loiça umas 5 vezes/semana, roupa 3-4 vezes/semana, tv e computadores em standby (sei que é um erro...), uso a placa 2 vezes por dia (almoço e janto sempre em casa) e o forno umas 3 vezes/semana. As luzes são focos de baixo consumo e esforço-me por só estarem acesas nas divisões onde estamos. Onde posso estar a desperdiçar?
    As miúdas têm duas luzes de presença (fraquinhas) acesas toda a noite - será um consumo relevante?

Veja quanto gastam as MLL e MLR, ainds são muitas lavagens e não me parece 50eur um consumo assim tão exagerado...
    em meia duzia de palavras identificou os maiores consumidores e a serem utilizados regularmente...

Não se preocupe com as luzes de presença... eu tenho um aquario 24h/dia e mesmo assim consigo manter os consumos dentro de valores razoaveis.

Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  10.  # 15

Colocado por: becasAs miúdas têm duas luzes de presença (fraquinhas) acesas toda a noite - será um consumo relevante?

Essas luzes devem ter menos de 1W. Eu tenho 2 com LED de 0.4W.
    São 0.0004Kw/h * 12 cents (se for tarifa simples) = 0.00048 Eur/h = 0.0001 Eur/dia = 3 cent/mês por casa assumindo 24h/dia.

Uma vez que tenho tri-horária e só acendem quando está escuro, acho que arredondado, gastam 0 :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  11.  # 16

Cara becas,

Os 50 euros é só consumo de energia, ou é o valor da factura, em que inclui a taxa de potência e a contribuição audovisual? É já após o aumento do IVA?

Mesmo que seja só consumo, o valor pode não ser exagerado tendo em conta os equipamentos que usa.

Assim, sem saber mais nada, e correndo o risco de dizer coisas que já faz, poderia eventualmente fazer para poupar:

Ter tarifa bihorária e usá-la sempre que possível.
    Usar as máquinas apenas quando cheias.
    Máquina da loiça em programa eco e da roupa a baixa temperatura.
    Usar ar circulante do forno, permite baixar a temperatura entre 10 a 20 graus.
    Controlar os standby’s. no meu caso a TV e homecinema gastam 10W e os 2 computadores e sua parefenália gastam 50w. Tudo junto dá uns 6 euros mensais. Assim tenho o cuidado de desligar sempre o botão da tomada dos computadores, da TV como gasta menos nem sempre desligo.
    •  
      FD
    • 16 dezembro 2011

# 17

Eu até tenho vergonha de dizer que gasto quase 100€ por mês...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12.  # 18

Eu até tenho vergonha de dizer que gasto quase 100€ por mês...

Em minha casa, com aumento do IVA, passei para 49.
    •  
      MRui
    • 16 dezembro 2011 editado

# 19

Colocado por: FDEu até tenho vergonha de dizer que gasto quase 100€ por mês...

Então eu devo ter o quê ou fazer o quê... suicidar-me? (380€ total factura bimestral*)

*São muitas bombas durante a noite (nem sei quantas)... não me devia ter metido no franchising da Al Qaeda.

Edit: Afinal parece que a coisa é geral...
    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=43060
      Screen shot 2011-12-16 at 6.10.58 PM.png
  13.  # 20

Colocado por: luisvvEm minha casa, com aumento do IVA, passei para 49.

Por aqui consigo ser um bocadito mais pupadinho.
    Casal num T2 uso semelhante ao da becas, mas sem placa eléctrica 30€/mês (conta certa já ajustada para 2012, antes era 25).

Se desligasse os standbys talvez cortasse mais um par de Eur por mês.

0.0223 seg. NEW