Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Por aqui consigo ser um bocadito mais pupadinho.
    Casal num T2 uso semelhante ao da becas, mas sem placa eléctrica 30€/mês (conta certa já ajustada para 2012, antes era 25). Se desligasse os standbys talvez cortasse mais um par de Eur por mês.

Mas lá em casa somos 5, e é um V4.
  2.  # 22

Colocado por: luisvvMas lá em casa somos 5, e é um V4.

Sim realmente o que conta é com consumo per capita! :) E o seu está muito bom. 10Eur/pax/mes.
  3.  # 23

Colocado por: SVMComputadores ligados todo o dia...
    Aquecedores...
    Iluminação acesa em locais não necessários...
    em suma numa má gestão dos consumos esses valores não são nada disparatados...
    Poupança energética...
    Lavar apenas a noite e com tarifário bi-horário, apenas aquecer e iluminar o espaço onde estamos no tempo que lá estamos..
    Não se esqueça ainda que o mês que passou a Energia levou um aumento de 17%

e lembre-se... os consumos reais só podem ser medidos quando voces estejam todos em casa a consumir, teoricamente a noite a hora de jantar... e a essa hora não me parece que o piquet da EDP se desloque lá, portanto o resultado é previsivel...

Abraço

Abraço

computador ligado quando estou a utilizar, aquecedor a oleo ligado 4 horas por dia(posição I ou II), MLR,MLL não trabalha todos os dias
  4.  # 24

Colocado por: FDCom tudo normalmente a funcionar como é suposto, a uma hora exacta, anote os consumos, dali a meia hora, volte a ver os consumos.
    Veja quanto consumiu e tenha a certeza de que não consumiu zero. Se consumiu zero, mude o período de meia hora para algo mais longo, uma ou duas horas.
    À mesma hora, mas noutro dia, exactamente nas mesmas circunstâncias em que fez a contagem anterior (com os mesmos aparelhos ligados), anote os consumos e desligue o quadro eléctrico durante a mesma meia hora (ou o período que escolheu).
    Veja quanto consumiu nessa meia hora.
    Se consumiu zero, ou muito próximo disso, não há desvios.
    Se consumiu alguma coisa, podem haver desvios.

Em alternativa, compre um medidor de consumo de energia, vá ao contador ver a contagem, registe-a, desligue todos os aparelhos eléctricos da casa e ligue apenas um, a uma tomada com esse medidor.
    Ao fim de meia hora ou uma hora, compare os valores do medidor aos do contador.
    É de esperar que haja alguma diferença mínima mas, se vir uma diferença substancial, confirme se desligou mesmo tudo.
    Se desligou mesmo tudo, pondere então fazer uma queixa.

O medidor, ao mesmo tempo, permite-lhe em qualquer altura saber qual é o aparelho que está a consumir "demasiada" energia.

a partir de amanha vou tirar a contagem todos os dias e depois digo alguma coisa
  5.  # 25

Com um aquecedor ligado 4h, devera gastar pelo menos 4kw por dia, o que dá 120 kw/mês, a uma média de 0,14€ /kw (misto vazio e fora vazio), dá uns 17 euros mensais. Se aos 61 euros que está a consumir por mês retirar os 17 euros com o aquecimento fica com 44 euros para o resto, o que até pode ser normal, depende do uso que faz.

Sendo assim, é possível que possa ter algum problema, mas cada vez mais me parece que consome o que paga.
  6.  # 26

Cá pra mim deixar de usar placas,acabar com os micro ondas...'tá-se bem,o melhor é usar só o gáz porque fica mais económico...já comecei a fazer isso e a diferença é boa na factura ao fim de dois meses,apenas uma questão de hábito,afinal estivemos com muitas gerações a fazer isso e ninguém morreu.
  7.  # 27

Por aqui a factura da EDP varia entre os 60€ nos meses quentes e 130€ nos meses frios. A diferença deve-se ao uso do ar condicionado que apenas necessito no Inverno para aquecer. Acho que só usei o AC no Verão 1 vez e foi quando esqueci-me da janela aberta no quarto a tarde toda e como o quarto é virado a Poente tinha o quarto bem quentinho.

E mesmo assim acho perfeitamente aceitável tendo em conta que são 51.000btus de AC (9+9+9+9+15) sempre a 20ºC 24/24h + TV (2x) + PCs (3x) + frigo + MLL (3x semana) + MLR (3xsemana) + (secador roupa no inverno (3x semana) + forno eléctrico + microondas + esquentador ventilação forçada + portões eléctricos na garagem (2x) + bomba da fossa (escoamento da água na cave - 1Kwh se tiver a chover muito - o que é frequente nesta zona) + iluminação (algumas fluorescentes eco e algumas LED).

Claro que tentamos ter uma utilização racional das luzes, desligamos tudo do standby (tenho daquelas tomadas com comando remoto), usamos bi-horária semanal e concentramos os gastos no fim de semana.

Isto tudo para dizer que provavelmente esse consumo até não está exagerado. É incrivel a nossa dependência de electricidade... a maior parte de nós, quando falta a luz, limita-se a esperar no sofá que ela volte, ou então vai dormir! eheheh. Eu como não tenho de placa eléctrica entretenho-me a cozinhar à luz das velas lol
  8.  # 28

É, parece-me que não tenho um consumo assim tão exagerado. Tenho é que mudar o tarifário - qual me aconselham? Qual a diferença entre bi-horário e bi-horário semanal?
  9.  # 29

A diferença é apenas nas horas de vazio/cheias

No bi-horário diário as horas de vazio são das 22h às 8h (todos os dias)
    No bi-horário semanal as horas de vazio durante a semana são das 00h às 7h durante a semana, das 00h-9h30 | 13h-18h30 | 22h-24h ao sábado | todo o dia ao Domingo

No bi-horário semanal, as horas de vazio ao Sábado são diferentes caso seja Inverno ou Verão.. nos restantes dias é igual. No bi-horário diário não há diferença entre Inverno e Verão.

Depois há o tri-horário que ainda divide as horas de cheio em horas de cheio e horas de ponta... neste link tem toda a informação dos horários. Eu consigo ter 40% do meu consumo em vazio, o que é muito bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: becas
  10.  # 30

Quanto ao gás para cozinhar, não tenho experiência pessoal com ele, mas não me parece que seja mais barato do que a electricidade, em especial se estivermos a falar de placas de indução. Quanto ao microondas, pode-se descutir o seu uso nomeadamente para cozinhar, mas é possívelmente o método mais económico visto que normalmente a potência máxima é de 800w, que é bem menor que um forno e equivalente a meia potência de um foco de fogão de tamanho médio, mas é mais rápido de cozinhar que estes métodos.

Um outro factor que pode pesar bastante na luz e muitas vezes de forma desnecessária, é a potência do contador. O valor a pagar é proporcional à potência, e actualmente é cerca de 12 euros para 6,9Kva, chegando a 36 euros para os 20Kva. Quem não necessitar de mais de 10,35 Kva, e caso a EDP o permita, é preferível ter monofásico do que trifásico, já que por norma permite ter uma potência inferior. Actualmente tenho apenas 5,75Kva possuindo tudo eléctrico, incluindo cilíndro e ar condicionado.

Quanto ao bihorário, em 2011 compensava ter quem consumisse mais de 18% em horário de vazio, o que acho que não é difícil para a grande maioria das pessoas.
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 31

Eu só não gosto de cozinhar em placa eléctrica por 2 motivos:

1) já tinha a placa a gás
    2) Teria de trocar muitos dos tachos/panelas/frigideiras porque não estão preparados para ser usados em placas de indução. Não me apetece ir comprar um trem de cozinha completo novamente!
    3) onde realmente noto diferenças é na rapidez de aquecimento (onde ganha o eléctrico). Por exemplo se quiser ferver um litro de água, é mais rápido na placa eléctrica do que no gás, e por isso, sempre que preciso de ferver/aquecer água para cozinhar, uso um jarro eléctrico. Ferve 1L de água em 45segundos.

É sobretudo pelo ponto 2 que não mudo para placa de indução (eu e muita gente).
  12.  # 32

Realmente esse é um problema, apesar de já existir tachos preparados para indução há uns bons anos. De todo o modo, mesmo que a indução fique mais barata, acho que só compensa comprar quando se tem de comprar um equipamento novo ou quando se pretende deixar de ter gás.

Mas se for para ser eléctrico a meu ver a indução é preferível ao sistema tradicional.
  13.  # 33

ontem(por volta da 13h) tinha vazio 3386 e fora vazio 5632
    hoje(por volta da 13h) vazio 3392 e fora vazio 5640
  14.  # 34

Caro jorgesantos,

Consumio 14Kwh. Que equipamentos usou este dia? quanto tempo?
  15.  # 35

Atenção que, para quem tem bi-horário, a tarifa fora do vazio é mais cara do que a tarifa de quem não tem bi-horário! O bi-horário só compensa se a pessoa não estiver em casa durante o dia, se estiver não vale a pena porque acaba por consumir mais e mais caro.

Eu desisti do bi-horário, ficava mais caro do que o normal porque tenho os dois miúdos em casa...
  16.  # 36

Colocado por: mmgregAtenção que, para quem tem bi-horário, a tarifa fora do vazio é mais cara do que a tarifa de quem não tem bi-horário! O bi-horário só compensa se a pessoa não estiver em casa durante o dia, se estiver não vale a pena porque acaba por consumir mais e mais caro.

Eu desisti do bi-horário, ficava mais caro do que o normal porque tenho os dois miúdos em casa...

Esse é a minha dúvida... se compensará no meu caso! Eu passo algumas tardes/manhãs por semana em casa a trabalhar...uso o computador, pelo menos. Almoço praticamente todos os dias em casa (placa, às vezes forno e microondas). A empregada vem alguns dias...passa a ferro, usa o aspirador. O que posso realmente alterar é a hora de funcionamento das máquinas de lavar loiça e roupa, mas não vejo muito mais...
    Concordam com este comentário: mmgreg
  17.  # 37

Becas, por essa descriçao das suas tarefas, nao creio que valha a pena...
  18.  # 38

eu acho que quase sempre compensa. durante o tempo fora de vazia paga mais+- 0,01 por kw, mas depois em vazia poupa +-. 0,07 € por kw.
  19.  # 39

Se a pessoa faz mais gastos no período fora do vazio, não compensa mesmo. Já experimentei...desisti e o tipo de tarefas eram iguais às da becas. Colocava as máquinas durante a noite mas tinha o aspirador e o ferro durante o dia, assim como o computador...
  20.  # 40

eu faço tudo de dia, apenas lavando a maquina da loiça de noite. cozinho apenas uma vez por dia, numa placa de indução na hora de cheio e meus gastos acabam por ser 5 kw em cheio para 3 kw em vazio, o que corresponde a uma poupança,
    contas rápidas e arredondadas:
    8x0,13€= 1,04
    5 x0,14+ 3x0,07 = 0,91
    poupança de +- 13% sem ter grandes cuidados na utilização da hora de vazio.
    mas claro que isto depende sempre da utilização das pessoas

0.0241 seg. NEW