Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Se fosse possível gostaria de saber que profissionais são essenciais para abrir uma empresa na área da remodelação, para além de contabilista e engenheiro civil, e como posso encontrar os parceiros certos a nível de materiais e por fim se é muito díficil atraír clientes?
  2.  # 2

    Será que alguém me pode ajudar?
  3.  # 3

    Para iniciar a actividade tem que possuir um alvará ou um titulo de registo
    A decisão por um ou outro tem a ver com o valor das obras a que está a pensar candidatar-se, se optar por alvará não tem obrigatoriamente que ter como técnico um engenheiro civil, para um alvará de classe um pode ter um Técnico condutor de obra ou mesmo um ATAE.
    A àrea das remodelações será o futuro da construção nos proximos anos pelo que é uma área onde se deve apostar, deve contudo rodear-se de profissionais com experiência na àrea e ter espirito de pesquisa e inovação suficiente para poder garantir os melhores trabalhos ao mais baixo preço.
    Invista num bom técnico de orçamentação e num bom gestor de obra.
    Concordam com este comentário: SOFIA LAGO | Arq.ta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui M2011#
  4.  # 4

    zedasilva...Um arquitecto também pode dar capacidade técnica. até alvará classe 5 ;)

    Rui,
    contabilista, pode e deve contratar em regime de prestação de serviços, não tem de ter no quadro.
    Já foi ao site do INCI?
    http://www.inci.pt/Portugues/Paginas/INCIHome.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui M2011#
  5.  # 5

    Caro Pedro
    Eu sei que pode. O que eu queria dizer é que o Rui não necessitava de recorrer a um técnico mais habilitado, bastando-lhe um condutor de obra.
    Você sabe que eu até gosto de arquitectos : )))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui M2011#
  6.  # 6

    Bom dia,

    Rui, onde pretende abrir a empresa de remodelações?
  7.  # 7

    Boa tarde,

    Antes de mais quero agradecer as vossas respostas, Ricardo em relação à localização ainda não sei bem mas estava a pensar entre a linha de Sintra ou Cascais pois fica perto da minha zona de residência, conhece algum local para alugar em conta?
    • ARIG
    • 16 dezembro 2011

     # 8

    Boa tarde RUI M 2011
    Estou a trabalhar neste ramo ja 5anos.
    Sou do Algarve.Também tenho feitas obras de remodelação na zona de Sintra e Cascais.
    Tudo depende de conhecimentos que tenhas. E claro que sempre deves efectuar trabalhos de qualidade e respeitar prazos.
    Concordam com este comentário: SOFIA LAGO | Arq.ta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui M2011#
  8.  # 9

    RUI M 2011,

    Perguntei à pouco onde pretendia abrir a sua empresa porque sou ATAE, resido em Oeiras, tenho 10 Anos de experiência como técnico de construção nível IV em duas das maiores empresas de construção do país (MSF Engenharia S.A e Teixeira Duarte S.A) e actualmente dedico-me em exclusivo à prestação serviços em regime de freelancer a PME´s que estão no inicio de actividade e que não pretendam ter encargos fixos com técnicos.

    Realizo para estas empresas serviços vários como orçamentos, medições, criação de portefólio para apresentação da empresa a terceiros, prospecção de mercado para realização de parcerias, projectos de design de interiores tanto de habitações como de espaços comerciais, responsabilidade técnica pela empresa (alvará), deslocações às obras para acompanhamento dos trabalhos, preparação de obra, negociação com sub-empreiteiros, etc.

    Se a minha actividade for para si e para o sua nova empresa uma mais valia, não hesite em contactar-me ([email protected]) para agendarmos uma reunião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui M2011#
  9.  # 10

    Em relação a parceiros para materiais gostava de ter alguma informação já andei a pesquisar e vi alguns que me pareceram interessantes, nomeadamente a ANLORBEL, alguém já trabalhou com eles?
  10.  # 11

    Olá a todos novamente,

    E mais uma vez muito obrigado pelas vossas respostas têm sido bastante importantes para o meu futuro negócio que como todos sabemos é complexo e eu ainda estou no início embora, tenha na família pessoas ligadas á área da construção nomeadamente a pessoa que vai ser meu sócio é engº civil, mas acabou agora o curso e Ricardo em relação ao que me disse se calhar falaremos em breve, eu próprio trabalhei também na área da mediação imobiliária mas directamente com donos de obras pois a Imobiliária parte era de 1 familiar e a outra parte da sociedade era de um construtor, já agora há uns tempos fui interpelado por uma empresa de mediação de obras que me propôs abrir um franchisado com eles, mas prefiro abrir sozinho pois assim sei que independentemente do que acontecer a culpa é só minha e posso reformular o negócio da melhor maneira possível, de forma a prestar o melhor serviço ao cliente.
    Tem alguma opinião sobre essas empresas de mediação de obras?
  11.  # 12

    Rui M2011#

    Normalmente consulto a ANLORBEL, Pedro e Mantovani e mais outras três que já trabalham comigo à algum tempo.

    Estive a organizar para uma das empresas para qual presto serviços, uma parceria com uma dessas empresas.
    A minha opinião é que apesar das altas comissões que pedem (cerca de 14%) do valor da obra, o que à partida é uma considerável desvantagem, numa fase inicial até pode ter as suas vantagens. Ou seja, numa altura em que haja pouco volume de facturação pode ser uma solução. (mais vale ganhar pouco sobre alguma coisa do que muito sobre nada).
    É uma área de negócio bastante recente, o tempo dirá se será um motor de obras ou não.
    Em jeito de conclusão, é uma parceria com potencial mas nunca pode ser a sua base de área de negócio.

    Se puder ajudar em mais alguma questão, disponha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui M2011#
  12.  # 13

    Boa noite a todos novamente,

    gostava de vos fazer uma pergunta a quem souber e quizer responder, é muito complicado angariar clientes qual a melhor forma para alem de apresentar um trabalho de qualidade e com valores competitivos, ou se preferirem que alternativas à publicidade?
  13.  # 14

    gastar dinheiro em envelopes e selos, obrigar a pessoa a levar a carta para casa abrir e ler, o pessoal vai ao correio se houver cangalhada na caixa pega e manda para o lixo, entendeu ou quer que explique? esta actualmente é a melhor publicidade que se pode fazer para quem começa do zero, para quem cá anda há uns anos a melhor é o passa a palavra
  14.  # 15

    Colocado por: pdavidmarquesou quer que explique?

    A pergunta não era para mim, mas eu quero que explique. Se não for muito incómodo, claro.
  15.  # 16

    Colocado por: Ricardo RNormalmente consulto a ANLORBEL, Pedro e Mantovani e mais outras três que já trabalham comigo à algum tempo.


    Estes fornecedores dizem mais respeito a louças, torneiras, pavimentos e revestimentos.

    Mas existe os fornecedores de cimento; tijolos; massas de estuque; tintas etc. e estes normalmente nas remodelações são mais importantes porque diz respeito directo ao empreiteiro, já que em muitas das circunstâncias é o dono da obra que tem preferência na opção e escolha nas louças torneiras e revestimentos através inclusive de compra directa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui M2011#
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    A pergunta não era para mim, mas eu quero que explique. Se não for muito incómodo, claro.
    mandei-lhe a minha explicação por mp, espero que ninguém se chateie
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  17.  # 18

    Colocado por: TROLHA...sempre os "mesmos",e aqui se vê como se separa os grandes dos pequenos...uns tem direitos a ser chamados pelos nomes os outros....nem vê-los!


    Oh Trolha não vê que estes são cá de baixo se fosse ai da sua zona naturalmente que tinha outros nomes!...
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
  18.  # 19

    Colocado por: Rui M2011# Tem alguma opinião sobre essas empresas de mediação de obras?

    Como, creio, não tem enquadramento legal, para mim é um "negócio escuro" (no mínimo é "cinzento"!).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pdavidmarques
  19.  # 20

    Colocado por: Ricardo RRui M2011#

    Normalmente consulto a ANLORBEL, Pedro e Mantovani e mais outras três que já trabalham comigo à algum tempo.

    Estive a organizar para uma das empresas para qual presto serviços, uma parceria com uma dessas empresas.
    A minha opinião é que apesar das altas comissões que pedem (cerca de 14%) do valor da obra, o que à partida é uma considerável desvantagem, numa fase inicial até pode ter as suas vantagens. Ou seja, numa altura em que haja pouco volume de facturação pode ser uma solução. (mais vale ganhar pouco sobre alguma coisa do que muito sobre nada).
    É uma área de negócio bastante recente, o tempo dirá se será um motor de obras ou não.
    Em jeito de conclusão, é uma parceria com potencial mas nunca pode ser a sua base de área de negócio.

    Se puder ajudar em mais alguma questão, disponha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui M2011#
    Discordam deste comentário:BamGuima


    Fui convidada para assistir um workshop da Illico, e aquilo não me inspirou confiança nenhuma.

    Uma pergunta que fizeram foi quem estava desempregado e quem era reformado, enfatizaram que não era preciso ser da área para ter o franchising, alias até ficaram incomodados qdo pessoas da area começaram a fazer perguntas específicas em relação a alvará e responsabilidades de seguro ....responderam que as duvidas seriam respondidas individualmente num segundo workshop.

    Quando pensamos em apostar em um franchising partimos do princípio que o master possui um Know-how o qual ainda não temos, mas a verdade é que a maior parte da responsabilidade fica por conta do franchisado ou seja qdo há lucro é para todos e qdo não há, azar do franchisado prq este possui obrigações em relação ao master e tem que cumpri-las quer tenha volume de negócio ou não.

    Tenho amigos que possuem franchising em diversas áreas e todos neste momento estão a passar por uma situação muito complicada pois o volume de negócio reduziu mas os masters não são flexiveis em relação as obrigações dos franchisados e cobram valores da época das vacas gordas ...

    Caro RuiM2011 aconselho
    Tenha parceiros que sejam bons profissionais, mas não entre em esquemas com mediadoras
    Cumpra prazos e faça trabalhos bem feitos
    Isto é o começo para ter clientes satisfeitos e assim possa ser indicado para novas obras.

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W., ArqCastro, Rui M2011#
 
0.0230 seg. NEW